Com Crianças, Destinos, Europa

Roteiro de 10 dias pela Eslovênia

12 de abril de 2018

familia-bled-eslovenia

Voltamos de viagem tão entusiasmados com a Eslovênia que resolvi mudar um pouco a ordem do que estava programado aqui para o blog para aproveitar e escrever tudo bem fresquinho sobre a nossa experiência maravilhosa durante a semana passada!

Apesar de não ser um destino tão popular, esse país pequenino no leste Europeu tem muito a oferecer! Desde dias relaxantes em volta dos lagos, ski e outros esportes radicais, cavernas, vinhedos, praias e cidades com um dos mais altos índices de sustentabilidade da Europa. Pois é, Lubliana, capital do país, já foi reconhecida como capital ‘verde’ da Europa.

Nas minhas pesquisas já tinha visto fotos lindíssimas de lá e assim o país entrou na nossa lista de novos territórios para desbravar! rs A viagem foi inesquecível, além da beleza, as pessoas são muito acolhedoras o que é ótimo principalmente quando você viaja com crianças e tudo muito funcional.

Nós resolvemos conhecer toda a região a oeste de Liubliana que é onde se concentram as regiões turísticas mais populares, mas depois dessa experiência já penso em voltar para conhecer o outro lado também! Recomendo bastante fazer essa viagem de carro para aproveitar ao máximo o tempo. Existem opções de trem e ônibus mas nem de perto teríamos conseguido fazer esse roteiro de forma tão tranquila ainda mais com os meninos. As estradas no geral são muito boas.

Sobre a época da viagem, se o seu objetivo não for exclusivamente ski eu diria que a Eslovênia funciona basicamente de abril a outubro. Turisticamente falando, vários passeios realmente não acontecem ou tem a sua frequências muito reduzida durante o inverno então para conhecer diferentes regiões do país prefira essa época. Esse ano fez bastante frio ainda em março com neve inclusive, por isso algumas estações de ski ainda estavam funcionando no início de abril o que não é muito normal.

Como essa foi nossa primeira viagem para o país queríamos um pouquinho de tudo mas sem deixar o roteiro muito insano. Afinal o ritmo com 2 crianças pequenas é peculiar! Nosso roteiro ficou assim:

DIAS 1, 2 e 3
Região dos Lagos Bled e Bohinj

Esta é a região mais turística da Eslovênia, provavelmente com Bled como protagonista. É de fato uma das regiões mais bonitas, com as paisagens dos lagos emolduradas pelos Alpes Julianos. Entre Bled e Bohinj você vai passar por alguns vilarejos lindos!

lago-bled-eslovenia

bled-eslovenia

DIA 4
Soca Valley

Famosa pelos esportes radicais principalmente rafting e caiaque no rio que tem um azul lindo de morrer! Nós nos hospedamos em Bovec e de lá você tem acesso também a algumas estações de ski dependendo da época do ano. É claro que com um bebê e uma criança não rolou nenhum esporte radical mas passamos um dia delicioso alternando paisagens lindas!

soca-valley-eslovenia

rodovia-russa-eslovenia

Dias 5 e 6
Goriska Brda e Vipava Valley

vinhedos-eslovenia

Se você gosta de vinhos não pode deixar de passar por essa região que é comparada a Toscana na Eslovênia! rs O vinho nos surpreendeu e a região é linda. Ponto alto para a nossa hospedagem que vai ficar para o post sobre os vinhedos!

vinho-esloveno-eslovenia

Dias 7 e 8
Piran, Cavernas e Predjama

E ai quando já tínhamos achado o país demais, super legal, chegamos em Piran, um balneário com ares meio italiano meio croata, super charmoso. De lá fizemos passeios para as cavernas, fazenda de cavalos e o Castelo de Predjama que é incrível!

piran-litoral-eslovenia

castelo-predjama-eslovenia

Dias 9 e 10
Lubliana e Skofja Loka

lubliana-capital-eslovenia

Nossa parada final foi na capital Lubliana que oferece um ótimo balanço entre o que grandes metrópoles podem oferecer em termos de programas e gastronomia com um aconchego das cidades menores onde você consegue fazer praticamente tudo a pé! Ou de bicicleta. Visitamos também Skofja Loka que é uma cidade medieval linda bem próximo de Lubliana, valeu a pena também!

skofja-loka-eslovenia

Todos os lugares que visitamos estão marcados com uma estrelinha no mapa abaixo, para vocês terem uma ideia do roteiro. A Eslovênia faz fronteira com a Itália, Austria, Hungria e Croácia. Como o país é pequeno mesmo os trechos mais longos da viagem não duraram mais do que 1 hora e meia! Considerando o roteiro do jeitinho que fizemos.

mapa-eslovenia

Nos próximos posts vou detalhar a programação por cidade, os melhores restaurantes e passeios que não podem faltar em uma viagem pela Eslovênia. Tem coisa melhor do que quando um destino supera as suas expectativas? Para a gente não! 🙂

1 Comentário
Deixe seu comentário

1 Comentário
  1. Rosangela de Mattos Pereira    27/04/2018 - 14h05

    Fiquei encantada!!!