Com Crianças, Destinos, Europa

Um passeio por Tallin a capital da Estônia

14 de julho de 2018

tallin-estonia

Chegamos em Tallin de Ferry boat! A viagem de Helsinki até lá durou cerca de duas horas e meia e foi bem tranquila, tem mais detalhes no post sobre o nosso roteiro pela região do Báltico. A cidade é relativamente pequena e acabamos indo andando até o nosso hotel, ok que foi uma boa caminhada mas dá para fazer e aproveitamos para ir conhecendo um pouco da cidade.

ruas-medievais-tallin

Depois de desistir de comparar Tallin com Praga (os telhadinhos laranja me lembraram bastante essa outra cidade que AMO de paixão) ou qualquer outro lugar que já tivéssemos visitado resolvi que Tallin e a Estônia eram realmente únicas! A cidade é medieval mas com um toque moderno, casinhas de madeira com um ar que não deixa você esquecer que aquele lugar pertenceu a União Soviética por 50 anos. Um povo bastante simpático e acolhedor com uma gastronomia que surpreendeu totalmente! Experimentamos basicamente restaurantes de comida local que foram verdadeiras experiências medievais. No final do post deixei os nossos dois preferidos!

Ficamos hospedados no Hotel Palace Tallin, que tem uma localização ótima, bem próximo da Old town e é super bonito e confortável. Preciso dizer que depois dos nossos cafés da manhã em Helsinki no Radisson Blue o buffet em Tallin não pareceu tão interessante, mas essa comparação era mesmo complicada!

Nós ficamos quase três dias em Tallin, no final acabamos voltando nos lugares que mais gostamos. Dá para conhecer tranquilamente tudo em 2 dias. E mesmo para quem está em Helsinki e tem como encaixar apenas 1 dia para fazer um bate e volta de ferry eu acho que vale super a pena, Tallin é linda demais e como eu disse; única!

O que fazer em Tallin

St Mary’s Cathedral
A Catedral em si é bonita mas nada demais, para mim o que mais valeu da visita foi subir na torre e ter uma vista privilegiada da cidade. São muitos degraus mas vale a pena com certeza!

vista-tallin-catedral

Alexander Nevsky Cathedral
A construção tipicamente russa próxima aos prédios do Parlamento é um reflexo da influência Russa no Império Báltico. Ainda não tínhamos passado por São Petesburgo, achei muito bonito e diferente.

catedral-alexandre-nevsky-tallin

Torre Kiek in de Kok
É uma das torres mais famosas da cidade que hoje abriga alguns museus sobre a história de Tallin.

torre-kiev-tallin

Lower Town/ Old Town
Uma das coisas mais legais para se fazer é se perder nas ruas em volta da praça Raekoja (Raekoja Plats) que é o coração da cidade. Você vai se sentir teletransportador para o século XXVI! Nesta praça também está uma das principais construções da cidade, a prefeitura, que parece um grande castelo medieval com dragões saindo pelas paredes.

old-town-tallin

tallin-town-hall-prefeitura

Lower Town Walls – as muralhas da cidade
São 9 torres na região oeste de Tallin interligadas por muralhas e o passeio por elas oferece vistas muito legais da cidade com os seus telhados vermelhos.

muralhas-tallin

passeio-muralhas-tallin

Hotel Viru KGB
O primeiro arranha céu de Tallin, construído em 72 era o único hotel onde turistas poderiam se hospedar naquela época. No 23o andar funcionava uma das unidades da KGB que foi uma das principais organizações de serviços secretos da União Soviética e de lá eles monitoravam todos os contatos feitos e recebidos pelos hospedes. Bem bizarra a história! Hoje o hotel funciona normalmente.. rs e eles oferecem um tour contando um pouco mais dessa história, foi bem interessante.

tour-museu-kgb-tallin

museu-kgb-tallin

Além disso, lá de cima a vista de Tallin também é bem bonita!

vista-tallin-hotel-kgb

Kadriorg
Um pouquinho mais afastado do centro da cidade, fica o parque mais famoso de Tallin, o Kadriorg. O acesso é bem fácil com transporte local, nós fomos de ônibus saindo da Old Town. O parque tem uma área verde bem extensa com lindos jardins e também um palácio que acabamos não visitando. Preferimos ficar com o Gui no playground e depois em um pequeno parque de diversões que eu acho que funciona lá apenas durante os meses mais quentes do ano.

kadriorg-parque-tallin

palacio-kadriorg-tallin

parque-kadriorg-tallin

Rotemann Quarter
A área mais moderninha da cidade funciona onde já funcionou um grande complexo industrial. Hoje é uma área com vários restaurantes e lojas.

Onde comer em Tallin

Olde Hansa
Tudo no Olde Hanse desde os três andares do restaurante, os garçons, a comida tudo remete a era medieval. O serviço chega a ser meio teatralizado o que acaba sendo uma atração a parte para as crianças. Roupas medievais, luz de velas e uma comida deliciosa! Nós comemos carne de porco e a sobremesa que é impossível de se esquecer, um bolinho de baunilha com creme de açafrão. Parece meio estranho, nada demais mas a verdade é que foi uma das melhores sobremesas da vida! rs Não somos de repetir restaurante em viagem mas acabamos voltando no Olde Hansa no nosso último dia em Tallin!

olde-hansa-tallin

III Draakon
Só quando fui buscar os links para colocar aqui no post descobri que o Draakon é do mesmo grupo do Olde Hansa! kkkkk Enfim.. com uma vibe parecida mas uma proposta diferente o Draakon é como se fosse um pub da época medieval, ideal para lanches eles servem sopas típicas, tipo uns pastéis recheados de carnes e vegetais e salsichas! Fica bem na praça principal da Old Town.

draakon-tallin

Nossa viagem pela região do Báltico terminou em São Petesburgo na Rússia, e para mais detalhes do roteiro da viagem acesse o post abaixo:

Roteiro de 10 dias pela região do mar Báltico: Finlândia, Estônia e Rússia.

0 Comentários
Deixe seu comentário