Depois da nossa experiência ano passado na Alemanha não poderíamos deixar passar essa época do ano sem outra viagem para visitar e conhecer novos mercados de Natal.
Esse ano escolhemos Viena, que é uma cidade que fica super decorada e Bratislava na Eslováquia para conhecermos um lugar novo. Bratislava fica a apenas 1 hora de trem de Viena, por isso um bate e volta super tranquilo! Os principais mercados de Natal começam na segunda quinzena de Novembro e ficam até o final de Dezembro.
Já tínhamos passado por Viena outras vezes, essa foi a primeira vez juntos. Eu sempre achei a cidade linda e clássica, agora com todas as decorações de natal ficou ainda mais especial. Nossa prioridade era realmente passear tranquilos pela cidade e pelos mercados sem nos prender muito aos pontos turísticos tradicionais. Nosso hotel ficava na área dos museus que é uma região bem legal para se hospedar, dá para fazer bastante coisa a pé!
Em cada praça da cidade você encontra um mercado de Natal! Sério mesmo! A cidade realmente entra no clima.
Entre as opções mais legais em Viena principalmente se você tem crianças é o Art Advent on Karlsplatz, eles tem várias atrações para os pequenos incluindo oficinas para confeitar biscoitos, criar enfeites de natal e ainda um presépio com bichinhos de verdade.
O que o Gui mais gostou foi que em volta dessa área com os bichinhos eles deixam muita mas muita palha espalhada e acaba virando um playground para as crianças que ficam montando ‘casinhas’ ou simplesmente se divertindo e fazendo bagunça!
Outro mercado fofo é o Christmas Market on Stephansplatz, que fica em volta da Catedral de St Stephen’s que é bem bonita. Uma boa maneira de mesclar um ponto turístico com os programas natalinos.
E um dos mais famosos da cidade fica em frente a prefeitura – City Hall – e é enorme! Muitas opções de comidas, compras, tem atrações para crianças também e pista de patinação no gelo. A noite com todas as luzes fica lindo!
Uma das barraquinhas de enfeites natalinos que mais gostei foi uma de Salzburg, vontade de comprar tudo!
Nós até tínhamos pesquisado algumas opções de restaurantes, mas é muito difícil resistir a tentação das comidinhas nos mercados! Comemos de cachorro quente a raclete, passando por waffles e outras coisinhas! rsrs
Os mercados definitivamente tem atrações para todas as idades!
Um programa além dos mercados que incluímos no roteiro foi uma visita Spanische Hofreitschule que é uma das escolas de equitação mais famosas da Europa. O Gui é alucinado por cavalos então ele amou o programa. Fizemos uma visita guiada pelas principais áreas da escola incluindo o estábulo onde ficam os cavalos que são maravilhosos, uma pena que não podia tirar foto dos animais. O mais legal deve ser assistir a algum dos show ou treinos abertos mas infelizmente não tinha no dia que visitamos. No site deles tem a programação das visitas disponíveis, para quem gosta vale a pena conferir com antecedência.
No final da tarde estava um mega frio, foi perfeito para dar uma parada em um dos cafés mais tradicionais de Viena, o Café Landtmann. Comemos o tradicional Schnitzel e a famosa torta Sacher, uma torta de chocolate deliciosa! O café é meio turístico mas tudo que comemos estava delicioso e o ambiente é bem legal também. Ele fica bem próximo à prefeitura onde fica um dos mercados de natal principais da cidade.
Antes de nos despedirmos de Viena, e voltarmos rolando para Londres, provamos o Spätzle – massa de batata com queijo – no mercado que fica em frente a prefeitura! Estava divino! Eu sempre acho bom, mas esse até o Flavio que não é tão fã gostou! rs
Auf Wiedersehen! Até a próxima Viena!