Com Crianças, Destinos, Europa

Verão europeu em Mallorca

31 de julho de 2018

mar-formentor-mallorca

É muito legal conseguir aproveitar cada estação do ano e suas particularidades, mas preciso confessar que o verão aqui na Europa é uma das épocas que mais gosto para programar as viagens. Eu sempre amei praia e falava que não seria capaz de morar em uma cidade sem uma – olha Londres ai me fazendo morder a língua! – mas é fato que se temos alguma oportunidade de fazer alguma viagem de praia eu sou a primeira a fazer a mala!

Esse ano estávamos a procura de um destino que conseguíssemos conhecer em relativamente pouco tempo, tínhamos 4 dias. Resolvemos ir para Mallorca, a maior ilha do arquipélago de Baleares na costa da Espanha, que inclui também Menorca, Ibiza e Formentera. Inicialmente a idéia era ir um dia a Menorca, mas achamos que ia ficar cansativo e o principal para estes 4 dias era relaxar e aproveitar as praias.

A chegada com o avião sobrevoando a ilha foi linda! Já nos deu um gostinho do que teríamos pela frente.

vista-aerea-mallorca

Ficamos apenas em Mallorca que tem opções para encher 4 dias e muitos outros. Optamos pela hospedagem em Palma de Mallorca e em cada um dos dias visitar uma região diferente da ilha. Alugamos carro no aeroporto que fica bem pertinho de Palma e super recomendo. Apesar de ter algumas opções de trem e ônibus você vai ficar bem mais restrito a região da ilha que se hospedar se estiver sem carro.

A ‘viagem’ de carro para as praias foi mais longa do que eu imaginava, na média 1 hora. Os meninos sempre apagavam principalmente na volta mas eu achei um pouco cansativo.

Hospedagem

Nós ficamos na Posada Terra Santa em Palma de Mallorca. A localização em Palma é ótima para explorar a cidade a pé, do lado da Praça Mayor, perto da maioria dos pontos turísticos e com muitas opções de bons restaurantes.

posada-terra-santa-mallorca

A Posada é um hotel boutique daqueles super bem decorados com serviço impecável, nosso quarto era muito confortável e espaçoso. Na cobertura tinha uma piscina pequena mas suficiente para a gente se refrescar na volta dos passeios.

piscina-hotel-posada-terra-santa

O restaurante do hotel também era muito bom, jantamos lá uma das noites. Adoro quando o hotel que estamos tem um restaurante tão bom, desses que iríamos experimentar mesmo se não estivéssemos hospedados lá, fora que com os meninos terminar o jantar e só ter que subir o elevador é muito bom! 🙂

O estacionamento do hotel fica a uns 5 minutos de caminhada, é pago e não é baratinho, aproximadamente 25 euros por dia! Diria que é o único ponto negativo mas não recomendo alugar carro em Palma sem lugar garantido para estacionar porque as vagas públicas são bem escassas e várias áreas da cidade tem circulação restrita.

DIA 1

No nosso primeiro dia fizemos checkin no hotel já praticamente no horário do almoço, resolvemos aproveitar para conhecer Palma e na volta ficar um pouco pela piscina mesmo.

Nosso passeio começou pela Plaza Mayor, a arquitetura me lembrou bastante Madri. Paramos para comer umas tapas, no restaurante Enrique Tomas, adoro gastronomia espanhola! No próximo post vou fazer uma listinha dos restaurantes aprovados durante nossa visita a Palma.

plaza-mayor-mallorca

Da Plaza Mayor seguimos pela Carrer de Colom, rua cheia de comércio local, muitas lojinhas charmosas, cafés e sorveterias.

centro-palma-de-mallorca

comercio-palma-de-mallorca

Saindo na direção oposta da Plaza Mayor tem a Carrer de Santa Miguel que é outra rua bem movimentada, com bastante comércio e também o Museu de Arte Moderna de Mallorca; Fundación Juan March.

Neste dia nos seguimos em direção a Catedral de Mallorca e antes paramos no Palácio de Almuidana que foi originalmente construído para ser a residência dos governantes incluindo o rei de Mallorca.

palacio-almuidana-mallorca

Visitamos a Catedral de Mallorca que fica em uma parte elevada da cidade se tornando um ponto de referência, dá para ver de vários lugares. Enorme e super imponente, a praça ao seu redor tem uma vista legal para o porto e para algumas das praias de Palma.

catedral-mallorca

Outra região legal de visitar em Palma é o Passeig des Born, um boulevard que seria mais ou menos o equivalente das ramblas de Barcelona e a avenida principal da cidade.

paseig-del-born-mallorca

Reserve também um tempinho para andar meio sem rumo pela ruelas de Palma que são um charme!

ruas-palma-de-mallorca

DIA 2

Dia de visitar o sul da ilha, a região de Santanyí

O plano de começar com uma das praias mais bonitas da ilha saiu meio pela culatra, além da dificuldade para chegar lá de carro, estávamos com GPS e ainda assim ficamos meio desorientados, porque algumas estradas são de circulação apenas para residentes e falta bastante sinalização na minha opinião. Depois de Mallorca até Puglia na Itália pareceu um lugar mais sinalizado! rs

Bem.. quando conseguimos encontrar o estacionamento correto ainda tínhamos uma longa caminhada, mais longa do que tudo que havíamos pesquisado e para chegar mesmo nas praias de Caló dês Moro e S’Almunia você precisa descer uma trilha bem intensa, ou seja, não combina nada com criança pequena, fiquei com a vista lá do alto e o Bernardinho no colo enquanto o Flavio e o Gui foram ter um gostinho da praia. 🙁

calo-des-moro-mallorca

Nossa segunda tentativa foi bem sucedida! Fomos para o Parque Natural de Mondragó. O estacionamento fica próximo da Praia Mondragó, uma caminhadinha bem tranquila até colocar os pés na areia. Essa primeira praia estava com o mar mais agitado, ficamos um pouco lá e depois fomos para a praia de S’Amarador que é interligada com a primeira por um caminho tranquilo e curtinho também.

parque-nacional-mondrago-mallorca

S’Amarador tem uns dois restaurantes, nada muito sofisticado mas comemos o típico pão com tomate e presunto ibérico. Estávamos tão felizes por lá que acabamos nem conhecendo a terceira praia; Caló de Burgit.

meninos-brincadeira-praia-mallorca

Na volta para Palma de Mallorca paramos ainda na Praia Es Trenc só para conhecer porque no hotel tinham falado que era ótima para ir com crinças. O acesso é super tranquilo, praia colada no estacionamento. Es Trenc é uma praia maior com faixa de areia grande, mar calmo e razinho, realmente boa para crianças. Mas em termo de beleza somos mais as praias menores e mais recortadas!

DIA 3

No nosso terceiro dia em Mallorca fomos para a região de Polença e a península mais ao norte da ilha. Lá fica a praia de Formentor que foi a minha preferida da viagem! A faixa de areia não era muito grande e parte dela fica ocupada com guarda sol e espreguiçadeiras de hotéis, mas mesmo se você não estiver hospedado pode alugar. Mas se preferir extender sua toalhinha na areia também rola.

estrutura-praia-formentor-mallorca

playa-formentor-mallorca

Água transparente e com uma temperatura agradável, os meninos adoraram ficar procurando peixinhos, areia clarinha, lindo!

procurando-nemo-formentor-mallorca

A praia tem algumas opções de estacionamentos bem próximos da praia, paramos em um bem coladinho para a minha felicidade!

Durante a viagem estava rolando a Copa do Mundo e neste dia teve jogo do Brasil que assistimos em um restaurante Italiano com uma pizza bem gostosa. O Gui se acabou em um spagueti a bolonhesa, um dos seus pratos favoritos durante viagens! rs

O caminho para chegar na Praia de Formentor é lindo, apesar das muitas curvas há uns 15 minutos da praia fica o farol da pontinha da Península que tem uma vista linda da Serra da Tramuntana e o mar.

DIA 4

No nosso último dia resolvemos passear um pouquinho mais pelo centro de Palma antes de visitar as últimas praias e tomamos um café bem gosto no Fora del Sto Cristo que menciono na listinha de restaurantes, foi lá que comemos a melhor ‘ensaimada’ da vida, que é um doce folheado local com diferentes recheios.

ensaimadas-mallorca

Depois pegamos a estrada novamente e fomos até a Praia Cala de Deyá, que entrou para a lista das praias difíceis de achar.. erramos o caminho na primeira tentativa! O estacionamento é bem pequeno combinando com a praia que é linda mas não tem faixa de areia, só uma parte com umas pedras, não é praia para ficar pegando sol, mas como é tipo em uma bainha, a água é muito calma.

praia-cala-de-deya-mallorca

cala-de-deya-mallorca

Existem dois restaurantes em volta dessa baia/ praia para quem quer curtir a vista e não tem paciência para as pedrinhas. Nós almoçamos no Ca’n Lluch que fica a direita na entrada para a praia e o ponto alto foi a vista e o vinho mesmo! rsrs

restaurante-vinho-cala-deya-mallorca

No final da tarde estávamos de volta em Palma e paramos um pouquinho na praia em ‘Passeig de Molinar’.

passeig-de-molinar-mallorca

E depois de 4 dias intensos voltamos para Londres e a sensação de que eu precisava de mais um tempinho na praia era inevitável! Que venha a próxima! 🙂

0 Comentários
Deixe seu comentário