Com Crianças, Destinos, Europa

Road trip em Portugal – De Évora a Coimbra com uma passadinha em Fátima

24 de setembro de 2018

evora-portugal-catedral

Depois de dias deliciosos em Lisboa nossa viagem seguiu para a região do Alentejo e passamos uma noite em Évora, que é a cidade medieval mais bem conservada de Portugal e fica próxima a algumas vinícolas bem tradicionais, motivo principal da nossa passagem por essa região. De lá seguimos para Coimbra mais ao Norte na região chamada de ‘As Beiras’.

Resolvemos quebrar essa viagem de Évora a Coimbra, que é de aproximadamente 300km, e desviamos para passar por Fátima, um santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima que amei conhecer.

ÉVORA

Évora fica à 130km de Lisboa e pode ser uma viagem bate e volta bem legal, principalmente para quem gosta de um bom vinho Português, na região do Alentejo funcionam várias vinícolas famosas como a Cartuxa.

visita-cartuxa-evora

Nos hospedamos no Vitória Stone Hotel, uma ótima opção próxima ao centro histórico da cidade. Dá para ir a pé para todos os pontos dentro da cidade murada. O café da manhã é servido no terraço do hotel com minis pastéis de nata quentinhos e outras delícias portuguesas.

Reserve algumas horinhas para passear pelo interior da muralha de Évora, pelas ruas e construções históricas como a Catedral da Sé. Caso visite a Catedral não deixe de subir até o telhado de onde se tem uma vista bem legal da cidade.

catedral-evora-portugal

evora-portugal

Visitamos a vinícola Cartuxa, uma das mais famosas da região. Ao final do tour, a tradicional degustação. Impossível sair de lá sem fazer umas comprinhas!

degustacao-vinho-cartuxa-evora

Dica de Restaurante em Évora
Na noite que dormimos na cidade fomos jantar no restaurante Fialho, que fica bem no centro histórico de Évora. É uma casa bem tradicional e que serve pratos de bacalhau DIVINOS! Como o lugar é pequeno e super requisitado pedimos ajuda do hotel para fazer reserva e recomendo que você faça também.

bacalhau-fialho-evora

FÁTIMA

Fátima não estava originalmente no roteiro mas foi uma linda surpresa! A cidade onde está localizado o Santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima não ficava exatamente no caminho para Coimbra, nosso próximo destino, mas achamos que valia a pena e deixaria a viagem menos cansativa.

santuario-fatima-portugal

O complexo do santuário inclui basílicas, capelas e monumentos mas acima de tudo é um lugar que nos trouxe muita paz! É um dos principais pontos de peregrinos católicos em Portugal, enfim sou católica e achei que a nossa passagem por lá nos trouxe uma energia muito boa.

Em volta do santuário de Fátima existem vários estacionamentos, lojinhas de souvenir e lanchonetes, mas as poucas horas que ficamos na cidade foram focadas em conhecer o santuário para depois voltar para a estrada até Coimbra.

COIMBRA

Coimbra foi por muitos anos a capital de Portugal e até hoje abriga a principal Universidade do país e atrai muitos visitantes para a cidade.

faculdade-direito-coimbra

Ficamos hospedados no Hotel Oslo, do terraço do hotel a vista para a cidade é linda! De lá também dá para visitar o centro histórico a pé.

vista-coimbra-portugal

Em Coimbra visitamos a famosa Universidade, uma atração bem legal para crianças ‘Portugal para pequenitos’ e também assistimos uma apresentação de Fado que foi muito divertida!

A Universidade foi estabelecida no local de um antigo palácio, por isso além de toda a história da instituição as construções são incríveis. Um dos destaques é a biblioteca barroca e a torre do sino. A visita a biblioteca é com hora marcada então vale agendar antes.

faculdade-coimbra-portugal

Portugal para Pequenitos é um Parque voltado para as crianças com várias áreas temáticas que recriam Portugal com construções em miniatura onde as crianças podem brincar e conhecer um pouco da história. Além dos principais monumentos do país, o parque tem também uma área que faz referência aos países com os quais Portugal tem alguma ligação, como países africanos e o Brasil.

Uma das áreas que mais gostei foi a de casinhas regionais que retrata bem os diferentes tipos de residências portuguesas de diferentes regiões do país.

portugal-pequenitos-coimbra

Outra atração que tornou a nossa passagem por Coimbra muito especial foi a apresentação de Fado, estilo de música super tradicional de Portugal, que assistimos no centro de Coimbra! No Fado ao Centro, onde todos os dias as 18h acontece uma apresentação ao vivo de Fado. Foi tão lindo que me emocionei! rs Principalmente de ter conseguido assistir a apresentação e ao mesmo tempo entreter o Gui que na época tinha um pouco mais de 2 aninhos. Experiência muito legal para mergulhar na cultura Portuguesa.

apresentacao-fado-coimbra-portugal

De Coimbra a viagem seguiu para o Porto, nossa última base nessa viagem para Portugal. Assunto para o próximo e último post dessa série. 🙂