Dicas, Europa, Londres

Viajando pós Coronavírus e o que esperar!

27 de agosto de 2020

heathrow-face-mask

Há pouco mais de duas semanas atrás embarcamos para a nossa primeira viagem pós pandemia, eu grávida de 7 meses, meu marido e duas crianças pequenas. Nosso plano original para este verão era ir para Portugal, visitar Lisboa e descer para o Algarve.

Fomos totalmente surpreendidos pela lista de países divulgada pelo governo do Reino Unido que define quais destinos estariam livres de quarentena na volta para casa. Nós sabíamos que correríamos risco indo para qualquer lugar, porque afinal as regras podem mudar de um dia para o outro, mas não queríamos já sair de Londres com a certeza de que precisaríamos ficar trancados 14 dias em casa na volta.

E ai que um dos próximos destinos na nossa lista de lugares para visitar durante o verão europeu era a Sicília, e nossas milhas da BA que a essa altura estavam quase expirando nos ofereciam uma opção de voo excelente e direto para Palermo. Mas gente.. como assim a gente vai para a Itália? Eu há poucos meses atrás no auge da pandemia ficava chorando pitangas com a situação lá na Itália e pensando quantos anos iriam demorar para visitarmos novamente esse país que eu AMO.

Fato é.. que moramos em um dos países mais afetados pelo Coronavirus na Europa e tirando o trajeto aeroporto avião, que obviamente representa um certo risco, a nossas chances de pegar alguma coisa indo a praia na Itália não era muito diferente do que frequentando os parques que costumamos frequentar aqui em Londres. E depois de muito pensar sobre o assunto eu achei que valia o risco. Cada um tem suas dificuldades e desafios, por aqui os últimos meses – especialmente os que ficamos trancados em casa saindo apenas por 1 hora para fazer exercício foram enlouquecedores e eu precisava respirar.

E MEU DEUS como foi bom!! Como valeu a pena! O humor de toda a família mudou.. rsrs Moramos em Londres há quase 5 anos, viajamos bastante durante esse período e além de ser um hobby que já tínhamos quando ainda morávamos no Brasil, eu acho que as viagens funcionam também um pouco como válvula de escape para todas as saudades que eu sinto, principalmente da proximidade com a família e amigos.

Enfim.. fomos conhecer a Sicília! E vou falar mais sobre a Sicília em um outro post mas é claro que pesquisamos bastante como estava a situação de coronavirus por lá. A Sicília foi um pouco menos afetada do que a Itália continental e as taxas de infecção nas semanas que antecederam a nossa viagem estavam bem baixas, inclusive inferiores ao Reino Unido. Eles criaram um aplicativo ‘Sicilia SiCura’ conectado ao sistema de saúde local e é mandatório o registro de todos para mapeamento geral de transmissão da doença e também oferece suporte médico caso seja necessário. Como turistas nós precisamos fazer o registro antes da imigração no aeroporto e alguns hotéis também mencionaram a obrigatoriedade.

Uma mudança que achei positiva foi o contato pro-ativo da maioria dos hotéis para confirmar horário de checkin, dar instruções bem detalhadas de acesso. É claro que isso faz parte dos processos de segurança, mas achei legal receber mensagem de WhatsApp dos hotéis nas vésperas da viagem. A parte não tão legal é que no geral os horários de check-in ficaram mais tarde e o checkout mais cedo para viabilizar uma limpeza mais rigorosa dos quartos.

Nossos passeios foram 99% do tempo em ambientes abertos, praias, áreas externas de restaurantes. Circulamos pela ilha em um carro alugado, obviamente só nosso o tempo todo. Então sendo bem sincera não tínhamos uma sensação de risco e sim de alívio, por estarmos passeando e relaxando. Para circular em lojas, recepções de hotéis, aeroportos, etc usamos mascaras e muito álcool em gel nas mãos o tempo todo – principalmente dos meninos que não tem jeito saem colocando as mãos em todos os lugares.

Aqui embaixo vou deixar uma listinha dos novos procedimentos em rigor no Reino Unido, mas além das regras poderem mudar de um dia para o outro eu acho que dependendo do destino, mesmo outros países dentro da Europa podem ter suas próprias regras. Então a lista é apenas para ter uma ideia do que esperar.

Principalmente agora é fundamental se informar muito bem sobre todas as recomendações antes de qualquer viagem.

viajando-pos-covid

O QUE MUDOU PÓS COVID?
LONDON HEATHROW PARA PALERMO NA SICÍLIA

– No aeroporto é obrigatório o uso de máscaras cobrindo o nariz e boca em adultos.

– As filas para check-in, entrega de bagagens e segurança geralmente tem marcação no chão para que as pessoas fiquem com pelo menos 1 metro de distância entre diferentes famílias/ grupos.

– Em Heathrow, apenas os meninos tiveram a temperatura medida na fila do checkin, em Palermo na volta para Londres nós todos tivemos a temperatura verificada antes de passar pela segurança.

– Para a Itália foi necessário preencher um formulário atestando que nós não estivemos em contato com ninguém que teve covid nos últimos 14 dias e que não apresentávamos nenhum sintoma. Esse formulário foi fornecido pela British Airways no aeroporto e nós precisávamos entregar preenchido e assinado no momento do embarque.

– Também precisamos baixar um aplicativo específico da Sicília o ‘Sicília SíCura’ que já mencionei.

– No avião orientações adicionais sobre uso de máscara durante todo o vôo e o pedido de circulação reduzida pela aeronave. Não pode haver fila para usar o banheiro.

– O lanche da BA foi uma sacolinha com batatas fritas, um pacotinho de biscoito e uma garrafa de água. Como nosso voo era curtinho, menos de 2h30 foi bem ok, fora que como antes você pode continuar trazendo comida comprada no aeroporto para o avião.

– Uma das mudanças que mais me deixou feliz foi o desembarque organizado por fileiras, chega daquele caos quando o avião finalmente para local de desembarque e as pessoas desesperadas começam a levantar e tentar pegar todos os seus pertences ao mesmo tempo e correr para o corredor! Odeio esse momento rsrsrs Agora todos os passageiros devem permanecer sentados e os comissários vão anunciando 2 ou 3 fileiras por vez que podem levantar e desembarcar. Amém!

– Nos hoteis é necessário usar máscara nas recepções e áreas comuns. Apenas em Palermo checaram a nossa temperatura também no Hotel.

– Nas ruas algumas pessoas usam máscaras, outras não.

– Para entrar em lojas em geral é obrigatório usar máscara, todos os lugares com bastante sinalização e muito álcool em gel para usar na entrada e saída. Haja álcool gel!!!

– Em restaurantes nós priorizamos 99% das vezes as mesas em áreas externas, o que era mais agradável por diferentes motivos, incluindo evitar a sensação de ficar em lugares fechados com outras pessoas sem usar máscara porque obviamente estão todos comendo!

No geral essas foram as mudanças, a decisão sobre quando voltar a viajar além de depender das regras onde você mora é muito pessoal, mas no nosso caso foi a loucura mais acertada dos últimos tempos e nos fez muito bem! No próximo post conto mais do nosso roteiro pela Sicília que é sem dúvidas um destino muito especial. 🙂

2 Comentários