Américas, Destinos

Um dia em Machu Picchu.

26 de janeiro de 2017

machu-picchu-como-visitar

Depois de passar todo o dia pelo tour no Vale Sagrado chegamos a Ollantaytambo onde pegamos o trem para Águas Calientes/ Machu Picchu. Existe também a opção de pegar o trem desde Cusco mas achei que combinar a viagem com o passeio foi perfeito! Todas as paradas no Vale Sagrado foram muito legais, ter a oportunidade de passar um tempinho extra explorando Ollantaytambo também valeu a pena e a viagem de trem ficou mais curta pois já estávamos mais ou menos no meio do caminho.

Também acho que fazer a maioria dos passeios em Cusco antes de visitar Machu Picchu é uma ótima maneira de ir aprendendo sobre a história Inca, se familiarizar com as ruínas e fechar com chave de ouro conhecendo Machu Picchu!

ollanta-ollantaytambo-vale-sagrado

Muita gente faz bate e volta no mesmo dia saindo de Cusco, mas sinceramente.. se você tiver a opção de dormir uma noite em Águas Calientes para aproveitar o parque desde bem cedo ou ficar até o entardecer eu acho que vale muito a pena!

Compramos as passagens de trem com antecedência pela internet no site da Peru Rail e foi tudo bem tranquilo. Eles tem diferentes classes e a opção de vagões com vista panorâmica o que significava uns mega janelões! Como tínhamos pesquisado que o trajeto era super bonito resolvemos pegar a tal opção panorâmica. Como no ida já estava escuro só foi possível apreciar as paisagens que são realmente lindas na volta quando fizemos o trecho Águas Calientes > Cusco. O trem é bastante confortável e o serviço muito bom.

trem-peru-rail-machu-picchu

Chegando em Águas Calientes provavelmente vai ser bem fácil encontrar seu hotel pois a cidade é bem pequenininha e a maioria dos hotéis fica bem próximo a estação de trem. Nós ficamos no Hotel Casa del Sol, queríamos ficar em um hotel legal mas que valesse o investimento porque ficaríamos muito pouco tempo por lá! E esta foi uma boa opção.

Chegamos já meio tarde mas como era nossa única noite por lá saímos para jantar e neste post aqui eu conto um pouquinho da nossa experiência no Restaurante Índio feliz, uma ótima pedida para quem estiver buscando comida regional peruana.

machu-picchu-santuario

No dia seguinte acordamos cedinho porque queríamos garantir que chegaríamos em Machu Picchu perto do horário de abertura do parque e conseguiríamos algumas horas com vistas menos lotada de gente, afinal estávamos em Julho, alta estação por lá. O acesso é feito via pequenos ônibus que saem de centrinho de Águas Calientes. Quando fomos não dava para comprar esse ticket pela internet e quando chegamos o lugar que vende que é praticamente o mesmo de onde saem os ônibus, já estava fechado. O que não foi um problema, comprar o ingresso foi bem rápido mas antes das 7h da manhã a fila para pegar o ônibus já era gigante! Fiquei muito nervosa achando que a gente ia chegar lá só no final da manhã mas ainda bem que a fila andava relativamente rápido então não demorou muito já estavámos a caminho! O trajeto do ônibus para lá é bem rapidinho, menos de meia hora. A estrada é uma coisa meio tensa.. super estreita e meio que sem muitas barreiras para o mega vale que vai ficando para trás. rsrs

van-machu-picchu-como-pegar

O ingresso para o parque! De um tempo para cá o acesso começou a ser restrito a um certo número de pessoas então eu diria que a primeira coisa depois de comprar a sua passagem é garantir a entrada para o parque, não deixe para a última hora! Você pode comprar pela internet neste site aqui. Existem algumas opções de ingresso combinando para visitar a Huayna Picchu que é aquela montanha famosa anexa ao parque (se este for o seu caso, o acesso é ainda mais limitado do que o número de visitantes em Machu Picchu) e a opção incluindo uma visita ao museu do parque. Tem também um ingresso mais barato para entrar no parque só na parte da tarde, mas vamos combinar que se você precisa fazer alguma economia na viagem não deveria ser ai né?

Do lado de fora do tem um hotel com um restaurante disponível para visitantes e umas lanchonetes. Dentro do parque não tem nenhum lugar vendendo comida então não deixe de levar alguns lanchinhos e água/ bebidas pois o dia vai ser de muita caminhada.

visao-panoramica-machupicchu

Na entrada você vai ganhar um mapinha com algumas sugestões de rotas. Nós entramos no parque e começamos a nossa visita subindo para um dos lugares mais altos de onde se tem aquela vista panorâmica famosa, estávamos ansiosos por uma visão geral! rs E ai já no caminho.. nossa! É tanta beleza, energia, história em um só lugar que é impossível não ficar impressionado e no meu caso emocionada! Sim.. só sendo muito clichê para descrever a experiência por lá! 🙂

peru-machu-picchu-huayana

machu-picchu-foto-geral

machu-picchu-huayana-picchu-montanha

Essa área mais alta é em cima das áreas agrícolas que são aqueles ‘terraços’ que havíamos conhecido nas ruínas que visitamos no Vale Sagrado. De lá fomos em direção ao ‘portão’ da cidade e uma área que seria de vários templos. Seguimos pela praça principal e fomos até a porta sagrada onde começaria a trilha para Huayna Picchu, mas nós preferimos dedicar o dia só para as áreas principais do parque e não fizemos esta trilha.

machupicchu-portal-cidade-inca

machu-picchu-trilha

montanha-machu-picchu

entrada-trilha-montanha-huayana-picchu

Começamos o caminho de volta passando pelas ‘três porta’, áreas dos artesões, templo condor, entre outros.

machu-picchu-trilha-inca

machu-picchu-trilha-inca

santuario-machu-picchu

Eu fiquei tão maravilhada e empolgada com tudo que passei um tempo me perguntando: porque nós não fizemos a trilha inca??! A trilha Inca é literalmente uma trilha que tem algumas variações mas o circuito ‘clássico’ que é desde Cusco até Machu Picchu dura 4 dias!! Talvez fosse um pouco demais para o nosso perfil.. mas confesso que fiquei inspirada! rsrs

cidade-inca-montanhas-machu-picchu

trilha-inca-machu-picchu

Ao longo da manhã de fato o parque foi ficando mais cheio mas em momento algum ficamos incomodados com a quantidade de gente, isso era uma preocupação minha pela época que estávamos indo, mas foi bem tranquilo.

machu-picchu-cidade-inca

cidade-inca-machu-picchu

santuario-historico-machu-picchu

Foi lindo!

O horário normal de funcionamento do parque é de 6 as 16:30. Nós saímos de lá entre 15:30 e 16hs o que foi tempo suficiente para explorar bastante o parque e chegamos em Águas Calientes a tempo de comer alguma coisa e relaxar um pouco no hotel antes de pegar o trem de volta para Cusco. Nosso trem se não me engano era um dos últimos horários de saída para Cusco as 17:30. Chegamos de volta em Cusco a noite, realizados! Nesta ‘segunda’ estadia na cidade ficamos bem próximos a Praça das Armas e apesar do cansaço não poderíamos desperdiçar nossa última noite sem experimentar mais algum restaurante na cidade. Fomos em um restaurante peruano/ japonês ótimo, o Limo, mais informações aqui.

No dia seguinte ainda teríamos um dia longo de tours antes de começar a viagem de volta para o Brasil. Nosso último dia de passeios em Cusco fica para o próximo post! 😉

0 Comentários
Deixe seu comentário