Europa, Gastronomia, Restaurantes

Melhores restaurantes em Cracóvia

11 de Fevereiro de 2018

entrada-pod-wawelem

Uma das coisas que mais gosto durante as viagens é me aventurar na culinária local seja em restaurantes famosinhos, mercados ou feiras! Geralmente quando passamos por um supermercado diferente aproveitamos para fazer um ‘tour’, além de comprar alguns lanchinhos é claro! Lanchinhos são muito importantes principalmente viajando com crianças e agora o Gui também curte escolher novidades o que eu acho ótimo!

Eu comentei lá no post com o nosso roteiro em Cracóvia, que nos surpreendemos com a culinária local, até porque não estávamos esperando nada especial. Mas desde o nosso primeiro jantar que aquela mistura de comida Alemã, leia-se bastante carne de porco, batatas, com um toque Austríaco carregado no Schnitzel nos deixou muito feliz! Rsrs

RESTAURANTES EM CRACÓVIA

Pod Wawelem

Nosso primeiro jantar foi no restaurante que arrisco dizer foi o meu preferido na cidade! A localização dele é ótima, super próximo do Castelo e também do nosso hotel.

O Pod Wawelem tem um cardápio bem alinhado com as tradições locais e lá provamos pela primeira vez o pierogi, que são alguma coisa entre pastel, guioza e ravioli! Rs Eu achei uma delícia! Tem versões recheadas de vegetais e cogumelos ou carnes. É uma das opções mais populares na Polonia. Os pratos são todos meio gigantes! Então para a maioria o mais indicado é dividir.

pierogi-pod-wawelem

O restaurante é bem grande e ainda assim tinha uma fila de espera, mas que andou rapidinho! Para quem está com crianças eles tem um mini playground dentro do restaurante, perfeito para entreter os pequenos até a chegada da comida. Podiam ter mais lugares assim não?

parquinho-pod-wawelem

Além do Pierogi, nós comemos um Schnitzel – que são aqueles bifes empanados – enooorme, acompanhado de salada de batatas e uma salada de repolho com picles. Gui comeu schitzel também que ele adora!

pod-wawelem-schnitzel

E para fechar pedimos um Apfelstrudel! Que é uma tortinha folheada de maça que veio quentinha com sorvete.

Starka

O Starka é outra opção de restaurante com um cardápio bem local que fica nos arredores do bairro judeu. Jantamos por lá depois de bater perna por esses lados da cidade e foi mais um jantar delícia!

starka-cracovia

Lá provamos uma sopa típica chamada: Zalewajka soup. Um creme de batata, com salsicha, bacon que vem com um pouco de sour cream em cima. Uma coisa assim bem leve sqn! Mas super saborosa e ideal para a friaca que estava fazendo.

Também comemos de entrada mais uma vez os Pierogis, uma das versões mais famosas é o ´Russian´ Pierogi, que é recheado de queijo e batata. Lá ainda foi servido com cebola caramelizada.

pierogi-starka

Como pratos principal, pedimos um joelho de porco (o Flavio é claro), porque apesar de comer carne de porco, esse prato é meio demais para mim. Mas estava bonito!

joelho-porco-starka

E eu pedi um frango recheado com nuts com purê de batata e vegetais caramelizados, nhami!

frango-starka

Guilherme não estava para muitas novidades e comeu mais um schitzel. Eles faziam uma versão menor para crianças.

Pod Aniolami

Nosso último jantar na cidade foi no Pod Aniolami, um restaurante bem no centro histórico da cidade, próximo da praça principal, em uma construção do século XXVIII que faz você viajar mesmo para Old Krakow. 🙂 É um restaurante mais sofisticado, leia-se não é o mais apropriado para ir com um bebê e uma criança cansados… mas ok a gente assume as nossas maluquices.

O Pod Aniolami não é muito grande, na nossa primeira tentativa não conseguimos mesa, então se você visita a cidade durante feriados ou alta temporada vale a pena reservar.

Não fomos muito criativos com as entradas, acabamos tomando outra sopa – Old-Polish zurek, bem parecida com a do Starka e adivinhem Sim! Teve mais Pierogi! Kkk

entradas-pod-aniolani

Para os pratos fomos com dois pratos de carne de porco.

porco-pod-aniolani

Filé de porco com ervas e bacon, horsheradish e batatas e Filé de porco e bacon servido com maçã assada e molho de cranberry – delícia!

Sei que esses pratos soam ser meio pesados de mais, mas tudo que comemos foi tão bem preparado que eu juro que não pesou! E é tanto que a gente anda e carrega esses meninos por ai enquanto viajamos que sinceramente merecemos todas essas calorias.

PARA UM LANCHE REFORÇADO

Moaburguer

moaburguer-cracovia

Próxima a praça principal, o Moaburguer é famoso pelos generosos (leia-se) enormes hambúrgueres! São umas dez opções de hamburguer variando o tipo de carne e outros recheio, mesmo o menor tamanho já é gigante. Bem gostoso! Lanchamos lá no nosso último dia antes de começar a viagem de volta para Londres.

PARA TOMAR CAFÉ DA MANHÃ

Nosso hotel tinha um ‘convênio’ com uma cafeteria que ficava super próxima, mas eram opções mais básicas de sanduíces, pães e bebidas quentes. Então resolvemos explorar outras opções na cidade.

Milkbar Tomasza

cafe-da-manha-milkbar

O Milkbar é um café bem moderninho que fica próximo a praça principal da cidade. Os destaques do nosso café da manhã lá foram a panqueca de cacau e castanha com cobertura de frutas e iogurte e o waffle com massa de milho, ovo frito e bacon! Além disso teve ovinho e misto quente para o Gui que também estavam uma delícia. Pronto, estávamos preparados para mais um dia cheio conhecendo Cracóvia.

panquecas-milkbar-cracovia

waffle-milkbar-cracovia

Charlotte

spreads-charlotte-cracovia

Charlote é um café bistro bem charmosinho que fica dentro do centro histórico lá pelos lados da Universidade de Cracóvia. É uma versão Polonesa do Le Pain Cotidien eu diria! Mesas grandes, spreads (geléias ou pastas) produzidos por eles para você se acabar com os pães também fresquinhos e feitos no restaurante.

cafe-charlotte-cracovia

Além dos spreads pedimos um croque madame, sanduiche de queijo e presunto gratinado que estava super bom!

croque-charlotte-cracovia

O Charlotte é um desses cafés que dá vontade de ficar pedindo um capuccino atrás do outro, ficar beliscando pãezinhos e vendo o tempo passar! Adoramos.

ONDE PARAR PARA SE AQUECER E TOMAR UM CHOCOLATE QUENTE

Krakowska Manufaktura Czekolady

chocolate-quente-cracovia

Pegamos um frio de rachar durante os 3 dias que ficamos em Cracóvia! Lá tem uma lojinha – na verdade vi mais de uma durante os nossos passeios pelo centro histórico – de chocolates e bebidas quentes. Na Krakowska Manufaktura Czekolady, você pode escolher como fazer seu chocolate quente: chocolate branco, ao leite, meio amargo Eu gosto de meio amargo.

Compramos também uns bombons, mas que não eram nada demais! O que achei que valeu a pena foi o chocolate quente que estava bem gostoso e ajudou a dar uma esquentadinha.

COMIDA DE RUA

Durante as nossas andanças pelo centro histórico descobrimos casualmente uma feirinha em uma praça quase atrás da Igreja de Santa Maria, entre a Plac Mariacki e a rua Sienna.

Acho que todos os dias que passamos por lá a tarde ou a noite a feirinha estava lá com aromas irresistíveis! Compramos salsinha, batatas, pierogis! Também tem barracas de Mulled Wine (quentão) e outros produtos locais e souvenirs.

0 Comentários
Deixe seu comentário