Com Crianças, Destinos, Europa

Noruega – Roteiro de 6 dias em Tromsø com crianças

05 de março de 2020

cruzeiro-fiordes-tromso-noruega

Tromsø fica lá no norte da Noruega, acima do circulo polar ártico. Sim.. é bem lá em cima, bem frio e bem lindo! Nas férias de fevereiro deste ano resolvemos fazer uma viagens bem de inverno e Tromsø é especial por todas as opções que oferece. O principal foco era ver a Aurora Boreal, nossa primeira tentativa (frustrada!) foi na Islândia há alguns anos atrás. Mas assim como a Islândia, a viagem para Tromsø vale a pena com Aurora ou sem Aurora!

CHEGANDO EM TROMSØ

chegada-em-tromso-noruega

A cidade em si é bem pequenina e fica perto do aeroporto. A grande maioria dos vôos vem de outras cidades da Noruega principalmente Oslo. Nós fizemos Londres – Oslo – Tromsø, foram 2 horas até Oslo e depois mais 2 horas para Tromsø.

O trajeto do aeroporto para o centro da cidade, nós fizemos de ônibus local mesmo. Os ônibus são bem frequentes, tem espaço para carrinhos, malas e a viagem é bem rapidinha, no máximo uns 20 minutos. Uma opção mais baratinha do que o tradicional taxi.

Porque vamos combinar que os Nórdicos seguem um padrão meio ‘Suíça’ em termos de custos de hospedagem, alimentação, passeios, etc. Tudo é consideravelmente mais caro do que na Europa em geral, até para quem mora na Inglaterra. 😉

Circulamos na maior parte do tempo a pé mesmo! Caso você fique hospedado no centro da cidade, existem boas opções de restaurantes, super mercados e os pontos de encontro para saída dos passeios também costumam ser bem próximos. Única excessão é para visitar a Catedral Ártica que é um dos cartões postais de Tromsø que fica do outro lado da ponte. Nós – super desbravadores! – fomos atravessar a ponte a pé, pegamos uma mega master ventania, voou gorro de criança, foi um drama, não recomendo! Pegue um ônibus e cruze a ponte, pronto!

HOSPEDAGEM

Nós optamos por ficar em um Apart hotel super bem localizado no centrinho de Tromsø, o Enter City Tromsø. O quarto era super espaçoso e tinha uma mini copa com fogão e alguns utensílios o que foi uma mão na roda com os meninos. Como os passeios tinham as vezes uns horários meio loucos, a gente fez compras no super mercado e fazia café da manhã e algumas refeições no quarto mesmo! O lado não tão positivo é que não rola limpeza/ arrumação diária do quarto. Se eu não me engano são duas vezes por semana, mas eu achei ok.

PASSEIOS – NOSSO ROTEIRO DE 6 DIAS

Nós ficamos em Tromsø, 5 noites – 6 dias! Dá para conhecer a região em menos tempo e espremer mais passeios em menos dias.. dá! Mas nós estávamos com duas crianças de 2 e 6 anos que achavam graça em cada monte de neve que passávamos pela rua então foi muito acertado no nosso caso fazer um roteiro mais relax e sem correria!

artic-cathedral-tromso

Estivemos lá na segunda quinzena de fevereiro e nessa época do ano o sol costuma nascer por volta de 8/8:30 e se põe entre 15:30/16 horas. São dias relativamente curtos e muito frio, na maior parte do tempo a temperatura estava negativa – entre -1 e -5 graus e geralmente alguma hora do dia neva. A máxima que pegamos foi 3 graus. Vale a pena levar isso em consideração na hora de fazer o roteiro, porque ficar o frio muito tempo é meio desgastante.

Os meninos apesar de não estarem acostumados com essa temperatura levaram numa boa na maior parte do tempo, no maior clima Frozen!

Mas vamos aos passeios 🙂

DIA 1

Nosso primeiro dia de viagem foi na maior parte em trânsito, pegamos o vôo de manhã cedinho em Londres com conexão em Oslo e chegamos em Tromsø já lá pelas 2 horas da tarde. Fizemos checkin no hotel e no resto da tarde aproveitamos para passear pelo centro da cidade, pela rua principal – Storgata – e a região do porto que é bem bonita. Fizemos compras no supermercado, preciso confesar que eu adoro um supermercado! kkkk Principalmente quando estamos viajando, acho uma maneira de conhecer a cultura local, o que as pessoas comem e é claro provar os produtos típicos também. Se você gosta de panquecas não deixe de provar a svele – uma panqueca típica na Noruega!

casinhas-coloridas-tromso-noruega

tromso-porto-noruega

Nós jantamos nesse primeiro dia em uma hamburgueria micro mas que tinha um hamburguer sensacional! Eu vou fazer um outro post com os nossos restaurantes da viagem.

DIA 2

HOTEL DE GELO

Começamos o dia com um passeio até o Hotel de gelo que fica próximo a Tromsø, rola um trajeto meio longo de ônibus até chegar lá mas vale a pena. A visita é super interessante! Começa com um video contando um pouco a história do hotel e do processo de construção que acontece todo ano, fiquei chocada! Depois rola um tour guiado pelas instalações, degustação de bebidas no bar de gelo e no final tem um tempo livre para explorar o hotel por sua conta. Os meninos ainda foram visitar as baby Renas que eles criam lá e puderam alimentar, eles amaram! Também tem um mini restaurante que você pode reservar para almoçar. Nós fizemos apenas um lanche, tomamos chocolate quente e deixamos para almoçar na volta para a cidade.

Ah! E para quem se interessar existe a possibilidade de passar uma noite em um dos quartos do hotel de gelo, mas ai já achamos que seria um pouco demais!

hotel-de-gelo-tromso

quarto-hotel-de-gelo-tromso

chocolate-quente-tromso

AURORA BOREAL

No final do dia fizemos o passeio para o acampamento noturno para ver a Aurora Boreal! Existem várias opções de tour para tentar ver a Aurora, o mais comum é o passeio de ônibus que fica literalmente rodando pelas áreas com previsão da Aurora, mas achamos que essa opção seria muito casativa com os meninos. Depois de trocar algumas mensagens com a agencia de turismo local decidimos testar o acampamento noturno. A agencia tem algumas opções/lugares de acampamentos e eles levam os grupos para o local onde naquele dia é mais provável ver as luzes.

O ponto de encontro é no centro da cidade de onde saem os ônibus para o acampamento. O nosso tinha duas grandes cabanas e durante a noite fizemos churrasquinho na lareira, eles servem sopas e bebidas quentes para ajudar a esquetar porque faz muito MUITO frio!

Achei uma opção tranquila para fazer com crianças, mas nós não demos muita sorte com o nosso guia que não devia curtir muito crianças e fez alguns cometários idiotas quando o Bernardo acordou no meio da noite e chorou um pouco. Completamente desnecessário.. mas enfim! A Aurora apareceu, no início mais tímida depois ficou linda! E fez tudo valer a pena, é realmente uma experiência incrível.

aurora-boreal-tromso

Recomendo reservar o passeio da Aurora logo em uma das primeiras noites, caso não dê certo você ainda tem outras chances. Algumas agencias dão descontos para você re-agendar o passeio.

Tanto o Hotel de Gelo quanto o acampamento para ver a Aurora nós fechamos com a Destination Tromsø.

DIA 3

Como voltamos super tarde do passeio para ver a Aurora, já eram 1 e tal da manhã quando chegamos no hotel! Deixamos a manhã livre para dormir até mais tarde e passear com calma pela parte mais antiguinha da cidade na hora do almoço.

HUSKY SLEDDING

A tarde nós fizemos um passeio muito legal para um lugar onde fazem criação de Huskies do Alaska, até então eu achava que existiam apenas Huskies Siberianos… kkkk

O Tromsø Villmarksenter fica a aproximadamente 30 minutos da cidade, então mais uma vez o passeio começa com uma voltinha de ônibus. Chegando lá, todos recebem roupas térmicas que colocamos por cima de todas as camadas que já tinhamos porque faz muito frio durante o passeio de trenó.

huskies-do-alaska-tromso

Tivemos um tempo para visitar a criação de cachorros e brincar com eles que são super dóceis, conhecer um pouco da história e dos esportes que eles praticam com os animais.

Depois chegou a hora do esperado passeio de trenó, cada um de nós foi em um trenó com um dos meninos. Eu me senti dentro de um filme, passando por paisagens deslumbrantes! A maneira como o instrutor ‘dirige’ os cachorros é super interessante. Os cachorros mais treinamos vão na frente liderando o trenó, e eles fazem apenas um certo número de voltas por dia dentro da cota de exercício que é adequado para eles. Sou apaixonada por cachorros e não conseguiria fazer algum passeio desse tipo que eu achasse que estava machucando de alguma forma os bichinhos.

passeio-treno-huskies-tromso

Depois do passeio de trenó conhecemos o que eles chamam de berçario onde ficam os filhotes, lindos e fofos!

Para finalizar eles levam o grupo para uma mega cabana onde eles servem bebidas quentes, e bolo de chocolate. Perfeito!

Fechamos esse passeio direto com o Tromsø Villmarksenter

DIA 4

CRUZEIRO PELOS FIORDES

Nosso quarto dia em Tromsø começou cedinho com um cruzeiro pelos fiordes! Essa não foi nossa primeira vez na Noruega, nós já havíamos visitado Oslo e Bergen e fizemos um cruzeiro pelos fiordes naquela viagem também. Nossa recordação era de uma paisagem tão linda que nem pensamos duas vezes e decidimos repetir! Fora que foram duas experiências bem diferentes. Nesse passeio em Tromsø optamos por um barco menor, mais rústico! Nossa guia era uma bióloca que em alguns momentos ia contando mais sobre a vida selvagem local e os animais que viamos pela frente. Em algumas épocas do ano é possivel ver baleias, em fevereiro é bem improvável!

cruzeiro-fiordes-gelo-tromso

Nosso barco tinha uma jacuzzi quente e eu custei a acreditar que o Flavio e os meninos iam entrar. Não demorou muito lá estavam os três lá dentro. Eu fiquei muito bem do lado de fora, tomando um chá e tirando fotos.

jacuzzi-cruzeiro-tromso

Na volta para o porto de Tromsø o passeio terminava dentro de um restaurante/ museu com um mini tour guiado contando a história e cultura da pesca do bacalhau noruegues com degustação de caviar e outras iguarias. Foi bem interessante! Quem faz o cruzeiro tem desconto para almoçar o restaurante que abriga o mini museu o Full Steam e foi o que acabamos fazendo!

Fechamos o cruzeiro com a Artic Expeditions.

DIA 5

O quinto dia foi mais relax com visita a alguns pontos turisticos da cidade, pensamos também em ter alguma flexibilidade caso não tivessemos visto a Aurora Boreal na primeira tentativa.

De manhã seguimos para o Centro de Ciências da Noruega – Science Center od Northern Norway, que é um museu super interativo que os meninos curtiram demais! Eles fazem diariamente a exibição de um filme bem interessante sobre a aurora boreal que é exibido em um auditório tipo planetário, bem legal. Nós ficamos um bom tempo por lá!

museu-ciencias-noruega-tromso

A tarde o plano era pegar o teleférico para ver a cidade do alto, mas estava ventando e com previsão de neve e ai o teleférico parou de funcionar. Aproveitamos para visitar com calma a Artic Cathedral e andar mais um pouco pela cidade.

teleferico-tromso

passeando-por-tromso-noruega

DIA 6

RENAS E A CULTURA SAMI

Fechamos nossa estadia em Tromsø com chave de ouro! No nosso último dia saimos de manhã cedo para visitar um local de criação de renas.

O campo de Renas fica a aproximadamente 30 minutos de ônibus do centro, chegando lá você recebe algumas instruções antes de ir para a área onde ficam os animais. Cada visitante pode pegar um dos baldes com a ração para alimentar os animais que são dóceis mas alguns são bem famintos!

alimentando-renas-tromso

Os meninos ficaram animadíssimos, eu ficava meio tensa quando vinha uma rena mais gulosa.. rsrs mas aos poucos fui relaxando! No meio do campo existem algumas cabanas que você pode entrar a qualquer momento para se esquentar na lareira, tomar uma bebida quente e comer cookies. Guilherme deu prejuízo para o local nessa parte dos cookies!

Aos poucos eles vão chamando grupos pequenos para fazer o passeio do trenó nas renas. Foi menos emocionante do que o passeio com os Huskies mas é bem bonito e divertido também.

treno-renas-tromso

Depois eles servem um almoço que é uma sopa típica e depois voltamos para as grandes tendas para aprender um pouco sobre a cultura Sami que seria o povo aborígeni do Norte da Noruega, muito legal. Até os meus filhos ficaram quietinhos sentados ouvindo as histórias!

De volta a Tromsø fizemos o check out no hotel e fomos para uma cafeteria que adoramos a Kaffebonna, vou falar mais sobre ela no post sobre os restaurantes.

De tarde pegamos o ônibus para o aeroporto iniciando nossa viagem de volta.

SOBRE AS 50 MILHÕES DE CAMADAS DE ROUPAS

Durante a maior parte da nossa estadia em Tromsø a temperatura ficou negativa! Frio.. muito frio! Nós moramos em Londres há quatro anos e o inverno aqui é bem ameno comparado a outros países na Europa então não estamos acostumados com esses dias literalmente congelantes. Para essa viagem eu comprei umas roupas térmicas extras para os meninos e sapatos apropriados para gelo e neve também são essenciais.

Para as crianças, as camadas diárias eram mais ou menos assim;

– Blusa térmica de manga comprida e ciroulas – tipo meia calça mais grossa!
– Um casaco mais fino
– Um casaco de lã ou fleece
– E o casacão de inverno / térmico e impermeável por cima
– As vezes a calça por cima da ciroula ainda contava com uma outra calça impermeável por cima – porque afinal eles amavam se jogar na neve e no gelo e não tinha a menor condição de ficarem molhados!

Além de todas essas camadas sempre estavam de luvas – de preferência térmicas e impermeáveis também! Gorro e cachecol. Ufa!

Para mim e para o Flavio o esquema era bem parecido excluindo as calças impermeáveis. Era um longo processo sair dos ambientes fechados para a rua, mas não tem muita opção!

Em viagens nós costumamos levar o yoyo que é um dos carrinhos mais práticos da vida, principalmente para o esquema aeroporto e avião. Agora andar na neve e gelo com o Yoyo não é para qualquer um não!! Ele definitivamente não é o carrinho apropriado.

Como um dos objetivos da viagem era viver o inverno rigoroso do Ártico.. rs fomos preparados psicologicamente para tudo isso. AMAMOS Tromsø e todas as experiências dessa viagem!

0 Comentários
Deixe seu comentário