Semana passada eu estive a trabalho em Edimburgo e gostei tanto de visitar novamente a cidade que resolvi relembrar por aqui nossa ida para Escócia há um tempinho atrás! Edimburgo para mim é uma das cidades mais bonitas do Reino Unido e a segunda mais visitada, atrás apenas de Londres.
A capital da Escócia conseguiu superar nossas expectativas! A cidade é linda, cheia de atrações interessantes, boa gastronomia e um povo muito simpático. O coração de Edimburgo é a região de ‘old town’ onde fica o imponente castelo medieval que contrasta com as construções de estilo Georgiano da ‘new town’, região mais nova da cidade.
Edimburgo fica a uma hora de avião de Londres, bem pertinho! Resolvemos passar um final de semana durante o festival de arte de rua o Fringe, que é super famoso e deixa a cidade mais alegre e especial durante 3 semanas do mês de agosto.
Como chegar
A maneira mais prática é de avião, como mencionei acima para quem sai de Londres o vôo dura menos de uma hora, mas para quem está viajando pela Inglaterra existe também a opção de trem. A rede ferroviária por aqui é excelente e a viagem de Londres para Edimburgo de trem dura em média umas 5 horas.
Minha experiência por enquanto foi apenas de avião. E o acesso a cidade do aeroporto é bem fácil, nós escolhemos pegar o ônibus Airlink 100, o ticket de ida e volta para um adulto custa atualmente 7,50 libras e a viagem do aeroporto até o centro demora uns 30 minutos.
Hospedagem
Por total coincidência nas duas vezes que visitei Edimburgo me hospedei no mesmo quarteirão! Por conta própria ficamos no Premier Inn Central Lauriston que é um hotel simples mas arrumadinho e na segunda vez a trabalho fiquei no Novotel Edimburgo que é mais moderno e estiloso, amei!
O que os dois tem em comum é a excelente localização, literalmente um do lado do outro. De lá é muito fácil ir a pé para a centro histórico da cidade que é cheio de lojinhas e restaurantes.
O que fazer
Foi difícil encaixar tudo que a gente queria conhecer em Edimburgo em um final de semana e ainda por cima tinha todas as atrações do Fringe que é um capítulo a parte!
Old Town
O centro histórico da cidade é daqueles que vale reservar um tempo para andar meio sem rumo e se perder no meio das ruelas com construções do século XXV e XXVI. Não deixe de passear pelo Grassmarket e pela icônica Victoria Street com as suas fachadas coloridas.
Royal Mile
Royal Mile é o nome do conjunto de ruas da old town que ligam o castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyroodhouse. Fizemos o trecho todo a pé, uma ótima maneira de explorar a cidade.
Para quem gosta de cashmere, Edimburgo é um ótimo lugar para comprar echarpes e cachecóis.
Castelo de Edimburgo
Uma das principais atrações da cidade, acho a vista dele de alguns pontos da cidade tão ou mais bonita do que o próprio castelo visto de perto! São muitas áreas e construções para visitar dentro do castelo, eu diria que as principais são: a esplanada de onde você terá vistas lindas para a cidade, o ‘the one o’clock gun’ que até hoje emite um sinal a 1pm todos os dias, outras vistas de tirar o fôlego da Argyle Battery, ‘the great hall’ e ‘honours of Scotland’.
O castelo costuma ficar bem cheio mesmo durante a semana então evite perder tempo na fila da bilheteria e compre o seu ingresso online.
É meio tenso circular com o carrinho por todas as áreas do castelo mas não é impossível! rs
Whisky Experience
Na Royal Mile bem pertinho da entrada do Castelo de Edimburgo fica o Scotch Whisky Esperience, uma espécie de museu da tradicional bebida escocesa.
Depois de um tour que conta um pouco da história e tradição do Whisky passando por métodos de fabricação, a visita termina com uma degustação. Achei interessante mesmo para quem como eu prefere vinho ou cerveja a whisky!
Palácio de Holyroodhouse
Residência oficial da rainha na Escócia – o Palácio de Holuroodhouse – é aberto para visitação durante todo o ano e conta um pouco da história da família real na Escócia. Os jardins também são lindos.
Parlamento Escocês
O Parlamento Escocês fica em frente ao Palácio de Holyroodhouse, eu conheci nessa segunda ida a Edimburgo. O prédio é bem mais moderno do que se imagina para uma sede de parlamento. Eles fazem visitas guiadas, achei super interessante.
Arthur’s seat
O Holyrood park e Arthur’s seat é uma grande parque ao lado do Holyroodhouse e aos pés da Royal Mile. O nome Arthur’s seat nada tem a ver com trono do Rei Arthur! O parque é um espaço bem selvagem no meio da cidade. Fizemos uma trilha até uma pouco mais da metade da montanha que oferece vistas bem bonitas da cidade ao longo do caminho.
Princes Street Gardens
Um parque lindo! Entre a ‘old town’ e a ‘new town’, um espaço verde que fica movimentado nos meses de verão!
New town e Princess square
A parte mais nova de Edimburgo também tem seu charme com todas as suas fachadas georgianas, muitas lojas e comércio. Não deixe de passear na região de Princess square.
Calton Hill
Uma das vistas mais famosas de Edimburgo é esta do alto da Calton Hill. Uma boa subida para desgastar umas calorias extras ingeridas!
Onde comer
Café da manhã
Um café local super bonitinho com sanduíches, panquecas e outras delícias para começar o dia bem! Fica bem próximo da Royal Mile e castelo de Edimburgo.
O Juice Hula Café é outra ótima opção de café da manhã em Edimburgo, super bem localizado na Victoria Street. Lá você encontra opções mais naturais, muitos smoothies e opções vegan.
Almoço ou Jantar
O Whiski rooms é uma versão escocesa de pub! Jantamos lá no dia que chegamos, comemos um bom hambúrguer e uma tábua de charcuterie. Tomamos vinho – porque eu não sou muito fã de whisky! =*
O Mash bar é um restaurante mais informal, ótimo para um almoço ainda alí na área da old town. Eu adoro purê de batata.. kkkk no Mash eles servem algumas variações a melhor para mim é com queijo chegar escocês e cebolinha!
Lanchonete que você vai encontrar espalhada em diferentes pontos da cidade que serve basicamente um sanduíche de carne de porco desfiada. O Gui amou!
Restaurante mais refinado em um terraço de new town! Nós adoramos comida thailandesa e tivemos um almoço bem gostoso no Chaophraya.
Amei conhecer Edimburgo e espero voltar outras vezes em outras aventuras pela Escócia! 🙂
Sou louco pra conhecer a Escócia e ainda não tive a oportunidade. Mas estou planejando um reveillon por lá. Alguns amigos foram e me disseram que vale muito a pena.