Eu e Flavio amamos tomar um bom vinho! Já fizemos algumas viagens para visitar vinícolas e fazer degustações, achamos uma delícia. A Eslovênia tem algumas regiões produtoras de vinhos, nós visitamos Goriska Brda e Vipava Valley que ficam na costa oeste bem próximo da Itália. E de fato a influência italiana por ali é grande, essas regiões são chamadas de Toscana eslovena! 🙂
Destaque total para onde escolhemos nos hospedar nesta região, ficamos no Hotel Gredic, que além de hotel é restaurante e vinoteca. Um castelinho para chamar de nosso, que foi inteiramente renovado, o interior é super moderno e lindamente decorado incluindo o nosso quarto. As vistas para os vinhedos, o serviço super atencioso e o melhor, apesar de ser um local bem sofisticado são super ‘kids friendly’! Muitos mimos para o Gui e Bê nos nossos cafés da manhã.
Lá você vai encontrar um dos melhores restaurantes da região e também uma degustação dos vinhos locais.
Tirando que não dava muita vontade de sair do nosso hotel.. rs a região é cheia de pequenos produtores de vinhos e restaurantes. O ideal é marcar as visitas pois a maioria não tem uma grande infra-estrutura e não estão necessariamente preparados para receber você chegando sem avisar!
Passeios pela região
A cidade maiorzinha da região é Dobrovo, que tem um castelo aberto para visitação com restaurante e é claro degustação de vinhos.
Outra cidade legal de visitar é Smartno, como eu disse essa região tem uma grande influência italiana e em Smartno você realmente pode pensar que já passou da fronteira com ruazinhas estreitas e construções antigas com paredes de pedra.
Onde degustar vinhos locais
Vila Vipolze: Duas lindas mansões rodeadas pelos vinhedos, a Vila Vipolse é um local para eventos que conta com um museu sobre as suas construções e um restaurante. Nós almoçamos lá e é claro provamos mais alguns vinhos. A propriedade é linda demais e a comida do restaurante ótima! Comemos umas foccacias com presunto de parma e salada, o Gui uma massinha.
Klet Brda: É um dos maiores e principais produtores, eles fazem um tour pelas instalações e oferecem degustação. Já tínhamos provado um dos vinhos mais conhecidos o Quercus e aproveitamos para comprar mais algumas garrafas. O nosso preferido tinto foi o Quercus Merlot. E uma uva bem famosa da região para vinho branco que não conhecíamos é a Rebula, fico na dúvida entre ela e a pinot Grigio, tomamos sempre que pedíamos algum prato de peixe ou frutos do mar e são ótimas opções.
Vinoteca Gredic:
O nosso hotel tinha uma adega maravilhosa! E eles oferecem degustações todos os dias a partir do final da tarde.
Onde comer em Goriska Breda
Restaurante do Hotel Gredic
O restaurante do hotel é aberto para não hospedes, o cardápio é uma mistura de Alpes com mediterrâneo com algumas invenções bem modernas! Eles tem menu degustação e a la carte. Nós experimentamos os dois! kkk O meu prato favorito era do menu a la carte, um atum com purê de limão!
La Tavernetta al Castello di Spessa
Depois de passar por rodovias Italianas algumas vezes durante os nossos passeios resolvemos que precisávamos aproveitar a oportunidade para jantar em um típico restaurante italiano. Difícil não amar culinária italiana né?
Comemos massa, um prato de carne de porco e fechamos com chave de ouro com um mil folhas desconstruído com toque de laranja. AMEI!
Hora de seguir para o Litoral! Próximo post sobre Piran e os muitos passeios incríveis mais ao sul da Eslovênia.