Com Crianças, Destinos, Europa

Roteiro de 10 dias pela região de Puglia na Itália!

22 de setembro de 2017

vieste-puglia-italia

Quando morávamos no Brasil as épocas preferidas para viajar para Europa eram sempre as meias estações. Outono ou primavera significam temperaturas mais agradáveis, cidades menos lotadas e preços mais convidativos. Quando viemos morar em Londres e começamos a pensar nas nossas programações de viagens uma das mais esperadas por mim era uma viagem para aproveitar intensamente o verão europeu com direito a muita praia já que tínhamos passado por esses lados de cá poucas vezes nesta época!

A Itália é um dos nossos países favoritos e temos uma listinha interminável de todos os roteiros que queremos fazer no país. Uma das regiões que parecia ser bem interessante e pouco conhecida, pelo menos por nós, era Puglia, mais exatamente o salto da bota!

praias-puglia-sul-italia

Puglia é uma região com praias lindas, cidades históricas e na sua maioria bem pequenas e charmosas. Geralmente essa região fica bem cheia durante o verão, nós fomos em Julho e foi ótimo! O pico mesmo é em Agosto durante as férias da maioria dos europeus. Lá encontramos praticamente só turistas italianos, o mundo ainda não descobriu Puglia! 🙂 Isso significa que em poucos lugares encontramos pessoas falando Inglês fora dos hotéis e ai o jeito era improvisar nosso super básico italiano!

Sobre gastronomia, acho que é difícil alguém não ficar satisfeito neste quesito em qualquer viagem para a Itália. Foi um festival de gelatos, massas com frutos do mar e algumas pizzas na areia das praias. Sim, eles comem pizza na praia. Bom demais!

Nossa viagem foi de 10 dias e neste post vou fazer um resumo do roteiro e nos próximos mais detalhes de cada uma das cidades que visitamos.

centro-historico-bari

Os vôos de Londres chegam em dois aeroportos da Região, Bari que é a capital da Puglia e Brindisi que fica um pouquinho mais ao sul. Resolvemos chegar por Bari porque a nossa primeira base para começar a explorar a região seria Vieste que fica mais ao norte. Saindo do Brasil a primeira parada provavelmente vai precisar ser em Roma ou Milão e depois uma conexão para Bari ou Brindisi.

Nós alugamos um carro e acho que essa é a melhor maneira para explorar esta região. É cada praia mais linda que a outra com distâncias relativamente pequenas mas sem muita opção de transporte, por isso achamos o carro ideal. Viajando com crianças recomendamos ainda mais alugar um carro. A grande maioria das praias nessa região não tem uma grande infra-estrutura e por isso era muito mais fácil carregar barraca e todas as demais tranqueiras de carro.

Bari
1 noite
Bari é capital da Puglia e uma das maiores cidades da região. Como chegamos de noite resolvemos dormir por lá mesmo, conhecer um pouco do centro histórico na manhã seguinte antes de seguir viagem.

centro-bari-italia

Vieste
3 noites
Vieste é uma excelente base para explorar as praias ao Norte da região de Puglia. Ficamos três dias, visitamos pelo menos duas praias por dia e não deu tempo de fazer tudo. Não teria a menor graça chegar em uma daquelas praias maravilhosas e não ficar estirada apreciando durante umas boas horas.

praia-vieste-puglia-italia

praia-vieste-puglia

Alberobello
1 noite
Alberobello é a cidade italiana mais grega que eu já conheci! É famosa pelos Trulis, casinhas brancas com telhados em forma de cone. Nós nos hospedamos dentro de uma dessas e foi demais! Vale muito incluir pelos menos um dia em Alberobello.

alberobello-puglia-italia

Lecce
3 noites
Lecce foi a nossa base para conhecer as praias mais no sul da bota que continuaram a nos surpreender com paisagens lindíssimas. Lecce não tem praia mas tem um centro histórico com construções barrocas maravilhosas e fica super próxima de Otrano, Galipolli, Ostuni, Polignano a mare entre outras que visitamos durante esses três dias e amamos! As praias nestas cidades próximas a Lecce tinham mais estrutura em termos de acesso e restaurantes do que as praias na região de Vieste.

lecce-puglia-italia

otranto-puglia-italia

polignano-a-mare-puglia-italia

Monopoli
1 noite
Na última noite nos hospedamos em uma Masseria na região de Monopoli, não exatamente na cidade. Isso porque queríamos quebrar a viagem de volta de Lecce até Bari e também porque descobrimos esse tipo de hospedagem na região que são como pequenas fazendas, muito comuns em Puglia e na Sicília.

monopoli-puglia-italia

E no último dia além da conhecer Monopoli desviamos um pouco o caminho para passar por Matera que foi uma das grandes surpresas da viagem. A cidade fica na região da Basilicata, está fora da bota e de Puglia mas valeu muito a visita! O centro histórico é um grande emaranhado de casas escavadas em pedra, uma paisagem diferente de tudo que já havíamos visto.

matera-italia-basilicata

***
Resumo:
Bari – 1 noite
Vieste – 3 noites
Alberobello – 1 noite
Lecce – 3 noites
Monopoli – 1 noite

***

A cada região que conhecemos me apaixono mais pela Itália! Mais dessa viagem e das praias que visitamos durante a estadia em Vieste e Lecce nos próximos posts.

1 Comentário
Deixe seu comentário
1 Comentário
  1. Délia Maria    24/09/2017 - 02h59

    Realmente viagem encantadora! Acertaram na escolha! A Itália é mágica!