Com Crianças, Destinos, Europa

Bled e Bohinj na Eslovênia

18 de abril de 2018

passeio-lago-bled

Nossa primeira parada na Eslovênia foi Bled, cidade com o mesmo nome do lago incrível que é uma das regiões mais turísticas do país.

Nós pegamos o nosso carro no aeroporto e seguimos direto para Bled, a viagem não durou mais do que 40 minutos. Todas as distâncias desse nosso roteiro eram relativamente curtas. Deixamos as coisas no nosso apartamento e fomos passear pelo lago e depois jantar. Comemos muito bem na Eslovênia! Vou colocar nossos restaurantes preferidos por cidade/ região sempre no final do post.

Nós ficamos bem na dúvida sobre por onde começar a viagem, a idéia inicial era começar por Lubliana, capital da Eslovênia. Mas depois de pesquisar a disponibilidade dos hotéis e considerando que a distância do aeroporto para Lubliana ou Bled é praticamente a mesma resolvemos começar por Bled.

Optamos pelo ACE Apartaments para hospedagem, eles fazem aluguel de flats não são hotel propriamente. Para quem viaja com crianças é sempre bom contar com uma mini copa, no caso do ACE tínhamos uma cozinha completinha. O apartamento pelas fotos parecia mais estiloso, mas o conforto e a localização compensaram.

DIA 1

lagos-bohinj-eslovenia

Como no dia anterior já tínhamos passeado um pouquinho em Bled para reconhecer o território, no sábado pegamos o carro para passear pelas vilas da região e ir até Bohinj que era o outro lago famoso. Pelo que pesquisamos rola até uma certa richa local sobre qual seria o lago mais bonito. O mais famoso certamente é Bled, o mais bonito não me arrisco a dizer!

bohinj-eslovenia

O tempo estava meio esquisito mas de repente foi surgindo um solzinho, uma luz bonita e uma paisagem deslumbrante a nossa volta. Bohinj é um lugar bem especial! Existem alguns restaurantes e estacionamentos próximos ao lago, de lá você pode pegar um teleférico para ver a vista do topo do Monte Vogel. Nós acabamos não indo porque estava com muita neblina. Toda essa região fica dentro do Parque Nacional de Triglav.

lago-bohinj-eslovenia

Entre Bled e Bohinj são muitas mini cidades que parecem de boneca, casinhas seguindo o mesmo padrão e quase sempre um rio passando pelo caminho. Uma das vilas que passamos foi Stara Fuzina.

stara-fuzina-eslovenia

Outro programa legal é passear pelo Vintgar Gorge, que é uma trilha bem light as margens do Rio com paisagens bem bonitas. Dependendo da estação e do tempo parte do caminho pode estar fechado.

vintagar-gorge-eslovenia

No final do dia voltamos para Bled e o Flavio e o Gui fizeram a trilha do monte Ojstrica para ver uma das vistas mais famosas de Bled! Subiram mais de 700m em mais ou menos uns 40 minutos.

Segundo o Flavio essa trilha não é muito apropriada para crianças pequenas, eu resolvi ficar embaixo por acaso porque o Bernardo tinha dormido e eu fiquei com peninha de acorda-lo. Acabou sendo melhor assim!

vista-famosa-lago-bled

final-trilha-lago-bled

Guilherme ficou muito orgulhoso de concluir sua primeira trilha!

margens-lago-bled-eslovenia

gui-explorador-bled

explorando-bled-eslovenia

DIA 2

No nosso segundo dia fizemos mais alguns passeios em Bled. Caminhamos quase ao redor de todo o lago, a cada novo ângulo uma nova vista!

bled-eslovenia-barcos

Pegamos um barquinho para visitar a ilha que fica no centro do lago que é bem pequena! Tem basicamente uma igreja, uma torre com um relógio astronômico, um café e loja de souvenir. A igreja tem um sino e uma daquelas lendas de que tocar o sino dá sorte.. então na dúvida até o Gui tocou o sino! rs Para passear na ilha não é necessário nenhum ingresso, mas para visitar a igreja e a torre do relógio sim, 5 euros por adulto.

passeio-ilha-bled-eslovenia

ilha-lago-bled-eslovenia

Tem duas opções de barquinhos para chegar na os maiores que vem com o ‘remador’ rsrs e os menores que você mesmo rema, aproveitando para fazer um exercício. Como na nossa situação o coitado do Flavio precisaria remar sozinho enquanto eu teria a missão de manter as duas crianças dentro do barco resolvemos ir no maior mesmo; 16 euros por adulto. Nem foi preciso fechar o carrinho e acordar o Bernardo, uma beleza!

Visitamos também o castelo de Bled que fica em cima de uma montanha as margens do Rio, que na ocasião estava com algumas obras fechando parte do castelo. A vista lá de cima também é bonita.

vista-bled-castelo

No meio da tarde pegamos o carro para seguir viagem para o nosso segundo destino no Vale do Rio Soca, mas no caminho mais precisamente bem na saída de Bled passamos por um Dino Park e o Gui continua alucinado por dinossauros então resolvemos parar. Foi um sucesso! Para a nossa surpresa o parque é super bem feito e os dinossauros ficam no meio de um cenário real de floresta, alguns até se mechem e fazem barulhos!

dino-park-eslovenia-bled

dinopark-bled

A nossa aventura para chegar em Bovec por uma estrada cheia de neve fica para o próximo post!

Restaurantes em Bled

Ostarija Peglez’n Restaurant

A Eslovênia e principalmente essa região mais ao norte do país tem uma forte influência italiana devido a fronteira, encontramos muitos italianos por lá! Essa Osteria era bem Italiana com alguns toques da culinária Eslovena que tem bastante pratos com frutos do mar por exemplo. Os pratos são super bem servidos, para se ter uma idéia eles vem na panela que foram finalizados! Nós pedimos um risoto de frutos do mar, um nhoque com tomates e presunto que é uma mista comum por ali e o Guilherme bateu o maior prato de macarrão a bolonhesa da vida! Você entra nesse restaurante e sente aquele cheiro de comida gostosa de casa de mãe e de vó. Tão bom! Precisa reservar, pois é.. até na Eslovênia esse problema! Fomos lá na primeira noite na cidade e não tinha mesa, reservamos para voltar no dia seguinte. O restaurante fica quase na margem do Rio.

Restaurante Okarina
Esse restaurante fica na principal rua de acesso ao lago, tem um cardápio extenso com alguns pratos indianos. Achamos meio engraçado.. já que a proposta dele é basicamente de culinária típica… então seguimos com um prato de truta e vegetais que estava super gostoso e um snitizel com batatas que também estava bom! Para fechar a sobremesa típica que amei! Uma torta cremosa com uma casquinha folheada. Encontramos em quase todos os lugares em Bled e depois só no final da viagem em Lubliana!

Restaurant Babji Zob
Opção super aconchegante em uma das ruas de acesso ao lago, mais na direção do castelo. Um cardápio bem focado na culinária local! Muitas salsichas, um ravioli com chicória, salsicha local, maçã e molho horseradish e uma outra massa com queijo. Para o nosso pequeno snitizel com batatas. E para finalizar a famosa torta Bled! Comi quase todas que encontramos pela frente, mas a deste restaurante foi uma das melhores!

torta-cremosa-bled

2 Comentários
Deixe seu comentário

2 Comentários
  1. Marcia    18/04/2018 - 23h20

    Adoro viajar com vocês.
    Melhores blogueiros!
    Saudades. Beijos nos 4

    • Maria Claudia Beiriz    19/04/2018 - 14h48

      Ahh Marcia querida! Obrigada!
      Muitas saudades também! Tomara que a gente consiga se encontrar no final de Maio. 🙂
      beijo enorme