Esse ano queríamos viajar mais pela Inglaterra e quanto mais pesquisamos mais cidades interessantes aparecerem para a nossa listinha! Bath que é muito conhecida pelas fontes de água termal foi uma grata surpresa! A cidade que fica na região de Somerset no sudoeste da Inglaterra está a aproximadamente 2 horas de trem de Londres.
Ficamos um pouco na dúvida se valia a pena alugar carro mas acabamos indo de trem mesmo e foi a melhor escolha!
Eu estava já na reta final da gravides do Bê e queríamos passar alguns dias em clima, e velocidade rs, de cidade de interior. Além disso queríamos também aproveitar a proximidade e visitar Stonehenge que era um outro grande ‘gap’ nosso em terras britânicas. Existem algumas opções de ‘day tour’ para Stonehenge saindo de Bath. Passamos 4 dias em Bath e eu teria ficado mais tempo tranquilamente sem me entediar! É claro que dá para conhecer os pontos principais da cidade em um dia, em um passeio bate e volta, é mais cansativo é claro mas dá! Um dos motivos de eu ter me apaixonado e querer voltar em Bath é a quantidade de restaurantes e cafés deliciosos. Experimentamos tantos lugares legais que o próximo post vai ser só com dicas de restaurantes na cidade!
Bath foi local de residência de Jane Austen durante alguns anos e a cidade tem vários locais que fazem referência a escritora, outra coisa que amei! Sou fã!
Nos hospedamos no Queensberry Hotel que fica dentro de um casarão antigo, lindo! Nosso quarto parecia que tinha saído de uma das histórias de Jane Austen… rs E um dos restaurantes top que fomos ficava dentro do hotel. Para não dizer que foi perfeito, tínhamos que subir uma escadinha para chegar no nosso quarto, afinal o hotel era um grande casarão antigo, e a minha mega barriga não fazia desse momento um dos mais agradáveis, mas tudo bem!
DIA 1
No nosso primeiro dia, depois de fazer checkin, deixar as malas e tomar um chazinho no hotel, fomos fazer um programa bem típico inglês mas super diferente para a gente! Pegamos um ônibus perto da estação de trem da cidade e fomos visitar a Bath Racecourse que era uma espécie de hipódromo onde aconteceriam algumas corridas de cavalo naquele dia e como era feriado de Páscoa tinha também uma série de atividades para crianças como passeios de pónei, oficina de cookies, caça aos ovos de Páscoa.
Tinha também algumas barraquinhas de comidas e bebidas. O Gui além de amar isso tudo, ainda é apaixonado por cavalos, então o nosso dia foi um programão para ele.
DIA 2
No nosso segundo dia ficamos circulando pelo centrinho histórico de Bath e fomos conhecer os pontos mais turísticos.
O ‘The Circus’ é um dos exemplos de arquitetura Georgiana que é bem típica na cidade, no centro uma praça verde ideal para ficar um tempinho precisando os prédios em volta.
Depois fomos até o Royal Crescent que é outra construção deste mesmo estilo onde fica também o ‘No.1 Royal Crescent‘, que é uma casinha com estrutura e decoração das residências do século 18. O museu é super ‘children friendly’, o Gui ganhou um kit de detetive e também tem uma área com fantasias para que as crianças participem ativamente da visita, foi muito legal!
Passeamos pelo Victoria Park que fica colado no Royal Crescent.
E visitamos também o ‘Assembly Rooms’ que são salões públicos que foram muito utilizados para bailes antigamente na cidade e ainda hoje recebem vários tipos de eventos. Em um dos dias que estávamos na cidade aconteceu uma festa de casamento por lá. Salões lindos e super clássicos.
As ruas do centrinho da cidade tem muito comércio local, lojinhas de decoração lindas o que poderia facilmente me entreter por uma manhã ou tarde inteira, mas nosso dia já tinha sido cheio demais!
Antes de voltar para o hotel tomamos um chá da tarde no salão de chá que fica dentro do ‘Roman Baths’, as Termas Romanas super famosas em Bath.
DIA 3
Começamos o nosso dia bem cedinho indo visitar as Termas Romanas logo no horário de abertura. A ideia inicial era ir no dia anterior, antes do Chá da Tarde, mas quando chegamos lá estava uma fila gigante e como já estava próximo do horário de fechar já nem valia a pena. Caso você visite a cidade durante um final de semana ou feriado, sugiro encaixar o Roman Baths logo no início do dia para evitar que você tenha que perder muito tempo na fila.
O lugar é lindo e cheio de história, um dos mais antigos spas e espaço religioso de antigamente! Fiquei com vontade de tomar banho de água thermal mas lá funciona só como museu mesmo.
No final da manhã nós tínhamos comprado ingresso para levar o Gui no ‘The Egg’ um teatrinho especial para crianças para assistir um show de Marionetes. Ele adorou!
E a tarde reservamos para o tour que nos levaria para Stonehenge. Nós reservamos o passeio com a Scarper Tours, eles saem praticamente todos os dias de Bath em dois horários e apesar de não ser a maior fã desse tipo de tour, achei que nesta caso funcionou muito bem! O micro ônibus sai do centro de Bath, a viagem demora cerca de uma hora, você tem duas horas para a visita o que eu achei um pouco corrido mas suficiente e depois volta. No caminho de ônibus o motorista/guia explica algumas coisas mas em Stonehenge é cada um por sí.
Preciso confessar que por mais interessante e bonito, eu esperava pedras maiores! rsrs Mas com certeza nosso tour valeu a pena.
Há algum tempinho Stonehenge ganhou um complexo turístico que deixa a visita mais interessante. Há alguns anos atrás o esquema era dar uma paradinha com o carro na estrada e ir conferir o monumento. Hoje existe esse complexo que recepciona os tours, tem um museu que conta a história do local e é claro lojinha com souvenirs e lanchonete.
DIA 4
Nosso último dia em Bath foi definitivamente para me deixar com um gostinho de quero mais da cidade! Eu era louca para conhecer o Thermae Bath Spa que tem uma piscina quentinha de água thermal na cobertura com uma vista linda da cidade, mas tínhamos um pequeno probleminha… o Spa não aceita a entrada de crianças, mas meu amado marido me deu de presente uma manhã de massagem e relaxamento. Juro, massagem é uma das coisas que mais amo fazer na vida! Foi maravilhoso! Lá dentro não pode ficar circulando com celular nem ficar tirando foto, ainda bem! Então para entender o meu completo êxtase acesso o site do Thermae Bath Spa. 😉
Enquanto isso os dois ficaram se divertindo no Victoria Park. Amores da minha vida!!!
Depois de um almoço delícia no Acorn Vegetarian Kitchen, que eu vou contar um pouquinho mais no post Foodie de Bath, fomos bater perna no centrinho da cidade até a hora do nosso trem de volta para Londres. Fomos até o Artisan Quarter, seguindo pela Walcot Street que é uma área cheia de lojas locais super legais com destaque para as de decoração.
Ah! Visitamos também a catedral de Bath, o seu interior é lindo! Você pode subir até o alto da catedral para uma vista bonita da cidade mas a minha barriga impossibilitou essa parte do passeio.
Ainda temos muitas outras cidades que queremos explorar por aqui mas se tiver oportunidade não tenho dúvidas sobre voltar a Bath!