Com Crianças, Destinos, Europa

Bovec e Vrsic Pass na Eslovênia

25 de abril de 2018

soca-rio-vale-eslovenia

Depois de Bled nosso roteiro pela Eslovênia seguiu para Bovec que fica no Vale do Rio Soca com paisagens maravilhosas de desfiladeiros e cachoeiras. O rio soca que tem origem nos Alpes Julianos tem um azul incrível!

Essa região é famosa pelas muitas opções de esportes radicas como rafting, canoagem, trilhas e estações de ski. E posso dizer que mesmo com bebê e criança vale a pena conhecer! É claro que não fizemos nenhum rafting… rs mas passamos um dia visitando alguns pontos em volta da cidade de Bovec onde passamos a noite e depois a caminho de Dobrovo.

Vrsic Pass

vrsic-pass-eslovenia

Mas antes de falar sobre os passeios no Vale do Soca, vale contar como chegamos lá! Nós saímos do Dino Park em Bled já quase no final da tarde, colocamos no GPS o endereço do nosso hotel em Bovec e seguimos viagem. De repente começamos a ter algumas vistas lindas dos Alpes, cada vez chegando mais perto de nós! Quando nos demos conta nós estávamos na Vrsic Pass, uma rodovia famosa da região que conecta a cidade de Kranjska Gora com Bovec, são umas 50 mega curvas chegando a uma altitude de aproximadamente 1600m. Era final de tarde, estava lindo demais! Ficamos um tanto surpresos de ter ido parar lá porque tínhamos lido que a rodovia abre somente no verão.. tipo lá para maio. Estávamos na primeira semana de Abril… estranho.

estrada-neve-eslovenia

Resolvemos pensar que estávamos com sorte e continuamos subindo, apreciando a vista e ficando cada vez mais tensos com a quantidade de neve em volta da gente! kkkk Nem nosso carro nem a gente, não estávamos preparados para dirigir na neve ou gelo. Até que na curva número 18, já a mais de 1500m de altitude, o negócio ficou bem complicado e com duas crianças (graças a Deus dormindo nesse momento!) no carro o mais prudente era dar meia volta e voltar!

vrsic-pass-estrada-neve-eslovenia

Quando chegamos em Kranjska Gora de novo e voltamos a respirar colocamos o endereço de Bovec no Waze que deu uma rota alternativa passando pela Itália, estávamos super perto da fronteira, e foi por lá que conseguimos chegar no no próximo destino.

Não… eu não xinguei o GPS do carro, foi uma aventura mas valeu muito a pena ir até lá em cima e curtir aquele visual! Quando estávamos organizando a viagem eu cheguei a ficar meio chateada achando que essa estrada estaria fechada e nós não conseguiríamos conhecer. Eu acho que a sinalização por ali não é das melhores então se você planeja passar pelo Vrsic Pass fora do alto verão na Eslovênia sugiro consultar o hotel ou operadora de turismo local para garantir que a estrada está ‘aberta’ e que o seu carro está preparado de forma apropriada!

E um pouco depois do previsto… rs chegamos em Bovec! Nos hospedamos no Hotel Mangart, um grande chalé no meio da paisagem alpina!

Onde comer

Nosso plano inicial era ir jantar no Restaurante do Hotel Dobra Vila mas como a viagem demorou mais do que o previsto, compramos umas pizzas para comer no hotel mesmo, com vinho esloveno e foi ótimo também! Mas fica aqui a indicação do Dobra Vila como um restaurante cheio de indicações positivas!

Passeios no Vale do Rio Soca

soca-river-eslovenia

As principais cidades para se hospedar nesta região são Bovec e Kobarid, em tese são as ‘maiores’ cidades e na realidade são micro! rs Mas tudo bem.. mesmo nestas cidades menores sempre encontramos uma boa estrutura, mercados e farmácias.

Dito isso não investimos muito tempo conhecendo Bovec já que rodamos a cidade toda em menos de 10 minutos de carro praticamente! Fomos então visitar a cachoeira Virje. Acabamos não fazendo a trilha toda e ficamos com uma vista mais de longe.

passeio-bovec-eslovenia

Depois fomos até um dos pontos do Rio Soca onde passam grupos de Rafting e Canoagem, fica próximo ao camping da cidade e lá ficamos um pouquinho apreciando a vista do Rio que é linda demais!

soca-rio-eslovenia

Outro programa legal mesmo para quem não pretende esquiar é visitar a estação de Bovec Kanin. De Bovec você precisa pegar um ‘cable car’ que para em duas estações intermediárias antes de chegar ao topo que fica a 2300m.

kanin-bovec-estacao-ski

Nesta última parada tem uma base para o pessoal do ski e um restaurante/bar bem legal com paredes de vidro e vista privilegiada para os Alpes. Nós almoçamos por lá e foi bem gostoso, de quebra eles ainda tem uma área cheia de brinquedos para os pequenos que manteve o Gui ocupado por um bom tempo enquanto tomávamos um vinho!

brincadeiras-neve-kanin-eslovenia

vinho-ski-kanin-bovec-eslovenia

E visitamos também pequenas cidades próximas, como Kobarid. Lá tem um museu que parece interessante sobre a história da 1a guerra, não achamos muito apropriado visitar com os meninos tão pequenos.

Tolmin é outra cidade referência para os pousos de paragliding na região.

tolmin-eslovenia

E no caminho encontramos algumas vistas como esta ai embaixo!

vale-rio-soca-eslovenia

E a última parada antes de seguir para a nossa próxima base foi Most na Soci, que fica colado em Tolmin e significa literalmente; uma ponte sobre o Rio Soca, com mais uma vista linda!

most-na-soci-eslovenia

Próxima parada: região dos Vinhedos!