Com Crianças, Destinos, Europa, Gastronomia, Londres

Final de semana em Cotswold no interior da Inglaterra.

06 de fevereiro de 2017

stowonthewold-cotswold-centro-inglaterra

Até agora viajamos pela Inglaterra bem menos do que eu gostaria, afinal com toda a proximidade e facilidade para visitar vários lugares na Europa é muito tentador ir para outros países sempre que temos uma oportunidade! Enfim… no ano passado um dos nossos primeiros passeios pelos arredores de Londres foi para a região de Cotswold.

stowonthewold-cotswold-inglaterra

Cotswold é localizada na região centro-sul da Inglaterra e inclui os ‘condados’ de Gloucestershire, Oxfordshire, Somerset, Warwickshire, Wiltshire e Worcestershire. Tem cidades mais famosas como Oxford e outras menos conhecidas como Stow on the Wold que foi onde nos hospedamos.

loja-souvenir-cotwold-inglaterra

O nome ‘Cotswold’ vem das muitas ovelhinhas nas colinas da região que fizeram essa área meio rural da Inglaterra prosperar antigamente. Visitar a região é como um passeio ao ‘passado’, o clima das cidades é tão gostoso, bucólico… valeu muito o final de semana!

Viajar de trem pela Inglaterra é bem simples, mas como éramos 4 adultos mais o Gui – meus pais estavam por aqui =) – valia mais a pena alugar um carro até porque nós queríamos rodar por algumas cidades o que não seria muito prático de trem. Então alugamos o carro e saímos de Londres em uma sexta feira no final da tarde e voltamos domingo a noite.

Era inverno e pegamos bastante frio, a temperatura lá estava mais baixa do que em Londres, encontramos um pouquinho de neve e gelo mas as estradas estavam tranquilas. Ainda bem! Alias também achamos muito fácil dirigir pelas estradas por aqui, tudo bem sinalizado e o Flavio se adaptou rapidamente a dirigir na ‘mão inglesa’. Ainda sobre o frio, essa é uma viagem que combina fazer no inverno, você não deixa de aproveitar nada da região e o clima é gostoso. Basta ir preparado para o frio!

Ficamos super da dúvida sobre em qual cidade ficar hospedados, todas as cidades são bem pequenas mas com boas opções de hospedagem. E a ideia era ficar em uma das cidadezinhas mesmo, Oxford já era muito grande para o que estávamos procurando. Acabamos optando por ficar em Stow on the Wold que seria uma boa base para visitar todos os lugares que gostaríamos de visitar durante o final de semana. Outro ponto importante foram as opções de restaurantes legais para jantar na cidade já pertinho de onde passaríamos as noites.

Pegamos um pouco de trânsito na saída de Londres na sexta a tarde e demoramos umas 2h30 até Stow on the Wold. Fomos jantar no The Old Stocks Inn que fica dentro de um hotel que parece ser bem legal também. Comemos um hambúrguer – bem inglês – um prato de frango com queijo de cabra e um creme brulé de chocolate. Aprovadíssimo!

restaurante-cotswold-inglaterra

flavio-gui-restaurante-cotwold-inglaterra

Nós ficamos hospedados no Cotswold Garden Tea Rooms, um hotel bem pequenininho mas com os quartos bem espaçosos e uma decoração tipicamente inglesa, super fofo! Lá eles colocaram um berço para o Gui no nosso quarto sem nenhum custo adicional. Como se tratava realmente de uma casinha antiga transformada em hotel, para todos os quartos o acesso era por escadas, mas como não eram muitas acabou não sendo um problema! Ah! E precisa combinar com antecedência o seu horário de chegada caso seja tarde da noite como no nosso caso, pois eles não tem uma recepção 24h.

hotel-cotswold-inglaterra

No sábado depois do café da manhã reforçado do hotel passeamos um pouco pelo centrinho de Stow on the Wold. A cidade é super antiga, na verdade todas dessa região são! E muito bem conservadas. Em Stow on the Wold você vai encontrar muitos antiquários, casas de chá e lojinhas de queijo.

cafe-da-manha-cotswold-inglaterra

loja-queijo-cotswold-inglaterra

É claro que voltei para Londres com algumas opções de queijo! rs

Seguimos para Moreton in Marsh que era uma das principais cidades-mercado da região antigamente. É praticamente uma única rua com muitas lojinhas, pubs e uma igreja bem bonita.

moretoninmarsh-centro-cotswold-uk

passeio-cotswold-inglaterra

moretoninmarsh-cotswold-inglaterra

De lá seguimos para Chipping Campden, acho que é uma das cidades mais antigas de Cotswold. Uma graça! Diferentes estilos de arquitetura convivem de forma harmoniosa.

centro-chippingcampdem-cotswold-uk

igreja-chippingcampdem-cotswold-inglaterra

Visitamos uma área que foi o mercado municipal no século 17! Muito legal.

mercado-chippingcapdem-cotswold

Depois fomos até Broadway, para mim esse nome não combina nem um pouco. Enfim… rs foi uma das maiores cidades que visitamos na região e uma das atrações principais é a Torre que fica no alto de uma das montanhas com uma vista igualmente bonita.

broadway-gelo-cotswold-inglaterra

broadway-cotswold-inglaterra

torre-broadway-cotswold-uk

torre-broadway-cotswold-inglaterra

Lá tomamos um ‘cream tea’ delicioso! O ‘cream tea’ é uma versão do chá da tarde inglês que vem com um creme super gostoso (e gordo!) para você comer com os scones que são pãezinhos amanteigados. Super light! kkkk mas para mim vale cada caloria, ainda mais com o frio que estava fazendo. Fiquei passada aqui que não encontrei nenhuma foto do bendito chá! Qualquer dia faço um post só disso. =)

Na volta para Stow on the Wold jantamos em outro lugar super gostoso, o Old Butchers. Comemos uma tábua de frios, raclete e um ‘Chocolate Pudding’ que poderíamos tranquilamente chamar de Petit Gateau que estava divino. O vinho que tomamos idem. O restaurante é super familiar, e estava lotado! Só conseguimos mesa porque tínhamos ligado mais cedo para reservar. Dá para fazer a reserva pelo site também, vale a pena!

old-butchers-cotswold-inglaterra

No dia seguinte começamos nossa volta para Londres pelos vilarejos de Upper e Lower Slaughter, bem rústicos e pequenininhos. Parecia um grande sítio, pessoas andando a cavalo e umas casinhas antigas lindas.

casinhas-antigas-cotswold-inglaterra

passeio-vilarejo-cotswold-inglaterra

De lá fomos para Bourton on the Water que algumas pessoas chamam de Veneza inglesa. Eu acho meio exagerada a comparação… rs mas a cidade é mesmo linda! Cortada pelo rio Windrush, tem várias pontes pela cidade, cafés e lojinhas. É muito charmosa e uma das mais visitadas por turistas na região. Lá rolou outro ‘cream tea’!

bourtononthewater-cotswold-inglaterra

bourtononthewater-cotswold-uk

No final da tarde passamos por Oxford, eu já conhecia a cidade que tem vários atrativos mas meu pai queria conhecer mesmo a área da Universidade. Então nosso roteiro foi bem focado! Mas Oxford merece mais tempo para ser visitada, principalmente se for a primeira vez por lá!

Sugestão de roteiro para um final de semana em Costwold

Dia 1
Viagem até Stow on the Wold

Dia 2
Stow on the Wold, Moreton in Marsh, Chipping Campden e Broadway.

Dia 3
Upper e Lower Slaughter, Bourton on the Water e Oxford.