Eba! Hoje é o primeiro post do meu co-editor e parceiro de todas as horas! O Flavio assim como eu cada vez mais foi se apaixonando e se aprimorando ao planejar as nossas viagens. De vez em quando ele vai fazer algumas contribuições por aqui e dividir algumas dicas práticas que nos ajudam bastante. =)
Se voce eh um foodie como a gente, deve saber que um bom prato tem o efeito de melhorar o seu dia e também a percepção do lugar que você está visitando e vice-versa. Por isso, a seleção de lugares para comer durante a viagem é um ponto importantíssimo na agenda de planejamento de qualquer viagem.
Nós sempre gostamos de incluir comida de rua local (noodles, cachorro quente, empanadas, hamburguer, snacks…) ou, melhor ainda, um mercado com várias opções de tudo isso no mesmo lugar, jantar num lugar bacana, brunch ou cafe-da-manhã legal, sorvete ou um bom café para uma parada rápida, etc.
O problema é que a internet hoje em dia traz milhares de opções disponíveis o que poder tornar difícil e demorada a escolha de onde ir. Para facilitar a pesquisa, além de blogs e guias, usamos como principal ferramenta o site do Trip Advisor que traz um ranking baseado na avaliação de viajantes com fotos de pratos, comentários e detalhes do local – endereço, localização no mapa, website e horários de funcionamento. O site Yelp e Time Out também são boas referências.
O nosso segredo para escolher os restaurantes das viagens pode ser resumido nos seguintes passos:
1- Filtrar: faca um short list com os restaurantes que combinam: alto numero de avaliacoes + ranking de 4 a 5 estrelas. Descarte outros. É muito, muito difícil, que um restaurante avaliado por mais de 1.000 pessoas e que tenha pelo menos 4 estrelas, por exemplo, seja ruim. Não deixe de notar se a opção cabe no seu orçamento pela indicação de $$$$. Fazendo isto você já conseguiu ter um filtro razoável de 5-10 opções legais, mas não pare por ai!
2 – Comendo com os olhos: para ter certeza e incluir na sua lista uma dica infalível: dê uma olhada nas fotos tiradas por viajantes dos pratos e do ambiente e veja se gosta do que vê. As fotos não costumam mentir.
3 – Opiniões: Leia por alto os comentários mais recentes que vão te dar uma ideia se comida/serviço continuam bons e não cairam em qualidade recentemente, mas como tem muita subjetividade, use com moderação e filtre os comentários extremistas.
4 – Conveniência: clique no mapa para ver a localização – o restaurante tem que estar no caminho do seu roteiro de coisas para fazer naquele dia, e veja o horário de funcionamento – a pior coisa é chegar num restaurante e dar de cara na porta. Alguns fecham na segunda-feira, outros fecham cedo ou abrem tarde, depende do tamanho da cidade e do restaurante.
5 – Reserve: Última recomendação, se o restaurante for concorrido é melhor não arriscar e fazer reserva bem antes. A grande maioria dos restaurantes faz reservas online hoje em dia o que facilita bastante! O site OpenTable ou The Fork podem te ajudar. Se estiver hospedado em um hotel, os concierges também costumam fazer reservas.
Não deu tempo pra fazer tudo isso antes da viagem? Aplicativos como o próprio Trip Advisor tem uma função para localizar restaurantes perto de onde você estiver. Se não tiver conexão de internet durante sua viagem ai sugiro recorrer a recomendação do hotel ou perguntar para locais.
Não recomendo deixar para escolher pela aparência do restaurante durante a sua viagem pois você vai jogar com a sorte e sua fome ou seu bolso podem não gostar do tempo da busca ou do resultado final. Por exemplo, restaurantes em frente a grandes atrações turísticas costumam ser roubada e em sua grande maioria oferecem preços altos e qualidade inferior.
Seguindo estes passos nós conseguimos reduzir quase a zero as surpresas negativas em viagens. E voce? Como voce faz para escolher os restaurantes nas suas viagens? Compartilhe aqui!
Boa viagem e bom apetite!
Muito bem explanado as dicas de como encontrar restaurantes que venham a satisfazer.e facilitar a sua viagem.
Esse Pub da primeira foto, conheço e adorei!
Oi Claudinha, sua mãe comentou comigo sobre o blog e hj consegui tempo para entrar e ver…
Adddoooreeeiiiiiiiiiiiii…. até me inscrevi para receber por email.
Admiro sua coragem para viajar com o Gui desde pequenino.
Parabenssssss Duplooooooooo!!!!!
Beijocas e Boa sorte.
Paty
Oi Paty!
Que bom que você gostou, fico muito feliz!!
beijos e saudades =)
If your artelcis are always this helpful, “I’ll be back.”