Com Crianças, Destinos, Europa

Nas margens do Douro, 3 dias em Porto

17 de outubro de 2018

douro-porto-portugal

Nossa parada final em Portugal foi em Porto, uma cidade apaixonante nas margens do Rio Douro. Segunda maior cidade de Portugal, teve um papel fundamental para a história do país que provavelmente tem esse nome por conta do Porto! Construções medievais, se misturam com igrejas barrocas e prédios com influência beaux arts fazendo com que a cidade tenha um estilo único.

Chegamos em Porto depois de um dia passeando por Coimbra e fomos direto para o nosso hotel, o NH Collection Porto Batalha, eu gosto muito da rede NH e esse hotel em Porto não decepcionou. Ótima localização, quarto confortável e serviço bom!

O que fazer em Porto

ribeira-porto-portugal

Um dos programas mais gostosos em Porto é passear pelo Bairro da Ribeira que é o centro histórico da cidade. Na beira do Rio Douro ficam alguns restaurantes de onde se tem uma vista privilegiada para a Ponte Dom Luís I, que foi construída por um dos pupilos de Gustave Eiffel (o arquiteto que projeto a Torre Eiffel!) e que é provavelmente um dos cartões postais mais famosos da cidade.

ponte-ribeira-porto

Nós fizemos também o passeio de barco no Douro, ali na Ribeira você vai encontrar pelo menos duas opções de barcos com passeios bem parecidos que vão até um pouco depois da Ponte Luís I e voltam, contando um pouco mais da história dessa região de Porto.

viagem-familia-porto-portugal

Do outro lado do Rio fica a Vila Nova de Gaia, onde até hoje funcionam aproximadamente 60 vinícolas e o melhor lugar para degustar o tradicional vinho do Porto. Nós passeamos por algumas delas, mas a visita guiada com degustação no final fizemos na Graham’s Port e foi bem legal, para quem curte vinho como a gente é um passeio imperdível! Dependendo da época do ano os horários de visita podem ser limitados, então vale a pena consultar no site.

vinho-porto-portugal

degustacao-vinho-porto

Subindo da Praça da Ribeira pelos becos medievais e muitas escadarias do Bairro da Ribeira – leia-se é complicado circular com carrinho de criança por ali! – você vai chegar na Catedral da Sé que foi erguida nos tempos Romanos e reconstruída algumas vezes depois mas não nega suas origens.

porto-portugal-bonde

Para quem gosta de arquitetura o Palácio da Bolsa é uma boa pedida. Para conhecer o interior dessa mega construção neoclássica você precisará participar de uma das visitas guiadas, que duram cerca de 30 minutos; começando pelo Pátio das Nações e passando por salões lindíssimos como o Salão Árabe.

Para os amantes dos tradicionais azulejos portugueses não deixe de passar pela Igreja do Carmo que tem um painel externo maravilhoso. A capela das Almas é outra opção para apreciar o trabalho com azulejos.

Guimarães

Uma cidade bem legal para um bate e volta saindo de Porto é Guimarães. A cidade é famosa por ser o berço da monarquia de Portugal, onde nasceu Afonso Henriques o primeiro rei de Portugal, e abriga um castelo com mais de 1000 anos de existência! A visita as muralhas é gratuita.

Bem perto do castelo fica o Paço dos Duques de Bragança. Nós demos a sorte de visitar durante um festival medieval que acontecia dentro do castelo, então cruzamos com várias pessoas caracterizadas com roupas de época, tinha brincadeiras para as crianças e barquinhas com comidas medievais, foi muito legal!

castelo-medieval-guimaraes-portugal

passeio-castelo-guimaraes-portugal

Depois de 3 dias em Porto começamos nossa viagem de volta para casa, pegamos a estrada com direção ao sul de Portugal com uma parada em Óbidos antes de chegar a Lisboa e seguir para o aeroporto.

Espero em breve ter novos roteiros nesse país que adoro de paixão! S2

0 Comentários
Deixe seu comentário