Com Crianças, Destinos, Europa, Londres

Stratford-upon-avon, interior da Inglaterra para os fãs de Shakespeare

21 de março de 2019

stratford-upon-avon-uk

No último final de semana fomos conhecer mais uma cidade no interior da Inglaterra. Visitamos Stratford-upon-Avon, a cidade onde William Shakespeare nasceu e que até hoje respira a história do famoso autor. Eu sou fã dos dois.. de Shakespeare e das cidadezinhas de interior, quanto mais viajamos pela Inglaterra mais me apaixono!

interior-inglaterra-stratford-upon-avon

Stratford-upon-Avon é uma dessas cidades que respiram história com muitas construções conservadas desde o século XV. Muitas casinhas com suas fachadas típicas da era Tudor dão um charme especial a cidade. O turismo é principalmente relacionado à história de Shakespeare e as casas e propriedades que tiveram um papel central durante o tempo em que ele viveu lá!

fachadas-stratford-upon-avon

construcoes-medievais-stratford-upon-avon

E ai outra observação, os ingleses definitivamente tem uma vasta história para contar e eles sabem se apropriar através de atrações turísticas interessantes e pertinentes. Stratford-upon-avon é um excelente exemplo!

stratford-upon-avon-inglaterra

A cidade é bem pequenininha e dá para conhecer o principal em um dia sem muita dificuldade. Nós ficamos um dia e meio, sempre que podemos eu gosto de passar uma noite no interior, acho tão gostoso!

interior-inglaterra

Como chegar

Stratford-upon-Avon fica a aproximadamente 2 horas de trem de Londres. Existem algumas opções diferentes de rota, os trens podem sair da estação de Euston que também tem uma estação de metrô na Victoria line ou de Marylebone. O valor do ticket vai variar de acordo com a rota e antecedência.

Geralmente quanto maior a antecedência melhores são os preços das passagens. Nós conseguimos tickets por um bom preço – 40 libras por adulto ida e volta – mas trocando de trem em Birgminham o que acabou sendo ok!

Hospedagem

hotel-white-swan-uk

Nós ficamos no Hotel The White Swan, como a cidade é bem pequena não tem muito erro em questão de localização. Amei a decoração e o quarto era super confortável.

O White Swan além de hotel também é um pub super charmoso, mas só tivemos oportunidade de experimentar o restaurante no café da manhã.

restaurante-the-white-swan

Além do buffet eles servem vários tipos de ovos e panquecas, estava tudo uma delícia!

cafe-da-manha-white-swan

O que fazer

Shakespeare birth place
Uma das coisas maia legais que fizemos na cidade foi visitar a casa onde William Shakespeare nasceu e morou com a família. Além de toda a ambientação você encontra pela casa vários personagens caracterizados contando um pouco mais sobre a história da família.

shakespeare-birthday-place

personagens-casa-shakespeare

Mas para mim o ponto alto mesmo foram as encenações da companhia de teatro no jardim. Aproximadamente de meia em meia hora eles performam cenas de peças famosas e sonetos de Shakespeare. Até os meninos ficaram extasiados!

encenacoes-shakespeare-stratford

E por último a lojinha de souvenir é um ótimo lugar para comprar lembrancinhas para os fãs de Shakespe.

No site Shakespeare Birthplace Trust você encontra mais informações sobre as visitas a essa propriedade e outras que fizeram parta da história da família!

The canal basin

A cidade como o próprio nome explica é ‘cortada’ pelo rio Avon, e passear pelas margens dele é outro programa gostoso pela cidade. Principalmente se o tempo colaborar, de um dos lados do rio tem um parque bonito e existem alguns barquinhos que fazem tour também. Não chegamos a fazer mas acho que pode ser legal!

Holy Trinity Church

Caminhamos pelo rio Avon até chegar na igreja onde foi enterrado William Shakespeare – a Holy Trinity Church, que além de toda a história envolvida é bem bonita por dentro e por fora!

the-holy-trinity-stratford

Royal Shakespeare Company

O Royal Shakespeare Theatre tem sempre uma programação recheada de obras famosas de Shakespeare para os visitantes! Até cogitamos assistir alguma mas a duração costuma ser meio longa e como estávamos com os meninos acabamos desistindo. Já tínhamos assistido ‘Sonhos de uma noite de verão’ no Shakespeare Globe em Londres e pretendemos assistir outras, mas em Londres é mais fácil gerenciar as crianças. Mas para quem está sem pequenos eu definitivamente planejaria alguma peça!

The MAD museum

Esse sim é um dos programas que você PRECISA fazer se visita Stratford-upon-avon com crianças! O Museu de arte mecânica e design foi uma grata surpresa!

mad-stratford-upon-avon

O Museu é pequeno mas praticamente todo interativo! As instalações são na maioria jogos para as crianças promovendo ciências e tecnologia com muita imaginação e design. Ficamos lá quase duas horas e o Gui ficaria mais tempo facilmente.

Onde comer

Hathaway Tea Rooms

tea-room-stratford-upon-avon

O Hathaway é um dos salões de chá mais tradicionais da cidade e serve um dos chás da tarde mais generosos que eu já experimentei! Além do chá ilimitado que você pode trocar por outras bebidas quentes como café e chocolate, eles servem sanduíches, scones com geleias, creme e algumas opções de bolos. Tudo com um gostinho caseiro bem gostoso!

Nos pedimos um chá da tarde para dois e mesmo com a ajuda dos meninos não conseguimos dar conta de tudo! O que não tem problema porque eles colocam o que sobra (se sobrar!) em uma caixinha para você levar.

Old Thatch Tavern

Depois de explorar a cidade andando por todo o centrinho no final da tarde de sábado os meninos cairam no sono e nessas horas nosso primeiro pensamento é.. onde vamos sentar para beber alguma coisa?? Kkkk

pub-stratford-upon-avon

Fomos no Old Thatch Tavern que é o pub mais antigo de Stratford-upon-Avon, quando você entra parece que entrou na casa de alguém, é bem engraçado! E ainda estava rolando um jogo de rugby entre Inglaterra e Escócia então acabou sendo um programa bem divertido!

É claro que em algum momento os meninos acordaram e ai resolvemos jantar por lá mesmo antes de voltar para o hotel. Comida de pub não tem muita variação, hambúrguer e as tortas. Os pratos estavam gostosos mas nada demais, valeu mesmo pelo conjunto da obra e os pints!

The Vintner

O restaurante The Vintner fica na Sheep street onde existem algumas opções bem interessantes de restaurantes.

restaurante-stratford-upon-avon

Almoçamos lá no domingo e um dos pratos foi o tradicional Sunday roast inglês; tipo uma carne assada com legumes, o yorkshire pudim e um molho bem gostoso. Além do roast também comemos uma lasagna deliciosa!

Finalizamos muito bem com uma sobremesa que também se vê muito por aqui: sticky toffe pudim, um bolinho quente de caramelo com sorvete.

almoco-vintner-stratford

No final da tarde de domingo pegamos o trem de volta para Londres, com mais uma cidadezinha linda para conta!

estacao-trem-stratford-upon-avon

Conheça outras cidades do interior da Inglaterra nos posts abaixo:
Final de semana em Windsor com Legoland!
Nossa viagem para Bath e Stonehenge na Inglaterra
Final de semana em Liverpool
Final de semana em York
Canterbury, um passeio pelo interior da Inglaterra.

1 Comentário
Deixe seu comentário

1 Comentário
  1. Fernando    27/03/2019 - 09h48

    Tudo maravilhoso