Café da Manhã, Com Crianças, Europa, Restaurantes, Roteiros

Islândia. Um final de semana na Terra do Gelo!

28 de novembro de 2016

vista-aerea-reykjavik-islandia

Quando começamos a pesquisar sobre os países que incluiríamos no roteiro para a nossa viagem aos países nórdicos (que virá em outros posts em breve!) acabamos conhecendo um pouquinho do que a Islândia tinha a oferecer. E eram tantas opções de passeios  e paisagens tão diferentes que logo resolvemos que teríamos que planejar uma viagem para lá também! 🙂

Não tínhamos muito tempo, foi apenas 1 final de semana então fizemos o super básico e ficamos com vontade de voltar uma próxima vez com mais tempo e ai dar a volta na ilha.

Saímos de Londres na sexta a noite e nos hospedamos em um hotel perto do aeroporto, pensando já na nossa visita a Lagoa Azul no dia seguinte e considerando que Reykjavik não fica pertinho do aeroporto, 45 a 60 minutos de deslocamento. Tudo sobre o passeio na Lagoa Azul está neste post aqui.

DIA 1

gui-flavio-nadando-lagoaazul-islandia

Depois da nossa manhã super relaxante na Lagoa Azul nós pegamos um dos ônibus que saem do complexo em direção ao centro da cidade e fomos fazer check-in no outro hotel que nos hospedamos. Na verdade não era um hotel tradicional, eram mini apartamentos com uma recepção que funcionava na maior parte do dia; The Swan House. Fizemos a reserva pelo Booking.com e adorei esse lugar, a localização, a decoração do apartamento. Tudo muito bom!

swan-apartaments-reykjavik

Deixamos nossas coisas por lá e fomos explorar a cidade que apesar de ser a capital do país é super pequenininha e fofa! Começamos por uma das atrações gastrônomicas mais famosas da cidade, Bæjarinn’s Bezta Pylsur (“O Melhor Cachorro Quente da Cidade”). Eu amo cachorro quente e quanto o Flavio comentou sobre isso eu pensei; Ótimo! Imaginava chegar lá em uma lanchonete super cool e me esbaldar com cachorro quente, mas na verdade era uma barraquinha perto da região portuária. (?!)

famoso-cachorroquente-reykjavik

Na verdade duas barraquinhas, a original e uma segunda para atender a demanda porque depois de até Bill Clinton ir até lá provar o bendito cachorro quente ele vendem muuuito! E o mais engraçado é que as pessoas, turistas na maioria ficam na dúvida e permanecem na fila para a barraquinha original quando o cachorro quente da outra é exatamente igual! Confirmamos isso comprando nas duas.. kkkk E realmente foi um dos melhores que já comi! Uma mistura de cebola, cebola tostada, mostarda e um molho que não sei descrever. Delícia! Vale mesmo a fama!

opera-reykjavik

Durante a tarde passeamos pela rua principal do centro da cidade (Laugavegur) onde se concentram a maior parte de lojas e restaurantes. Fomos até a Ópera House que é bem bonita e também fomos na Igrejinha Hallgrimskirkja, o mais legal lá é subir na torre para ver a vista da cidade. Eu amei a vista lá de cima! Parece que você está vendo uma maquete, casinhas de boneca, muito legal!

torre-igreja-reykjavik

vista-torre-reykjavik

Fomos jantar em um restaurante que ficava dentro de uma casa típica antiga, além da comida ser muito gostosa você se sente na sala de um amigo Islândes! Lækjarbrekka era o nome do lugar. Tudo começa com um pão caseiro delicioso que você nem precisa pedir. Já ganha vários pontos comigo esse tipo de lugar. rs Nós comemos de entrada o creme de lagostins que estava delicioso. E os pratos foram o Artic Char, que é tipo uma torta de batata e peixe gratinado e o Salted Cod, outro prato de peixe muito bom. O Gui comeu seu prato preferido atualmente; macarrão. Ele fica feliz com quase qualquer macarrão.

restaurante-reykjavik

jantar-reykjavik

E o nosso longo dia ainda não tinha terminado. Fomos para o hotel esperar o transfer que nos levaria para o tour da Aurora Boreal. Quando pensamos em ir para a Islândia esse era um dos maiores atrativos, mas pesquisando sobre o assunto vimos que ficando tão pouco tempo por lá seria uma coisa meio loteria. Apesar de ser a época mais propícia (outubro a abril) quando as noites são mais longas e escuras, além de estar acontecendo a “atividade” o céu precisa estar claro o que não é muito fácil por lá. O tempo é realmente bem instável e nós não tivemos a sorte de conhecer a Aurora Boreal, não desta vez! 😉

DIA 2

Estávamos exaustos do dia anterior! Então nosso plano era dormir até mais tarde e aproveitar um pouquinho a manhã no nosso apartamento que era tão aconchegante. Para nossa sorte e felicidade de todos, Gui participou intensamente da programação no sábado então também resolveu dormir um pouquinho mais.

Pegamos uma indicação na recepção do apartamento para tomar café da manhã de um lugar ótimo; Sandholt. Uma mistura de padaria, confeitaria e café. Nossa mesinha ainda tinha vista para a mega cozinha deles e eu sou apaixonada por cozinhas e confeitarias então adorei tomar café assistindo muffins e tortas serem feitos. rs Na saída levamos ainda uns pães e doces para comer durante o nosso tour do dia que iria durar toda a tarde.

cafedamanha-reykjavik

Quando o Flavio pesquisou os passeios pela internet encontramos várias opções de agencias, mas o que nos demos conta lá é que várias agencias vendem na verdade os mesmos tours que são feitos por uma grande agencia chamada Reykjavik Excursions, não era exatamente o nosso tipo de tour naqueles ônibus enormes. Como foram apenas 2 (Northern Lights e o Golden Circle) foi ok! Mas caso você prefira grupos mais exclusivos, o que geralmente nós buscamos, procure se certificar quando fizer a reserva.

O tour do Golden Circle foi bem legal e conseguimos aproveitar mesmo com o tempo meio ruim. Na primeira parada você conhece uma grande fissura que na verdade é uma parte da divisão das placas tectônicas da Euroasia e a Norte Americana.

rachadura-placa-eurosasia-goldencircle-islandia

Depois passamos pela região dos Geysirs, água termal super quente que fica sob pressão e gera um jatos as vezes gigantes!

gui-flavio-geysers

geysers-islandia-goldencircle

E por último visitamos a cascata de Gullfoss, Gui ficou impressionadíssimo!

mc-gui-gullfoss-goldencircle-islandia

Na volta para Reykjavik fomos lanchar e conhecemos um lugar que fazia sorvetes com hidrogênio, ficava pronto na hora. Não era exatamente o sorvete mais cremoso que já provamos, mas a experiência é legal!

gelateria-joylato-reikjavik

Voltamos para Londres com vontade de uma viagem mais completa pela ilha que é claro já está na ‘lista’!