Com Crianças, Destinos, Europa

Final de semana em Veneza com crianças

21 de julho de 2019

veneza-italia

Essa foi minha segunda visita a Veneza, a primeira aconteceu há uns bons anos atrás em uma viagem inesquecível com a minha mãe e minha prima pela Europa! Flavio tinha muita vontade de conhecer e lá fomos nós com os meninos para um final de semana prolongado. Sabíamos que seria um destino desafiador para crianças.. com todos os canais, pontes, escadas. De fato foi uma ginástica! Mas sobrevivemos e nos divertimos bastante.

observand-as-gondolas-meninos

verao-em-veneza-italia

Que Veneza é um destino bastante turístico isso todo muito já sabe, que fica ainda mais cheio durante o verão europeu.. também! Mas há algum tempinho eu não me incomodava com o excesso de turismo de algum lugar como me incomodei em alguns momentos em Veneza. Principalmente quando vinha um daqueles grupos de excursão que mais parecem um enxame de gente. Mas enfim.. tentamos driblar isso começando o dia cedo por lugares que mais ao longo do dia ficam bem cheios, fazendo reserva para jantar e assim garantir restaurantes legais sem ficar na espera ou simplesmente respirando fundo e ajustando a programação para fugir das multidões.

gondolas-veneza

passeio-por-veneza-canais-italia

Como chegar

O aeroporto internacional mais próximo é o Marco Polo, que apesar de pequeno é bem arrumadinho com boas opções de lojas e restaurantes.

A melhor maneira para chegar em Veneza é de barco, do aeroporto saem barcos bem frequentes para Veneza parando nos principais pontos da cidade, vale a pena estudar um pouquinho o itinerário deles porque as vezes andando um porquinho mais por Veneza você consegue pegar um barco com o trajeto um pouco mais rápido.

A empresa que utilizamos na ida e na volta foi a Alilaguna que tem barcos fazendo o trajeto aproximadamente a cada meia hora. Na chegada demoramos 1 hora e meia do aeroporto até o ponto da Praça São Marco e na volta reduzimos para 1 hora saindo de um dos pontos no grande canal.

Hospedagem

Hotéis bons em Veneza são bem carinhos, principalmente os com boa localização. Desta vez optamos por um Airbnb que ficava colado na Piazza San Marco e foi a melhor pedida! Não que tenha sido uma barganha mas foi mais barato que os hotéis da região e o apto era ótimo.

O que fazer em Veneza

veneza-com-criancas

Praça São Marco
Impossível ir a Veneza e não passar pela Praça de São Marco! O local que já foi o centro da vida pública e religiosa da cidade é hoje um dos pontos turísticos mais famosos.

praca-sao-marco-veneza

Alguém me explica porque criança gosta tanto de correr atrás de pombo???
Ainda mais com um mega calor que parece não fazer a menor diferença para eles.. como assim?

Basílica São Marco
Templo religioso mais importante e imponente de Veneza, uma verdadeira obra de arte! As filas para visitar a basílica são enooormes. Dá para reservar pela internet a visita em um slot específico o que definitivamente vale a pena. Nós ficamos na dúvida sobre qual horário iríamos encaixar a visita e acabamos não marcando. 🙁

basilica-san-marco-veneza

Campanário
O campanário de São Marco é outro conhecido símbolo de Veneza. Quase 100 metros de torre com vistas maravilhosas da cidade que um dia funcionou como farol para orientar as navegações na região. Costuma ficar bem cheio com longas filas, assim como a basílica é possível agendar a visita pela internet.

vista-veneza-campanario

Nós não agendamos e deixamos para ir um dia no finalzinho do dia, foi a melhor coisa! Lá pelas 19 horas já não tinha mais fila nenhuma e a luz na cidade estava linda já que em Junho o sol se põe depois das nove horas da noite.

Palácio Ducal
O Palácio Ducal já foi a sede da república italiana em Veneza, atualmente sou meio contra visitar palácios e castelos a não ser que realmente valha a pena e o Ducal é um desses! Só o pátio interno já é lindo! Os meninos adoraram visitar a parte das antigas prisões.. rsrs

palacio-ducal-veneza

Quando resolvemos visitar e vimos que estava com fila conseguimos comprar na mesma hora pela internet e a fila para quem já estava com o ingresso comprado era bem menor!

interior-palacio-ducal-veneza

Ponte dos Suspiros
O nome de uma das pontes mais famosas de Veneza se dá por ser a passagem dos prisioneiros que passavam por lá para as selas do palácio Ducal e pelas pequenas ‘janelas’ tinham a chance de ver a cidade pela última vez.

ponte-dos-suspiros-veneza

Na ponte de onde se tem a melhor vista para a ponte dos suspiros foi um dos lugares em Veneza que ficamos meio ‘claustrofóbicos’ de tanta gente/turista!! É claro que todos querem uma foto com a vista da ponte dos suspiros.. afff

Ponte Rialto e o Grande Canal
Ponte mais antiga a cruzar o grande canal, hoje em dia cheia de lojas, cafés e sorveterias. Outro lugar LOTADO da cidade mas lindo de morrer!

ponte-rialto-veneza

ponte-rialto-grande-canal

Fondaco dei Tedeschi
Bem pertinho da Ponte Rialto funciona em um prédio histórico a ‘Fondaco dei Tedeschi’, uma loja de departamento de luxo que vale a visita mesmo se você não tem ambição de fazer altas compras! No térreo funcionam algumas pop up stores com souvenirs interessantes e no topo do prédio tem um rooftop para apreciar Veneza de outros ângulos.

Peggy Guggenheim Collection
Museu de arte situado no grande canal, com obras de famosos artistas italianos na sua coleção permanente. O prédio do museu e os jardim são uma atração a parte!

fundacao-peggy-gugenhein-veneza

Passeio de Gôndola
Super turístico, super clichê, mas como ir a Veneza e não fazer um passeio de gôndola? Em diversos momentos passeando pela cidade observamos grandes congestionamentos de gondolas pelos canais, para não nos sentirmos engarrafados de gôndola resolvemos fazer o passeio no início da manhã, as gôndolas começam a circular por volta das 10h. Não demora muito tempo para chegarem grupos imensos para serem distribuídos pelos gondoleiros. Evite horários de pico!

passeio-gondola-familia-veneza

Cannaregio
O distrito de Cannaregio é uma área um pouco menos turística mas ainda bem tradicional em Veneza, com muitas boas opções de restaurantes e osterias com vista para os canais.

grande-canal-veneza

grande-canal-gondolas-veneza

Nos próximos posts conto um pouco mais dos restaurantes que experimentamos e aprovamos em Veneza e o passeio para Burano e Murano!

Outro roteiro imperdível pela Itália, ainda bem pouco explorado por turistas brasileiros é Puglia! Conheça um pouquinho da região no salto da bota nos posts abaixo;

Roteiro de 10 dias pela região de Puglia na Itália
Vieste e as praias ao norte de Puglia na Itália
Lecce e as praias no sul de Puglia na Itália
Pelos Trullis de Alberobello em Puglia

0 Comentários
Deixe seu comentário