Américas, Com Crianças, Destinos

Inhotim, arte ao ar livre!

12 de novembro de 2016

gui-em-inhotim-mg

Uma mistura de jardim botânico com galerias de arte, muitas ao ar livre, assim é o parque do Inhotim que fica em Brumadinho, Minas Gerais. Destino super tranquilo para quem sai do Rio de Janeiro, foi mais uma das nossas escolhas ainda quando eu estava de licença maternidade.

O Gui nessa época – 3 meses – não era muito fã de andar de carro, vai entender.. e como não sabiamos direito como seria a estrada optamos por ir de avião até Belo Horizonte, pegamos o carro no aeroporto de Confins e fomos dirigindo até Brumadinho, são mais ou menos uns 80Km. Se tivessemos tempo sobrando acho que valeria mais fazer a viagem toda de carro e parar em algum lugar no meio do caminho. Tiradentes sai um pouquinho da rota mas poderia ser uma boa opção!

Existem algumas opções de pousada e hotéis bem perto de Inhotim, no próprio site do parque eles dão algumas indicações. Nós optamos por ficar na pousada Estalagem do Mirante. A pousada é uma delícia, com uma vista linda para o vale do Paraopeba. O café da manhã tipicamente mineiro era uma delicia e o restaurante funciona a noite com boas opções de jantar. Chegávamos exaustos depois de caminhar durante todo o dia pelo parque, colocávamos o Gui para dormir depois de um banho quentinho e ‘saíamos’ para jantar! Acabamos jantando lá dois dias e foi bastante conveniente.

pousada-estalagem-do-mirante-mg

pousada-estalagem-no-mirante-mg-gui

Não me arrependo da escolha da pousada, o local era uma delícia mas todo dia tínhamos que pegar uma meia hora/ 40 minutos de estrada até chegar ao parque. Não é a opção mais conveniente da vida, mas tudo depende do que você estiver buscando.

Como tínhamos 4 dias e estaríamos de carro passeando pela região, nossa idéia inicial era ficar em Inhotim nos três primeiros dias e no domingo voltar para BH passando por Ouro Preto, mas nos apaixonamos pelo parque!! Eram tantas coisas legais para ver que acabamos ficando os 4 dias em Inhotim! ☺

nos-dois-em-inhotim-brumadinho-mg

passeando-com-o-gui-em-inhotim-mg

O parque é enorme! Amamos passear pelos jardins indo de uma galeria para outra. Tentamos fazer o nosso roteiro focando cada dia em uma das áreas (eles dividiram por cores – acesse aqui o mapa). Nos dias que visitamos as áreas mais afastadas foi necessário também pagar o serviço de transporte. O parque oferece transporte exclusivo em carros tipo de campo de golfe para os visitantes chegarem am algumas galerias mais afastadas. Mesmo usando o transporte você ainda vai caminhar bastante, o que eu acho ótimo! Eles também tem opção de visitas guiadas mas dessa vez nós preferimos fazer o nosso próprio roteiro.

Sobre roupas mais adequadas para visitar o parque, roupas confortáveis para caminhadas e para aproveitar ao ar livre. Quando estivemos lá estava bem fresquinho, usei tênis e botas.

Umas das galerias que mais gostei foi a da artista Adriana Varejão com suas obras de arte em azulejos e referências históricas a Portugal e Brasil. Vale a caminhada até lá. No último andar você pode curtir um pouquinho a vista para os jardins e a área externa desta galeria também é linda!

adriana-varejao-inhotim

O Gui curtiu muito uma galeria ‘sonora’ com obra de arte de Janet Cardiff. Nesta várias caixas de som espalhadas simulava uma orquestra, lindo! A artista gravou individualmente cada voz e instrumentos de uma composição do inglês Thomas Tallis, escrita para comemorar o aniversário da rainha Elizabeth I em 575. Gui já demonstrava seu interesse por música! rs Ficamos um bom tempo lá dentro e ele ficou muito entretido e curtindo com a gente.

Outra área muito divertida é da artista Marilá Dardot com “A origem da obra de arte”. Os visitantes interagem criando suas próprias palavras e expressões utilizando as letras que são também pequenos vasinhos de plantas. Você também vai encontrar disponíveis peças de jardinagem e sementes para fazer sua própria contribuição!

gui_inhotim

Uma das minhas preocupações era com mosquitos e insetos, já que com 3 meses não era indicado usar repelente no Gui. Mas a pediatra me deu uma dica ótima que são umas pulserinhas de citronela que eu colocava no carrinho. O tempo ajudou também, estava uma temperatura bem gostosa fazendo um friozinho no início da manhã e final da tarde e ai ele ficava todo cobertinho!

pulseira-de-citronela

Espalhadas pelo parque você vai encontrar algumas opções de restaurantes para refeições ou lanches. Vale dar uma olhadinha no site do parque para ver o que se encaixa melhor nas suas preferências e pensar em um roteiro combinando as visitas as galerias com algumas paradas estratégicas!

gui-em-inhotim-03

obra-de-arte-inhotim

gui-em-inhotim-04

Essa é uma viagem que eu considero muito legal para se fazer com crianças de qualquer idade. Imagino o Gui hoje, com certeza sairia correndo feliz por todos aqueles gramados!
Para informações sobre o parque acesse: Inhotim.

4 Comentários
Deixe seu comentário

4 Comentários
  1. Maria Elizabeth    13/11/2016 - 22h48

    Muito lindo !!! Um paraíso para apreciar e relaxar !

  2. Délia Maria    14/11/2016 - 20h47

    Lugar maravilhoso! Belo museu a céu aberto!
    Boas dicas! Lindas fotos!

  3. Alessandra    19/11/2016 - 23h36

    mt boa a dica da pulseira repelente!