Com Crianças, Destinos, Europa

Lecce e as praias no sul de Puglia na Itália

18 de outubro de 2017

praia-polignano-al-mare-italia

Depois de nos encantarmos com Alberobello chegamos em Lecce mais no sul da região de Puglia para aproveitar mais uns dias de praia! Lecce é uma cidade linda, com um centro histórico medieval e não tem praia, mas a sua localização é ideal para visitar as demais cidades desta região.

Ficamos hospedados no 8Piu Hotel que tem uma localização super conveniente bem na entrada da cidade, ideal se você como a gente pretende visitar o outros lugares. O hotel é moderno e super confortável, eles tem uma brinquedoteca ótima para entreter os pequenos e o restaurante deles também tem boas opções! No dia que chegamos como estávamos mais cansados resolvemos jantamos lá e foi ótimo.

Um pouco diferente de Vieste onde o acesso às praias ficava no meio das estradas em volta da cidade, as opções de praias no sul ficam espalhadas em diferentes cidades, todas bem pequenas e próximas. Ainda assim recomendamos muito que a viagem por essa região seja de carro, é muito mais conveniente.

Ficamos 3 noites em Lecce e todos os dias visitamos duas cidades terminando a tarde no centrinho de Lecce com um jantar em alguma cantina italiana gostosa!

centro-historico-lecce-puglia

ruas-centro-lecce-puglia-italia

Vou falar um pouquinho das praias mais legais e cidades que visitamos abaixo, ficávamos sempre de olho na previsão do tempo porque dependendo principalmente dos ventos é mais indicado ficar nas praias do litoral para o mar adriático (leste) ou mar iônico (oeste). Achamos legal o programa de ir em alguma praia na parte da manhã e a tarde conhecer alguma outra cidade.

* Praias de Torre Guaceto

torre-guaceto-praias-puglia

As praias de Torre Guaceto ficam dentro de uma reserva natural com este mesmo nome! São algumas praias dentro do parque e precisa ficar atento pois o banho de mar não é permitido em todas elas assim como o estacionamento. Ainda assim vale super a pena, as praias são lindíssimas com uma água calminha. Não costuma ficar muito cheio mesmo nessa época! Mas vá preparado com barraca e lanchinhos porque você não vai contar com nenhuma infra-estrutura nem restaurantes ou lanchonetes próximos.

praias-torre-guaceto-puglia-italia

* Ostuni

ostuni-cidade-branca-puglia

Não é a toa que a ‘cidade branca’ é uma das mais bonitas da região de Puglia! Ostuni não tem praia e foi uma das cidades que visitamos em uma das nossas tardes e tomamos um dos melhores sorvetes da viagem! A cidade fica no alto de uma colina e em alguns pontos pode-se ver uma paisagem linda do vale e das oliveiras e vinhas da região.

Como na maioria das cidades deste tipo o mais gostoso é se perder andando pelas ruas estreitas do centro histórico e ir encontrando vários lugares charmosos.

ostuni-puglia-italia

Um bom ponto de partida para o passeio pela cidade é a Via Cattedrale, uma das vias principais do centro histórico.

Ah! E o melhor sorvete foi na Cremeria alla Scala, no centro da cidade. Recomendo muito!

* Otranto

otranto-praia-centro-puglia

Em Otranto você vai encontrar praias lindas! Coladas no centro histórico da cidade e um pouco mais afastadas e também uma cidade murada cheia de história para passear.

otranto-centro-historico-puglia

otranto-puglia-it

Sua localização na costa do mar adriático garante quase sempre as condições ideais para um dia de praia maravilhoso! Quando mencionei mais no início do post sobre previsão do tempo me referia a praias da costa iônica que geralmente tem muito vento. A praia do centro é uma ótima opção para se refrescar antes ou depois de um passeio pelas vielas da cidade murada que são cheias de lojinhas de souvenir, restaurantes e sorveterias. Faz muuuito calor nesta região durante o verão!

A cidade também pode ser uma opção de base interessante pela sua localização e por ter um centrinho super interessante e ainda com a praia deliciosa!

* Torre Dell’Orso

praia-torre-dellorso-puglia-italia

Torre Dell’Orso é uma das praias na região de Otranto, fica bem próxima da cidade. Foi uma das praias que eu mais gostei apesar de estar super cheia quando fomos, estávamos em plena alta temporada não dava para reclamar. A praia tem algumas opções de estacionamento pago bem próximos e conta com a estrutura de Lidos que alugam cadeiras, barracas, além dos restaurantes que servem pizza na areia. O que poderíamos querer mais? rs

pizza-praia-torredellorso-puglia

A água é cristalina e a praia é rodeada por rochas brancas e alguns ‘faraglionis’ que é como eles chamam as pedras ou rochas no meio do mar.

* Gallipoli

praia-gallipoli-puglia

Gallipoli foi uma das cidades com praias que visitamos na costa iônica. As cores do mar são impressionantes de tão lindas!

praia-gallipoli-puglia-italia

Perto do porto tem um grande estacionamento (pago) e foi tranquilo encontrar vaga mesmo no auge do verão! Passeamos um pouco pelas praias da cidade e almoçamos na Trattoria La Puritate com vista para o mar. Uma delícia de comida, lugar, vista, tudo! rs

almoco-la-putitate-gallipoli-italia

* Polignano al Mare

É de Polignano al Mare um dos cartões postais mais conhecidos de Puglia! Uma praia rodeada de rochas com um mar em vários tons de azul e verde. É uma das cidades da região que para mim é parada obrigatória!

polignano-al-mare-ruas-centro-puglia

Acabamos não ficando na praia, apenas passeamos pela centro histórico da cidade que é bem pequenininho e almoçamos em um restaurante com uma das vistas mais sensacionais que já vi na vida, no restaurante Grotta Palazzese onde também funciona um hotel. O restaurante fica dentro de uma gruta de cara para o mar com uma vista perfeita.

vista-grotta-palezesse-puglia

restaurante-grotta-palezesse-puglia

restaurante-polignano-al-mare

A comida do lugar principalmente pelos preços não vale a pena quando comparamos a todas as outras experiências nos restaurantes e cantinas em Puglia. Não que estivesse ruim, achamos meio sem graça. Mas o vinho rosé e a vista compensaram sem sombra de dúvidas! Então a dica é deixar para ir lá para tomar uns drinks e comer de repente alguma das entradas e apreciar a vista. Essa sim vale muito a pena!

almoco-grotta-palezzese-polignano

No próximo posts nossas duas últimas paradas em Puglia; Monopoli e Matera! 🙂

0 Comentários
Deixe seu comentário