Com Crianças, Destinos, Europa

Vieste e as praias ao norte de Puglia na Itália

27 de setembro de 2017

praias-puglia-vieste-pedrinhas

A região de Puglia nos atraiu principalmente pelas lindas praias e por ser um destino bem procurado para as férias de verão de muitas famílias italianas. Estava com saudades de dias mais tranquilos perto do mar! Sem falar nos muitos pratos de massas e gelatos para complementar! Somos apaixonados pela Itália e a lista de viagens com diferentes roteiros pelo país parece que nunca vai ter fim.

vieste-puglia-italia

Nesta viagem para o ‘salto da bota’ uma das nossas principais bases foi Vieste. Depois de passar a primeira noite em Bari onde fica um dos maiores aeroportos da região – o outro fica em Brindisi mais ao sul – seguimos de carro para Vieste que é uma cidade bem ao norte com muitas praias belíssimas! Principalmente se você decidir explorar essa região – norte de Puglia – acho fundamental estar de carro. As estradas não são muito bem sinalizadas e não existe infra estrutura de transporte público na região. Ao ponto de as vezes conseguirmos localizar uma entrada para uma praia pela quantidade de carros parados pelo acostamento! Na maioria das praias próximas a Vieste não tinha muita estrutura de restaurantes e barracas mas nós fomos preparados com nossa própria barraca, comprada lá mesmo depois que alugamos o carro, e sempre com muitos lanchinhos para o Gui então não passamos nenhum aperto.

Sobre Vieste! A cidade que está construída sobre rochas na beira do mar tem um centro histórico incrível com muitas ruazinhas cheias de vida. Nós optamos por nos hospedar na orla da praia principal que fica bem próxima a cidade e íamos no final do dia sempre para o centrinho para passear e jantar. Não era muito fácil estacionar o carro mas sempre acabávamos conseguindo. Na praia, próximo ao hotel, tinha também opção de restaurantes nas barracas das praias mas o centro histórico era tão charmoso e com opções mais gostosas então achávamos que valia a pena pegar o carro novamente.

centro-historico-vieste

Um prato típico desta região é o ‘orecchiette’ que é uma massa em forma de conchinha servida em muitos dos restaurantes com frutos do mar. O jantar mais gostoso em Vieste foi no restaurante Osteria Al Duomo que fica em uma ruazinha super escondida no centro histórico e parece uma gruta. Pratos deliciosos, vinho idem! Tivemos que esperar um pouquinho por uma mesa mas valeu a pena!

orichiette-puglia-massa-italia

Para nós que já somos fãs da culinária italiana era difícil não voltar para o hotel satisfeito.

A praia principal da cidade que fica bem colada no centro histórico é a com maior infra estrutura, praticamente todos os hotéis tem uma ‘extensão’ dos serviços e restaurante na areia além de cadeiras e barracas. Tem também os ‘Lidos’ para quem não está hospedado em nenhum dos hotéis mas quer aproveitar também uma praia com mais conforto.

Essa praia é gostosa tem o mar bem calminho e tem uma vista bonita para o centro histórico mas nós queríamos mesmo era rodar pela região!

Listei abaixo as outras praias que visitamos durante os três dias que ficamos em Vieste. Infelizmente não dava tempo de conhecer todas as praias mas com a seleção abaixo já dá para seguir viagem satisfeito!

Spiaggia de Porto Greco

porto-greco-puglia

Porto Greco foi uma das minhas preferidas! Do local onde se estaciona o carro até a praia rola uma mini trilha mas que é bem tranquila, o Gui pequenininho foi andando. Com a gente bem pertinho é claro!

A praia é uma pequena enseada rodeada por umas rochas claras que são comuns nesta região. O mar parecia uma lagoa e a temperatura da água super agradável.

praia-vieste-puglia-italia

porto-greco-praia-puglia

Eu tinha um pouco de receio do Gui implicar com as praias de pedrinha mas ele foi o que menos ligou! Andava numa boa.

praia-porto-greco-puglia-it

Spiaggia di Porto Nuovo

spiaggia-san-felice-puglia-italia

O acesso a esta praia é bem tranquilo, se você der sorte de achar um espacinho na estrada perto da entrada da praia vai caminhar menos de 5 minutos! A área conta com um hotel/Lido e mesmo se você não estiver hospedado pode entrar com o carro rapidamente no estacionamento para saltar com crianças para depois estacionar.

Essa foi uma das poucas praias de areia! Também super calminha e com água quente. Já chegamos mais para o final da tarde então estava esvaziando. Parecia ser uma das praias que ficam mais cheias, provavelmente por causa da estrutura do Lido que disponibiliza barracas e cadeiras em parte da praia.

Spiaggia di Vignanotica

praia-vignanotica-puglia-italia

Para mim a praia mais linda da região! Mar azul lindo cercado de falésias clarinhas! Na chegada de carro aparecem algumas opções de estacionamento, mas continue descendo porque são uns três pelo caminho e a melhor opção é claro é parar no último que fica mais próximo da praia e vai poupar uma boa descida.

Apesar do acesso não ser dos mais amigáveis nesta praia encontramos uma pequena lanchonete, uhuull!

praia-vieste-puglia

Fique atento a posição do sol para planejar a visita nesta praia, por conta dos paredões de rocha chega uma hora que a praia fica bem na sombra apesar de faltar bastante tempo para o sol se pôr.

Spiaggia Baia di Campi

spiaggia-baia-di-campi-puglia

Uma das mais movimentadas que visitamos! Até aula de dança rolou na praia. Se você fizer uma caminhadinha consegue encontrar um barzinho que vende alguns lanches.

Circulando de carro entre uma praia e outra você vai ver algumas opções de mirantes com vistas lindas, não deixe de parar para apreciar!

vieste-puglia-italia-praias

Depois de dias ensolarados em Vieste seguimos viagem para o sul da região de Puglia com uma passagem por Locorotondo e Alberobello que ficam para o próximo post!

0 Comentários
Deixe seu comentário