Com Crianças, Destinos, Europa

Lucerna e os Alpes Suiços.

12 de janeiro de 2017

cartao_postal_lucerna

Depois da nossa chegada na Suiça por Zurique, seguimos de trem para Lucerna que fica em uma região linda, cheia de lagos e ideal para fazer passeios pelos alpes suíços. A cidade é pequenininha e uma graça! Ficamos 2 dias por lá. Escolhemos Lucerna pela proximidade com Zurique e também pelas opções de viagem de trem panorâmicas saindo de lá para Interlaken.

DIA 1

topo_monte_pilatus

No primeiro dia fomos explorar o Monte Pilatus, uma montanha que fica a aproximadamente 3km de Lucerna em Kriens. Super tranquilo de chegar usando os o transporte público local, nós pegamos o ônibus número 1 saindo da frente da estação principal que era bem próxima do nosso hotel.

vista_topo_monte_pilatus

Na base da montanha você tem a opção de começar a subida por trilhas ou usar o teleférico desde o início.
Nós adoramos uma caminhada mas com o Gui achamos melhor não arriscar e pegamos o bondinho até o topo da montanha.

estacao_teleferico_monte_pilatus_lucerna

teleferico_monte-pilatus_lucerna

Na última parada, tem hotel, algumas opções de restaurantes, acesso para pistas de ski e cada vista mais linda do que a outra.

vista_monte_pilatus_lucerna_suica

O Gui adorou ver e brincar com a neve!

gui_brincando_na-neve_suica

Almoçamos uma comida meio alemã que estava bem gostosa – salsichas, batatas e saladas! – e começamos a descida.

almoco_monte_pilatus_suica

Paramos em uma área intermediária onde teríamos a possibilidade de fazer passeios com trenó pelas trilhas, mas não estava com neve suficiente.. =( Ficamos só com a paisagem mesmo!

passeio_monte_pilatus_suica

E em uma das últimas paradas antes de chegar na base paramos para tomar um chocolate quente e o Gui brincar em um parquinho bem legal para crianças.

parque_monte_pilatus

Lucerna foi a única cidade que realmente tivemos dificuldade de achar restaurantes legais abertos, muitos estavam fechados em férias coletivas e o que sobrava aberto ficava lotado. Acabamos jantando no restaurante do nosso hotel (Hotel Waldstätterhof) em um dos dias e não nos decepcionamos!

DIA 2

mini_cruzeiro_lucerna_suica

No segundo dia fizemos um mini cruzeiro pelo Lago de Lucerna para visitar as cidades próximas. Dependendo do ticket que você comprar pode ir parando pelas cidades que achar mais interessantes e deixar para pegar o próximo barco para seguir o passeio, eles são razoavelmente frequentes.

mini_cruzeiro_lucerna

As cidades são pequenininha com casinhas típicas suíças, parecem casinhas de boneca!

cidades_em_volta_do_lago_lucerna

Em uma das paradas você pode subir de teleférico para visitar o Monte Rigi que também é bem famoso na região, mas como já tínhamos passado o dia interior passeando pelo Monte Pilatos resolvemos voltar para Lucerna a tempo de visitar o museu interativo de transportes – Verkehrsaus – em Lucerna que é uma atração super especial principalmente para crianças.

gui_lucerna

museu_transportes_lucerna

O museu é enorme e dividido por setores, cada um destinado a um tipo de transporte; rodoviário, aéreo, marítimo, entre outras atrações como planetário, cinema e restaurantes. Todas as áreas tem muitas atividades para as crianças, quase um parque de diversão temático! Gui amou e nós nos divertimos muito!

museu_transportes_interativo_lucerna

DIA 3

berna_suica

No terceiro dia chegou a hora se seguir viagem de Trem fazendo uma parada em Berna, outra cidade linda que ficava no caminho para Interlaken, patrimônio Cultural da UNESCO pelo seu centro medieval super conservado. A cidade é cortada pelo rio Aar que é lindo com várias pontes antigas!

vista_berna_suica

Nossas malas ficaram guardadas no locker da estação de trem enquanto passeávamos pela cidade. Eu sou meio neurótica com mala, sempre fico tensa quando tenho que deixar em recepção do hotel para pegar depois.. essas coisas, mas a estação de trem em Berna super me inspirou confiança e deixamos tudo lá tranquilamente! Suíça tem dessas coisas. rsrs

Na época que estivemos lá – entre natal e ano novo – ainda estava rolando o mercado de natal da cidade e é claro que não podíamos deixar de conhecer. Os mercados de natal na Suiça também são super tradicionais com as típicas barraquinhas de artigos de natal, um pouco de artesanato local e muitas, muitas comidinhas gostosas!

mercado_de_natal_berna

O centro histórico de Berna é lindo e lá você encontra um relógio astronômico famosinho, tipo um que tem em Praga. É bonito mas eu sinceramente não entendo porque é um dos principais pontos turísticos da cidade.

relogio_astronomico_berna

centro_berna_suica

Para a gente ponto alto mesmo foi experimentar algumas cervejas artesanais comendo queijos e petiscos apreciando uma vista linda da cidade.

cerveja_artesanal_berna

vista_panoramica_berna_suica

Sem falar nas lojas de chocolate.. Senhor! Não tenho maturidade! Nos rendemos na loja da Laderach e é claro que saímos com alguns pacotinhos para comer durante as próximas viagens de trem! =)

loja_chocolate_laderach

A Suiça é mesmo encantadora!

berna_nos_suica

A viagem continua no próximo post sobre Interlaken!