Com Crianças, Destinos

Finlândia – o que fazer em Helsinki

09 de julho de 2018

helsinki-finlandia

Foi em Helsinki que começamos nossa viagem pela região do Báltico e não poderíamos ter começado de maneira melhor! A cidade que não raramente aparece no topo de rankings sobre melhores lugares para viver e morar é realmente encantadora. Pelo equilíbrio entre arquitetura clássica e moderna, museus, espaços verdes e outros motivos que nos deixaram com vontade de conhecer mais da Finlândia!

litoral-helsinki-finlandia

Nós ficamos em Helsinki 2 dias e meio, deu para conhecer os principais pontos da cidade mas com certeza teríamos mais coisas legais para fazer ficando um pouquinho mais. Ainda assim conseguimos fazer um passeio até uma das ilhas próximas a cidade – Suomenlinnam – que nos deu um gostinho do que parece ser o interior da Finlândia, um passeio bem legal.

Nossa hospedagem foi no Radisson Blue Plaza Hotel, uma excelente opção para quem visita a cidade. O hotel fica a menos de 5 minutos da estação principal de trem, em frente a estação chegam alguns ônibus ‘shuttle’ que fazem o trajeto aeroporto – centro da cidade, nós pegamos o da Finnair e foi bastante conveniente. A localização também é muito boa para fazer vários outros passeios pela cidade a pé.

estacao-principal-helsinki

O café da manhã é um capítulo a parte, geralmente deixamos o café em aberto para experimentar diferentes opções pela cidade mas dessa vez eu não me lembro por qual motivo eu inclui na reserva o café para todos os dias. Ainda bem! E ainda bem que foram só três dias. O buffet que é servido em um salão super bonito é daqueles que tem tudo que você pode imaginar e mais um pouco, incluindo uma seleção divina de queijos e frios, smoothies diferentes todos os dias, waffles, panquecas, tudo que me enlouquece.

cafe-da-manha-radisson-blue-helsinki

Ainda bem que não faltaram muitas caminhadas pela cidade para dar uma balanceada! Listei abaixo os principais lugares que visitamos.

Passeios pela cidade

helsinki-finlandia

Tuomiokirkko – Catedral de Helsinki

catedral-helsinki-finlandia

Um dos principais cartões postais da cidade a Catedral de Helsinki fica nas alturas. Tantos degraus foram construídos para representar a supremacia divina. Por fora super imponente e por dentro é bem minimalista.

Senaatintori – Praça do Senado

Em frente a Catedral de Helsinki fica a Praça do Senado que é uma grande esplanada onde acontecem muitos eventos. Quando passamos por lá estava rolando uma exposição com esculturas enormes de animais marinhos feitos em material reciclado.

Catedral Uspenski

catedral-usoenskin-helsinki

É difícil não se impressionar com a arquitetura dessa catedral com seus tijolos vermelhos e cúpulas tipicamente russas. A catedral foi construída originalmente como uma igreja ortodoxa russa. Bom para já termos um gostinho do que encontraríamos mais adiante na viagem em São Petesburgo. Ela fica localizada em uma das ilhas coladas em Helsinki; Katajanokka.

Kauppatori – Mercado do Porto

mercado-porto-helsinki

O Kauppatori é uma das áreas mais turísticas da cidade, na região do porto de onde saem muitos cruzeiros e ferrys para ilhas vizinhas. O mercado mesmo consistem em dezenas de barquinhas de comida, na sua maioria frutos do mar frescos e souvenirs. Tem uma área com mesas e cadeiras para quem optar por comer por ali. Para quem busca algo um pouco mais organizado, o Vanha kauppahalli ou ‘Old Market Hall’ fica do lado com mais opções de comidas gostosas.

Parque Esplanada

parque-esplanada-helsinki

Um longo espaço verde na cidade entre o mercado do Porto e o Teatro da Suécia, nas suas laterais passam importantes avenidas: Eteläesplanadi e Pohjoisesplanadi. O parque tem jardins lindos e vira ponto de encontro no verão com barraquinhas de bebidas, sorvetes e muita gente aproveitando o sol. Durante o inverno é onde funciona o mercado de natal de Helsinki. Ótimo para uma caminhada depois de se acabar de comer no mercado do porto!

Design District

design-district-helsinki

Helsinki é uma cidade que não economiza em galerias de arte, museus e design! No site do Design District você confere as lojas, galerias, cafés e todos os endereços que fazem parte desse ‘circuito’ nas regiões de Punavuori, Kaartinkaupunki, Kamppi e Ullanlinna. Nós fomos até o Design Museum que é bem legal parando em muitas lojinhas pelo caminho!

Ateneum Art Museum

ateneum-museu-helsinki

Esse museu de arte tem a maior coleção de obras do país e conta um pouco da história da arte na Finlândia. As exposições temporárias também costumam ser interessantes, vale conferir a programação no site.

Kamppi Chappel

capela-kamppi-helsinki

Situada na praça Narinkka, uma das áreas mais agitadas de Helsinki a Kamppi Chappel também é conhecida como capela do silêncio, um lugar para se encontrar calma, paz e fica em silêncio por alguns momentos. Imaginem a minha tensão de entrar com o Guilherme lá dentro!! rs mas ficou tudo bem, acho que ele sentiu a vibe do lugar e resolveu ficar quietinho.

Kiasma – Museu de Arte Contemporânea

museu-arte-contemporanea-helsinki

Para quem gosta de arquitetura só o prédio deste museu já vale a visita! Foi um dos museus mais legais que visitamos na cidade, a maior parte das galerias eram interativas o que fez a visita bem interessante para o Gui também. Acho que ele é mais chegado em arte moderna do que clássica! rs

Temppeliaukio Church

igreja-pedra-helsinki

A igreja de Pedra é uma mistura de arquitetura moderna que parece mais uma caverna com a acústica perfeita no seu interior. É um dos pontos turísticos de Helsinki mas se o seu tempo estiver curto não seria uma das minhas prioridades.

Suomenlinna Fortress

suomenlinna-helsinki

Suomenlinna está a apenas 15 de ferry saindo do mercado do Porto de Helsinki. Principalmente durante o verão os barcos são bem frequentes, a cada meia hora, e custam baratinho, algo em torno de 5 euros por adulto o ticket de ida e volta.

Este pequeno complexo de ilhas já foi o forte da Finlândia e preserva várias construções da era russa. Uma das maneiras de visitar Suomenlinna é seguindo uma trilha com placas azuis que sinalizam o caminho entre as principais atrações. Ao final você vai visitar a área na minha opinião mais interessante com muralhas e ruínas do antigo forte. Existem várias areas para fazer picnics!

Onde comer em Helsinki

Konstan Molja
Uma das refeições mais especiais que fizemos na cidade foi no Restaurante Konstan Molja, um lugar bem aconchegante que fez a gente se sentir jantando na casa da minha mãe! Sabe aquela comida que te trás um conforto? O Konstan Molja é assim! Eles funcionam apenas para o jantar em esquema de buffet com muitas especialidades locais, incluindo salmão é claro além de outros peixes, saladas, sopas, e muitas variações de batatas. Tenho uma lembrança divina do purê de batatas de lá! rs

Vanha Kauppahalli
O ‘antigo mercado’ de Helsinki funciona neste local desde 1889! Super tradicional com vários cafés, mercearias e restaurantes. Alguns deles tem mesas mas é tudo bem apertadinho, o que não é um problema. Em último caso faça as suas compras e saia para comer ao ar livre na região do porto que é super agradável. Não vão faltar opções da culinária nórdica e frutos do mar.

old-market-hall-helsinki

salmao-comidas-helsinki

De Helsinki partimos de Ferry boat para Tallin na Estônia, assunto para o próximo post! 😉

0 Comentários
Deixe seu comentário