Com Crianças, Destinos, Europa, Restaurantes

Bretanha além das galettes!

11 de agosto de 2017

bretanha-franca

Depois de passar o dia em Caen conhecendo um pouquinho mais da história da Região no Memorial da 2a Guerra seguimos viagem para St Maló, a nossa última base antes de chegar ao Monte Saint Michel. Na verdade ela fica um pouquinho depois do Mont Saint Michel já na região da Bretanha e aproveitamos o tempo que tínhamos por lá para conhecer um pouquinho desta região que tem muito mais do que as famosas galetes (tipo crepe!) francesas para oferecer!

stmalo-pordosol-bretanha

Foram 3 noites em St Malo e só dois dias inteiros de passeio o que no nosso caso foi suficiente. As cidades que visitamos são bem pequenas, dá para conhecer tranquilamente em uma manhã ou uma tarde, mas por ali você também encontra praias interessantes. O ponto é que dessa vez com o Bernardo tão pequeno não estávamos planejando ficar muito tempo em praia. Então o tempo para conhecer essa região vai depender da época da viagem e dos seus objetivos. Se for só para as cidades mesmo 2 dias são mais que suficientes! Se a viagem for no verão e a idéia for aproveitar as praias, neste caso planeje um pouquinho mais de tempo.

praia-stmalo-bretanha-franca

Para conferir o roteiro completo da viagem leia este post aqui!

Saint-Malo

stmalo-bretanha-franca

St Malo é uma cidade medieval e o seu centro histórico fica em uma região chamada intramuros, uma cidade murada, que foi praticamente toda reconstruída no pós guerra. É nessa área que ficam concentrados muitos restaurantes, lojinhas e hotéis.

Nós estávamos de carro e não sabíamos direito como era o acesso por ali e acabamos optando por nos hospedar na praia um pouco mais afastado desse centrinho mas em uma distância que dava para fazer a pé! Já que a gente gosta mesmo de uma boa caminhada. Amamos uma praia e como ainda não teríamos como passar muito tempo curtindo na areia a ideia de acordar e tomar café com vista para o mar nos agradou!

hotel-stmalo-bretanha

No final o acesso de carro no centrinho nem era complicado, existem muitos estacionamentos em volta dos muros, mas ainda assim não me arrependo de ter ficado de frente para a praia! A região do Boulevard Hébert também tem hotéis e restaurantes legais.

intramuros-stmalo-franca

Nós passamos um dia inteiro explorando a cidade com calma, se perdendo pelas ruazinhas do centro histórico, andando por cima do muro com vistas lindas para as praias. Sim! Existiam alguns acessos para subir as muralhas com rampas o que facilita muito a vida de quem está andando com carrinho de criança para cima e para baixo. Foi bem tranquilo.

Fomos em dois restaurantes super gostosos dentro da cidade murada que definitivamente valem a inclusão no roteiro!

O primeiro não poderia deixar de ser uma creperia! O Bergamote fica bem em frente a Catedral da cidade no número 3, Place Jean de Chatillon. O restaurante funciona também como casa de chá e no cardápio não faltam opções salgadas e doces da galette francesa que é o crepe feito com aquele trigo mais escuro/ sarraceno. Eu acho uma delícia! As que mais gostamos foram a de queijo de cabra e parma e a de caramelo com flor de sal. Aliais, parece que essa mistura de caramelo com flor de sal é original dessa região, em todo lugar, lojas e restaurantes você dá de cara o tempo inteiro, uma dificuldade resistir.

galette-franca-bergamote

E o outro restaurante de cozinha também francesa foi o Le Chalut. Comemos dois peixes maravilhosos com um ótimo vinho. Não consegui encontrar o site do restaurante, o endereço dele é: 8 rue de la Corne de Cerf.

lechalut-stmalo-franca

peixe-jantar-lechalut-stmalo

Aproveitar a gastronomia local é sem dúvida uma das coisas que mais apreciamos durante as nossas viagens!

Em todas essas cidades menores, com raras excessões, os restaurantes fecham no meio da tarde entre o almoço e jantar. A gente geralmente fica com os horários completamente malucos durante as viagens, agora ainda mais com os dois meninos não conseguimos sair muito cedo. Geralmente tomamos um bom café da manhã e nos dias que resolvemos esperar a fome chegar acabamos dando de cara com as nossas primeiras opções de portas fechadas. Nem sempre os sites ou o Trip Advisor tem essa informação dos horários de funcionamento atualizada. Então fique de olho se não quiser acabar fazendo um lanchinho!

Dinard e Dinan

No dia seguinte fomos visitar duas cidades bem próximas: Dinard e Dinan, a primeira mais uma cidade de praia e a segunda outra medieval.

Começamos o dia em Dinan que tem um centro histórico super bonito, um dos mais bem conservados na região da Bretanha, que pode ser explorado facilmente em uma manhã. Nós ficamos nas nossas andanças só por ali mas parece que a região do porto também é interessante. Lá chegam barcos de passeios vindo de Dinard e St Malo.

dinan-medieval-bretanha

dinan-franca

Estava um calor danado e tudo que eu queria era me jogar na praia quando chegamos em Dinard, mas infelizmente não estávamos preparados para isso. As praias dessa região são cheias dessas barracas que quase parecem uma barraca de camping. Se eu soubesse que era esse esquema talvez tivesse pensado duas vezes em ficar com o baby Bernardo um pouco nessa sombrinha.

dinard-bretanha-franca

Cancale

Na saída de St Malo fizemos uma paradinha rápida em Cancale, mas precisamente em um lugar chamado La Pointe du Grouin.

lapointdugrouin-cancale-franca

O local é tipo um mirante com uma vista linda para a baia do Mont St Michel. Paramos em um restaurante para tomar um vinho, no caso do Flavio uma cerveja, e apreciar a vista. Comemos um salmão defumado que estava gostoso mas o forte do lugar é mesmo a vista!

Cancale é famosa pela produção de ostras que eu particularmente não curto. O Flavio comeu em um dos restaurantes que fomos em St Malo e aprovou.

No terceiro dia na Bretanha era hora finalmente de seguir para o Mont Saint Michel, ponto alto da viagem que fica para o próximo post! =)

0 Comentários
Deixe seu comentário