Com Crianças, Destinos, Europa

Rotterdam e Kinderdijk, conheça os tradicionais moinhos de vento holandeses

16 de maio de 2018

kinderdijk-holanda

Depois de uma overdose de tulipas e mais de 4 horas andando de bicicleta eu estava tensa de não conseguir levantar da cama! rs Mas surpreendentemente nós (4!) acordamos super bem dispostos e prontos para continuar nossa viagem pela Holanda. No domingo nós pegamos o carro alugado no aeroporto – do lado do nosso hotel – e começamos o dia visitando Rotterdam.

Rotterdam fica a mais ou menos 40 minutos de carro de Schiphol que é a região do aeroporto. A cidade que já funcionou como o maior porto da Europa hoje é quase um museu arquitetônico a céu aberto tantas são as construções modernas que desenham o skyline da cidade.

marina-kids-porto-rotterdam

Nossa primeira parada foi exatamente no porto antigo na Mini Marina para crianças onde elas podem dirigir barquinhos temáticos. O Gui ficou eufórico e amou dirigir o barco da polícia. Custa 12,50 o aluguel por barco para 15 minutos, mas valeu a pena. Se deixasse ele ficava lá a manhã inteira.

barco-marina-kids-rotterdam-holanda

De lá fomos para o Museu Marítimo que fica colado na Marina e é outra atração imperdível para quem está na cidade com crianças. Uma das atrações mais famosas é o Offshore Experience que é um simulador de uma plataforma Offshore com games. A pessoa no museu falou que esta atração é para crianças a partir de 8 anos, o Gui tem apenas 4 mas ela acabou deixando ele entrar com o Flavio. Ele adorou! Principalmente a parte do jogo que simula as orientações de pouso para um helicóptero. rs

museu-maritimo-rotterdam-holanda

offshore-experience-rotterdam-holanda

O segundo andar do museu têm algumas exposições permanentes contando um pouco da história marítima holandesa e quando fomos tinha também uma exposição temporária muito legal sobre casas flutuantes muito comuns na Holanda e a histórias das suas respectivas famílias.

E o outro ponto forte da visita é o playground para as crianças que simula uma barcos de piratas, ilhas e na parte exterior do terraço um Porto onde eles podem brincar com as ‘cargas’ e guindastes!

playground-pirata-museu-maritimo

playground-museu-maritimo-rotterdam-terraco

No final da manhã fomos até o Markthall que é um grande mercado de comidas, com restaurantes que funciona em um dos prédios com arquitetura super diferente de Rotterdam, em formato de ferradura e dependendo do horário você consegue ver do exterior o teto curvado e todo colorido!

markthal-rotterdam-holanda

interior-markthal-rotterdam

Aproveitamos para fazer um lanche e comemos tapas espanholas em um dos quiosques, compramos alguns lanches para as crianças no super mercado da rede Albert Heijn que eu adoro e na saída descobrimos a Madame Cocos, que vende um docinho tipo uma cocadinha em diferentes sabores. A que mais gostei foi a Red Velvet!

madame-cocos-rotterdam

Kinderdijk e os moinhos de vento holandeses

moinhos-kinderdijk-holanda

moinho-kinderdijk-holanda

19 moinhos de vento distribuídos ao longo de um canal com uma paisagem verde linda em volta, esse é o cenário de Kinderdijk que fica a menos de 30km de Rotterdam. Você pode explorar Kinderdijk de bike – não no nosso caso que já estávamos ‘bem’ de bicicleta! – de barco ou caminhando pela região.

moinhos-holandeses-kinderdijk

Para passear de bicicleta pelas rotas em volta dos moinhos não é necessário pagar nenhum ingresso. Apenas os passeios de barco e o museu são pagos. Nós fizemos o passeio de barco até a parada mais distante e voltamos caminhando e foi bem legal! Ah! O estacionamento no local é pago, 5 euros.

entrada-kinderdijk-holanda

Em Kinderdijk não dá para entrar nos moinhos, diferente de Zaanse Chans, mas achei muito legal e recomendo porque o lugar é super bonito. Zaanse Chans também é bonito mas é mais turístico então parece que os moinhos estão ‘posados’ enquanto que em Kinderdijk a paisagem é mais ‘natural’! rs

baby-moinhos-de-vento-holanda

Não espere também muita infra-estrutura, além do museu com a história do moinhos tem uma lanchonete e café bem simples próximos ao pier de onde saem os passeios de barco.

Depois do passeio que fizemos a Kinderdijk, voltamos para Rotterdam para terminar o dia comendo o hambúrguer do Ter Marsch & Co que fica na Witte de Withstraat, uma rua super cool cheia de bares e restaurantes bem próxima ao Porto da cidade. Voltamos para o nosso hotel em Schiphol plenos! rs

hamburgueria-rotterdam-holanda

E no dia seguinte, último dia da viagem fomos conhecer Haarlem e visitar mais moinhos na famosa Zaanse Chans, assunto para o próximo post!