Essa viagem para Eslovênia definitivamente superou nossas expectativas e é tão bom quando isso acontece né? Já esperava paisagens bonitas, mas o país é de uma diversidade, as pessoas super acolhedoras, comemos muito bem e não é um destino caro. Me peguei várias vezes pensando porque a Eslovênia não é um destino mais popular, mesmo entre os Europeus e eu não sei responder essa pergunta!
Nossa parada final foi em Lubliana, capital da Eslovênia. Uma das coisas mais legais é o fato de praticamente todo o centro da cidade ser apenas para pedestres e bicicletas. Como não é uma área tão grande assim, os estacionamentos em volta dão conta do recado tranquilamente.
Nós nos hospedamos no Kollmann Apartments, que foi ótimo tirando o fato deles não terem elevador. 🙁 A localização é perfeita! No meio do burburinho do centro da cidade e próximo a algumas opções de estacionamento para quem está de carro.
O que fazer em Lubliana
Em Lubliana um dos passeios mais gostosos é andar pelas margens do rio Ljubljanica que corta o centro da cidade e é cheio de cafés e restaurantes super agradáveis com mesas ao ar livre.
Você vai acabar passando pelos principais pontos turísticos da cidade como a Praça Presernov com a famosa igreja (rosa!) de São Francisco de Assis.
A ponte tripla e o Mercado Central que funciona todos os dias exceto aos domingos.
Outro programa legal é pegar o funicular que sobe até o Castelo de Lubliana de onde se tem uma vista privilegiada da cidade. No castelo existem algumas opções diferentes de tours. A visitação na maioria das áreas é gratuita e eles tem um restaurante lá em cima que parece bem interessante mas que acabamos não experimentando. Eles oferecem exposições e eventos especiais ao longo do ano, vale conferir no website a programação.
Passeios pela região
Em um dos nossos dias em Lubliana resolvemos pegar o carro para conhecer alguma outra cidade próxima e escolhemos Skofja Loka, que fica a aproximadamente 26km e é uma das cidades mais antigas e mais bonitas da região.
O seu centro histórico foi declarado monumento histórico em 1987 e de fato a cidade parece de contos de fada! Se tiver pelo menos 2 dias em Lubliana vale o bate e volta.
Onde comer em Lubliana
Café da Manhã e Brunch
Le Petit Cafe
Ares parisienses na Eslovênia! Esse café cheio de mesas na calçada é uma ótima pedida para começar o dia! Ficava bem pertinho do nosso hotel e estava tudo bem gostoso!
EK Bistro
Esse lugar foi uma das dicas do pessoal do nosso hotel e não poderia ser mais acertada! É um café novo na cidade, super cool com opções de café da manhã e brunch mais diferentes, comemos ovos com aspargos e molho holandaise que estava divino. Eles também tem doces que mudam de acordo com o dia. Provamos o pastel de nata e brownie. 😛 Amei a decoração e o clima do lugar. O EK fica um pouquinho mais afastado, mas a caminhada do nosso hotel até o café nas margens do rio Ljubljanica foi agradável e tranquila.
Almoço ou Jantar
São muitas boas opções de restaurantes em Lubliana, não foi fácil escolher os nossos dois jantares na cidade!
Julija
Pratos bem tradicionais eslovenos, massas e opções com frutos do mar. Comemos mais uma vez o ravioli recheado de linguiça e um risoto de frutos do mar. Para o Gui eles fizeram uma massa a bolonhesa que ele amou! Esse restaurante fica bem cheio para garantir uma mesa na hora do jantar é melhor reservar. Na nossa primeira noite na cidade não conseguimos e acabamos reservando para o dia seguinte. A localização dele é bem central.
Spajza
Não muito longe do Julija fica o Spajza com um ambiente mais intimista, desses que me deixam meio tensa com a bagunça que os meninos fazem de vez em quando… rs. O cardápio também era bem local, comi uma massa trufada que estava bem gostosa.
A Eslovênia para mim foi uma das melhores surpresas dos últimos tempos, daqueles destinos meio secretos ainda!Para conferir todos os detalhes da nossa viagem para a Eslovênia e o roteiro completo acesse os posts abaixo:
Roteiro de 10 dias pela Eslovênia
Bled e Bohinj na Eslovênia
Bovec e Vrsic Pass na Eslovênia
Degustando os vinhos eslovenos
Cavernas, castelos e o litoral da Eslovênia