Américas, Destinos, Gastronomia, Restaurantes

Restaurantes em Cusco e Águas Calientes – Machu Picchu.

23 de janeiro de 2017

pela-cidade-cusco

Mesmo antes da viagem eu já sabia que a gastronomia no Perú seria uma atração a parte! Então nos dedicamos consideravelmente na pesquisa dos restaurantes por onde iríamos passar.

Para quem curte os pratos típicos peruanos vai encontrar muitas opções de ceviches, outros pratos de peixes, muitos acompanhamentos com batatas e quinoa. Eu acho tudo uma delícia! Também é muito fácil encontrar ótimos restaurantes de ‘cozinha internacional’ e opções mais tradicionais de carnes e massas, mas nós gostamos de experimentar coisas diferentes e de preferência locais.

mc-flavio-cicciolina-cusco

No post de Lima com o resumo do nosso roteiro eu falei do Tanta e agora vou falar das nossas melhores escolhas de restaurantes em Cusco e um muito legal em Águas Calientes. =)

Cicciolina em Cusco

vinho-peruano-cusco-cicciolina

Fomos no Cicciolina na nossa primeira noite em Cusco e ainda estávamos nos ambientando com a  altitude, acho que o jantar delicioso que comemos por lá e o ambiente super aconchegante deram uma ajudinha!

O restaurante fica um pouco escondido no segundo andar de um casarão antigo em uma das ruazinhas que terminam na Praça das Armas que é o centrinho da cidade.

No cardápio a maioria das opções eram de culinária regional, tudo que nós estávamos procurando.

Comemos um prato de polenta com mascarpone e tipo um ragu de carne e uma truta com nhoques fritos. Os dois estavam ótimos. Vinho regional para acompanhar. Costumamos dar preferência sempre aos vinhos locais. =)

polenta-cicciolina-cusco

peixe-nhoque-cicciolina-cusco

De sobremesa pedimos uma mousse de chocolate branco que vinha em cima de um brownie. Eu não sou muito de chocolate branco, no geral acho enjoativo, mas esta sobremesa estava muito boa!

sobremesa-mousse-chocolate-branco

Quando fomos estava bem cheio e demos sorte de conseguir uma mesa no ambiente do bar que era bem gostoso também, mas para garantir melhor reservar!

Cicciolina Cusco – Calle Triunfo 393 | 2do PisoCusco, Peru – Website

Map Café em Cusco

O Map Café fica dentro do museu de arte Pre Colombiana de Cusco, paramos lá para almoçar em um dos dias que estávamos fazendo tour privativo. O ambiente é moderno com umas paredes de vidro para o pátio do museu. É bonito o contraste da arquitetura! A culinária é peruana moderna!

entrada-museu-precolombiano-cusco

De entrada uma mistura de batata com queijo roquefort coberto com um tartare de tomate e um molhinho de pimenta!

roquefort-entrada-mapcafe-cusco

Os pratos principais foram canelone trufado com quinoa e queijo de cabra gratinado e o peito de frango recheado com queijo de cabra acompanhado de um risoto de milho. No Perú é super tradicional eles usarem esses milhos mais grandinhos e essa foi uma excelente variação.

caneloni-trufado-mapcafe-cusco

frango-choclo-mapcafe-cusco

De sobremesa pedimos as trufas gigantes de chocolate que tinham um toque de pisco e vinham com sorvete! Maravilhosas!!!

sobremesa-trufas-chocolate-mapcafe-cusco

Map Café CuscoPlazoleta Nazarenas 231 | Museo de Arte Precolombiana Cusco – Website

LIMO

Para dar uma variada – na verdade nem tanto porque continuamos no peixe! – fomos jantar um dia neste restaurante japonês que tem uma vista bem legal para a Praça das Armas. É do mesmo grupo/ chef que o Map Café e também não decepcionou.

comida-japonesa-limo-cusco

Comemos de entrada um tartare de atum que parecia um ceviche e pedimos várias opções de makimonos que são os ‘rolinhos’ japoneses. Uma delícia!

makimonos-limo-cusco

Limo CuscoPortal de Carnes 236, piso 2 | Plaza de Armas Website

Chicha

No Chicha foi o nosso almoço de despedida de Cusco e do Perú, neste dia a noite pegaríamos o nosso vôo de volta para o Brasil e para o nosso gordinho. Saudade já estava apertando forte!

O Chicha é mais um restaurante do Chef Gáston Acurio dono do famosinho Ástrid e Gáston. E depois de revirar nosso arquivo de fotos eu ví que lá tivemos um probleminha que na verdade é meio recorrente. Apesar de amar primeiramente ‘comer com os olhos’ e registrar nossos pratos as vezes não dá tempo e quando nos damos conta lá se foi a comida!! rs

Bem.. eu tenho registro do que comemos e posso dizer que todos os pratos foram aprovadíssimos, nos despedimos com chave de ouro!

De entradinha comemos o trio de empanadas que tinha as versões carne, frango e uma de milho. Os pratos foram pimentões recheados com carne e um outro prato de carne com cenouras, ervilhas e um ‘salsa criolla’ que é um molho típico a base de cebola, alho, tomate, pimentões, pimenta e outros temperos.

E para fechar temos pelo menos a foto da nossa sobremesa! kkkkk Um souflé de chocolate com sorvete divino!

sobremesa-soufle-chocolate-chicha

ChichaCalle Plaza Regocijo 261 – 2 piso | Centro de Cusco – Website

Índio Feliz em Águas Calientes

Passamos uma noite só em Águas Calientes para garantir que chegaríamos bem cedinho em Machu Picchu no dia seguinte. Apesar do website meio estranho muita gente estava falando bem desse restaurante.. então resolvemos conhecer. O ambiente do lugar é totalmente psicodélico.. tipo maluquice mesmo! Mas o atendimento era ótimo e a comida também. Índio feliz aprovado!

mc-flavio-indio-feliz-aguas-calientes

Como chegamos lá bem tarde e acabamos fazendo uns lachinhos no trem ficamos só com os pratos principais.

Nós comemos um ceviche de peixe branco bem tradicional e uma truta com molho de vinho branco e pimenta. Truta é um peixe que tem que ser bem feito para não ser sem graça, nós gostamos bastante.

ceviche-indio-feliz-aguas-calientes

truta-indio-feliz-aguas-calientes

Índio Feliz – Calle Lloque Yupanqui Nº 103 Águas Calientes- Website

Ah! Nota importante.. eu e o Flavio temos uma certa mania de dividir praticamente todos os pratos para provarmos mais coisas do menu. Cada um come o seu prato inicial até a metade (mais ou menos.. rs) e ai discretamente trocamos! Geralmente não temos nenhuma dificuldade em escolher pratos que agradem os dois. Adoro!

0 Comentários
Deixe seu comentário