Com Crianças, Destinos, Europa

Roteiro de 10 dias em Portugal, de Lisboa a cidade do Porto!

16 de agosto de 2018

vinho-belem-lisboa-portugal

Ah Portugal! Nossa primeira passagem pela terrinha foi tão rápida, mas suficiente para nos deixar apaixonados e com gostinho de quero mais. Estivemos em Lisboa em 2013 depois de uma viagem pela Turquia e Croácia, como nossa passagem era pela TAP passamos o último final de semana em Lisboa e amamos a cidade!

Depois que viemos para Londres um dos lugares que mais queríamos voltar era Portugal, com mais tempo, visitando outras regiões. Nosso primeiro roteiro passeando pelo país durou 10 dias, começando em Lisboa, passando por Évora e terminando no Porto. Conhecemos cidades incríveis no meio do caminho.

Ficamos hospedados principalmente em Lisboa e Porto, com uma noite em Évora e outra em Coimbra. De trem e de carro visitamos muitas cidades próximas, vou detalhar o roteiro abaixo.

Portugal é um país bem tranquilo para fazer uma road trip, as estradas são boas e sinalizadas, mas nada com um GPS para aquele suporte adicional. Nessa época o Gui estava com um pouco mais de 2 aninhos, ele curtiu bastante a viagem e na grande maioria das lugares as pessoas eram bem receptivas à crianças, incluindo as vinícolas que visitamos em Évora!

gui-lisboa-portugal

ROTEIRO DE 10 DIAS EM PORTUGAL

DIA 1
Chegada em Lisboa, onde ficamos hospedados por 4 noites. Eu acho Lisboa uma cidade encantadora, muitos programas legais. E a gastronomia? Muito difícil se manter na linha em Portugal, eu não sou mega fã de bacalhau mas tudo lá tem um gostinho especial. E pastel de nata, pelo menos 1 por dia! kkkk

lisboa-portugal

DIA 2
Fizemos um bate e volta a Cascais que é uma cidade litorânea super próxima de Lisboa, algo em torno de 1 hora de comboio, leia-se trem! Nós fomos no final do inverno, incío da primavera estava meio frio e não rolou praia mas vale muito a pena conhecer Cascais. Meio dia por lá já dá para conhecer o principal se a idéia não for ficar na praia. Neste caso volte para Lisboa para aproveitar o resto do dia.

cascais-portugal

DIA 3
No nosso terceiro dia de viagem fomos até Sintra que é outra cidadezinha próxima a Lisboa, aproximadamente 30 minutos de trem, que é famosa pelos seus castelos e palácios. Passamos um dia incrível por lá visitando a suas principais atrações.

sintra-portugal

DIA 4
No nosso último dia em Lisboa fomos desbravar áreas mais distantes do centro da cidade como Belém. Não tem coisa mais deliciosa do que comer os pastéis de nata quentinhos direto do forno na tradicional Pastéis de Belém! Mas Lisboa tem muito mais e vou detalhar nossos programas e os lugares que mais gostamos de comer na cidade em um próximo post.

pastel-nata-lisboa-portugal

DIA 5
Só no quinto dia de viagem fomos pegar o carro alugado, todos esses passeios que fizemos próximos a Lisboa foram de trem e é o que recomendo! Mais simples e prático. Mas agora era hora de seguir para outras regiões e nossa próxima parada foi em Évora na região do Alentejo. Como nossa intenção era incluir visita a vinícolas com degustação de vinho resolvemos passar a noite na cidade e foi ótimo! O trecho entre Lisboa e Évora tem aproximadamente 130 kilómetro e pode ser feito em mais ou menos 1 hora e meia.

desgutacao-vinhos-evora-portugal

DIA 6
Seguimos viagem em direção ao norte de Portugal e paramos em Coimbra que é famosa pela Universidade mas tem também outras coisas interessantes para quem viaja com crianças como a atração Portugal para Pequenitos, um parque que reproduziu em miniatura muitos dos pontos turísticos portugueses. Neste dia a viagem de carro foi mais esticada, de Évora até Coimbra são quase 300km, quase 3 horas de estrada.

coimbra-portugal

Para dar uma quebrada, desviamos um pouco no meio do caminho e paramos em Fátima, onde tem o Santuário de Nossa Senhora de Fátima que eu amei conhecer.

DIA 7
De Coimbra seguimos para Porto, nossa última base, onde ficamos hospedados os 3 últimas dias da viagem. De Coimbra para Porto são 120km, trecho que dá para fazer tranquilamente em 1 hora de estrada. Ficamos apaixonados por Porto também! Tem muita coisa legal para fazer mas também aproveitamos para visitar algumas cidades próximas.

porto-portugal

DIA 8
Fizemos um bate e volta até Guimarães, que fica a menos de 60 km de Porto e tem um castelo medieval super legal para visitar. A tarde continuamos explorando a cidade do Porto.

guimaraes-portugal

DIA 9
Como no dia anterior saímos de manhã de carro para conhecer desta vez Braga, que fica a 55 km de distância de Porto e na parte da tarde deixamos o carro no estacionamento do hotel e fomos passear em Porto.

vinho-porto-portugal

DIA 10
Depois de um último passeio pela cidade do Porto começamos nossa viagem de volta, primeiro de carro até Lisboa. Se tivéssemos feito a viagem direta seriam um pouco mais de 300km em três horas, mas para deixar o dia mais agradável desviamos e fizemos uma última parada em Óbidos, cidade fortificada com uma paisagem bem diferente de tudo que já tínhamos visitado. De lá seguimos para Lisboa onde pegamos o vôo no final do dia para Londres. Já pensando em quando voltaríamos!

obidos-portugal

RESUMO DO ROTEIRO
> 4 noites em Lisboa visitando Cascais e Sintra
> 1 noite em Évora
> 1 noite em Coimbra passando por Fátima
> 3 noites em Porto visitando Guimarães, Braga, Óbidos

É claro que ainda temos muitos roteiros para fazer em Portugal, principalmente para os lados do Algarve e outras regiões de vinhos. Portugal nos aguarde! 🙂

0 Comentários
Deixe seu comentário