Eu e o Flavio sempre amamos viajar. Antes de nos conhecermos cada um teve algumas experiências mas encontramos um no outro (entre outras coisas é claro!) a companhia perfeita para continuar explorando mundo afora! Assim como o sonho de conhecer muitos lugares também sonhávamos em construir uma família, ter filhos. Como boa capricorniana rs sempre fui a rainha dos planejamentos, como se estivesse nas nossas mãos planejar tudo nessa vida, afff!
Tínhamos uma listinha de viagens que gostaríamos de fazer antes do nosso primeiro filho porque eu tinha a impressão que as coisas poderiam ficar mais complicadas depois com um bebê. Fizemos uma viagem super marcante para a gente para a Ásia e só depois disso poderíamos cogitar em continuar nossos planos de família. E assim aconteceu! Na volta de uma outra viagem, quando andamos de balão na Capadócia, de caiaque na Croácia, tomamos muito vinho, subimos e descemos todas as ladeiras de Lisboa – sim Deus protege mesmo! – descobrimos que estávamos grávidos do nosso Gui! Nosso grande sonho crescendo ali dentro da minha barriga. =)
Falar de toda a loucura da chegada de um recém nascido daria um outro post! rs Fato é que na medida que as coisas foram voltando para o eixo eu voltava a pensar também nas outras coisas que sempre amamos e fazíamos muito. Uma delas era viajar. Como a família do Flavio é Baiana porque não uma viagem para Salvador para rever pessoas queridas e apresentar nosso pequeno?! Um aspecto bem importante aqui eu acho que foi a segurança e apoio da pediatra do Gui que até hoje mesmo aqui de Londres eu perturbo de vez em quando. Ela sempre nos incentivou a levar uma vida “normal”, segundo ela o novo elemento é que deveria se adaptar a rotina da família que já existia ali. Claro que sem radicalismos né? Outra coisa que ela sempre falava que ficou marcado para mim foi que existem bebês em todos os lugares do mundo. rs Adoro!
Então logo comecei a planejar nossa primeira viagem com o Gui para Salvador. Ele tinha um pouquinho mais do que 2 meses, passamos alguns dias lá e na praia do Forte. Estes foram até os primeiros posts que escrevi aqui no blog! O que era a nossa bagagem??! Senhor! Exagero total e falta de experiência do pais de primeira viagem! Ainda bem que fomos aprendendo bem rapidinho o que funcionava e o que era desnecessário e as viagens seguintes foram ficando cada vez mais tranquilas. E todas aquelas experiências, nós 3, curtindo muito cada novidade e nos virando em todos os perrengues tinham sempre um gostinho de quero mais.
Fato é que depois que o Gui nasceu eu acho que nossa programação de viagens ficou ainda mais intensa. Um pouco antes do Gui completar dois anos, surgiu a oportunidade de virmos morar um tempo em Londres. Pronto, era só isso que precisávamos! Além de gostar muito da cidade e do estilo de vida por aqui, Londres é um excelente ponto de partida para muitas viagens pela Europa e principalmente por não sabermos quando tempo nossa experiência aqui iria durar resolvemos viver esse período intensamente, leia-se beeeem intensamente! Muitas viagens maravilhosas no último ano que em breve vamos publicar aos poucos por aqui.
Então, se você ama viajar, conhecer novos lugares e um dos grandes prazeres da sua vida, não pense que um filho é motivo para mudar os seus planos. Dá trabalho viajar com bebês, crianças? Sim, dá bastante trabalho. Mas na minha opinião ficar em casa com eles também dá! Além dos momentos que para mim são inesquecíveis eu acredito que todas essas viagens contribuem de alguma maneira para formar esse nosso menininho. Coincidência ou não, o Gui está crescendo e se tornando uma criança curiosa, interessada, exploradora e para mim uma das melhores coisas; ele se adapta muito bem a tudo! Ele sempre teve uma rotina, principalmente até os dois anos nós fomos bem rigorosos com a sua alimentação e tudo isso era planejado durante as nossas viagens, sem stress!
Além de todos os benefícios que eu vejo para a criança, como família eu acho que as nossas viagens fazem crescer ainda mais a nossa cumplicidade. Nós nos realizamos fazendo o que mais gostamos juntos, do nosso jeito!
Bem… e além de tudo que eu já falei listei 5 razões bem práticas e financeiras para vocÊ começar tão cedo quanto se sentir confortável a viajar com o seu filho;
1. Bebês/ crianças até 2 anos não pagam passagem de avião, uma baita economia! E até fazer mais ou menos um ano, dependendo do tamanho do seu filho, a maioria das companhias aéreas oferece sem custo um bercinho para você e a criança viajarem com mais conforto. Nós super aprovamos!
2. A grande maioria dos hotéis oferece berço no quarto sem custo adicional para crianças até 2 anos de idade. Não estou falando só de hotéis grandes de rede, já nos hospedamos em vários hotéis menores, moderninhos que eram super ‘kids’ friendly. E a gente só descobre depois que tem filhos mesmo.
3. No período de amamentação exclusiva, se essa for a sua opção, você não precisa andar com nenhuma tralha adicional de mamadeiras, esterilizador, fórmulas. Tá tudo ali prontinho a qualquer hora! rs Na minha opinião a amamentação ainda mais em vôos é uma super ‘mão na roda’, a chance do seu bebê dar aqueles ataques aterrorizantes durante pousos e decolagens enquanto estiver mamando é mínima. Basta planejar direitinho os horários.
4. Durante os primeiros meses o bebê dorme bastante tempo. Na medida que você vai conhecendo os hábitos do seu filho e vai estabelecendo uma rotina fica fácil programar refeições para aquele horário que ele vai estar dormindo. Não precisa achar que vai ter que fazer todas as refeições dentro do quarto do seu hotel não!
5. Transporte em geral e atrações costumam ser de graça para crianças até 3 anos. Sempre bom! =)
Por todos esses motivos, quanto mais cedo você começar a viajar com o seu bebê mais rápido ele vai aprender a se adaptar aos programas e rotinas que vocês como família querem manter. Não fique esperando o melhor momento ou achando que vai ficar mais fácil porque sinceramente não fica não! rs De repente eles começam a correr pelos aeroportos, querer escolher a roupa que vão vestir, o que vão comer! Nada que muito amor e jogo de cintura não resolvam. Fizemos algumas poucas viagens sem ele nos últimos anos, que foram maravilhosas e pretendemos programar outras! Mas na maior parte do tempo não consigo imaginar a gente sem o nosso companheirinho! O melhor que poderíamos ter ganhado. E em breve o quarto passageiro da família está chegando e eu mal posso esperar para apresentar o mundo para ele também!
Acesse aqui os posts das primeiras viagens que fizemos com o Gui;
Nossa primeira viagem em família para Salvador
Praia do Forte com o Gui
Inhotim, arte ao ar livre!