Com Crianças, Destinos

Roteiro de 10 dias pela região do mar Báltico: Finlândia, Estônia e Rússia

27 de junho de 2018

helsinki-balticos-finlandia

Tudo começou com o plano de viajar para a Escandinávia terminando na Finlândia, um roteiro que a maioria das pessoas que vai para esses lados costuma fazer. Mas depois que começamos a pesquisar o que conhecer na Dinamarca, Noruega, Suécia.. é tanto lugar legal para visitar que fica difícil conseguir fechar o roteiro. Ficamos especialmente apaixonados por tudo relacionado ao design nórdico, estilo minimal que se traduz em muito mais do que simplesmente decoração e acaba mudando um pouco o seu estilo de vida.

Bem.. mas voltando às opções de viagens e roteiros, os vôos entre as principais cidades nessa região incluindo Helsinki que seria a mais distante não duram mais do que uma hora. Muitas pessoas optam também por cruzeiros combinando com um passeio pelos fiordes para ir de uma cidade para a outra mais ainda assim achamos que valia mais aproveitar o tempo entre os países vizinhos e deixar a Finlândia para uma segunda viagem.

Essa viagem para a região do Báltico combinou nossa vontade de conhecer a Finlândia, aproveitar a proximidade para sentir um gostinho da Rússia e conhecer também um outro país que nunca tinha entrado nas nossas listas mas parecia interessante: a Estônia. Foram 3 cidades visitadas em 10 dias; Helsinki na Finlândia, Tallin na Estônia e São Petesburgo na Rússia. Uma totalmente diferente da outra o que tornou essa viagem muito especial!

Nosso roteiro ficou assim:

DIA 1 – Vôo de Londres para Helsinki

É uma alegria sempre que planejamos uma viagem e me dou conta de que é tão rápido chegar em tantos lugares saindo de Londres! 🙂 Nosso voo até Helsinki durou menos de 3 horas.

DIAS 2 e 3 – Helsinki

helsinki-finlandia

Helsinki é uma cidade linda com arquitetura moderna, museus interessantes (inclusive para crianças!) e um litoral bastante recortado para o mar báltico com algumas baias e ilhas. A capital da Finlândia surpreendeu e dois dias e meio foram pouco para aproveitar tudo que esta cidade tem para oferecer.

DIA 4 – Ferryboat de Helsink para Tallin

ferry-helsinki-tallin

A maneira mais fácil de viajar de Helsinki para Tallin é via Ferryboat pelo mar Báltico, o trajeto dura aproximadamente 2 horas e meia. Os barcos são bem grandes com diferentes restaurantes, área de recreação para crianças e até free shop! Nós compramos nossa passagem pelo site da companhia Viking Line, o ticket para um adulto varia entre 30 a 40 euros. Tallin é uma cidade pequena e o porto é relativamente perto do centro, bem prático.

DIAS 5 e 6 – Tallin

tallin-estonia

Tallin é uma cidade medieval encantadora! Me lembrou um pouquinho Praga com os seus telhados laranjas mas ainda assim eu diria que a Estônia é única. Centro histórico medieval, Museu da KGB – principal organização de serviços secretos da União Soviética – parques e para a nossa surpresa uma culinária local excelente. Como fomos felizes em Tallin! rsrs Chegamos a fazer algo que super evitamos em viagens que é repetir restaurante, mais detalhes ficam para o post sobre nossa passagem pela Estônia. 😉

Fizemos tudo na maior calma e foi uma delícia mas dá para conhecer todos os principais pontos turísticos da cidade em no máximo dois dias, nós ficamos quase 3. Se pudesse mudar algo no nosso roteiro teria esticado um pouquinho mais a estadia em Helsinki chegando mais tarde em Tallin e ficando apenas 2 dias inteiros. Para quem visitar Helsinki com o tempo mais contadinho vale apena até um passeio bate e volta, Tallin é linda demais!

DIA 7 – Voo de Tallin para São Petesburgo

Esse trajeto acabou sendo o mais esquisito, apesar de serem super próximas não conseguimos um voo direto de Tallin para São Petesburgo, vai entender. Nossa viagem teve uma conexão em Riga capital de Latvia que até então eu nem sabia que existia no mapa. Ainda assim a viagem total durou mais ou menos umas três horas, ok!

DIAS 8 e 9 – São Petesburgo

church-of-spilled-bool-sao-petesburgo

Meu último post foi sobre nossos dias em São Petesburgo e repito apesar da pouca receptividade com os turistas (que eu espero que já tenha melhorado!) é uma cidade que vale muito a pena conhecer. Se você pensa em lugares que pertenceram a União Soviética com uma imagem opaca e cinzenta Tallin e São Petesburgo vão fazer você rever os seus conceitos.

DIA 10 – Retorno para Londres

Nossa viagem de volta para Londres começava apenas de tarde então aproveitamos a manhã do nosso último dia para passear mais um pouquinho por São Petesburgo para ter certeza de que precisaríamos sim voltar para conhecer um pouco mais da Rússia! De preferência depois de aprender algumas palavrinhas importantes em Russo. rsrs

Para conferir dicas e passeios em São Petesburgo leia o post abaixo:
Rússia – O que fazer em São Petesburgo

Nós próximos posts conto um pouquinho mais da nossa programação em Helsinki e Tallin!

0 Comentários
Deixe seu comentário