Com Crianças, Destinos, Europa

O que fazer e onde se hospedar em Lisboa

13 de setembro de 2018

lisboa-portugal

Nós nos apaixonamos por Lisboa na nossa primeira passagem por lá, para ficar apenas um final de semana, em 2003 quando estávamos terminando uma viagem que começou na Turquia e passou pela Croácia. É claro que quando tivemos oportunidade de voltar a Portugal não pensamos duas vezes e resolvemos ficar uns bons dias na cidade para aproveitar melhor tudo que Lisboa tem a oferecer e também para visitar algumas cidades próximas bem interessantes!

O fato de Lisboa me lembrar em alguns aspectos Salvador só fazem o meu carinho por essa cidade aumentar! As ladeiras, os azulejos, as comidas e é claro o povo. 🙂

Vou listar aqui alguns dos programas que mais gostamos de fazer na cidade, alguns repetimos na segunda visita, como por exemplo o passeio à Belém!

Castelo de São Jorge

castelo-sao-jorge-lisboa

É possível avistar o Castelo de vários pontos da cidade! Lá de cima além de se perder em séculos de história andando pelas muralhas você vai ter as melhores vistas da cidade.
Se você prefere evitar subir as muitas ladeiras que levam ao castelo (eu adoro!) você pode pegar um ônibus (737) saindo da Praça da Figueira. O bonde número 28 também vai deixar próximo de lá. E anda de bondinho em Lisboa para mim é outro programa imperdível. Esse bondinho – o 28 – em especial faz uma rota bem legal na cidade.

vista-castelo-lisboa

Do Rossio ao Comércio

Outro passeio gostoso começa da praça do Rossio, com um cafezinho e um doce (no meu caso leia sempre pastel de nata! rs) na Confeitaria Nacional que é uma das mais antigas e tradicionais e de lá sair caminhando pela rua Augusta até a Praça do Comércio que é outro ponto bem conhecido da cidade. No caminho certamente você vai passar por alguma barraca vendendo ginjinha, ou ginja, que é um tradicional licor de cereja português, geralmente servido em um copinho de chocolate!

rossio-comercio-lisboa

Oceanário e Parque das Nações

Programa muito legal para quem visita Lisboa com crianças. O oceanário de Lisboa faz parte do complexo do Parque das Nações, uma antiga área industrial que foi revitalizada e hoje tem uma série de atrações para os pequenos.

O oceanário é um dos mais legais que já visitamos o Gui ficou enlouquecido com os mega tanques e túneis com os mais variados tipos de peixes e outros animais marinhos, vale muito a pena a visita!

oceanario-lisboa-portugal

Catedral da Sé

Um dos cartões postais da cidade a tradicional Catedral da Sé apresenta uma mistura de diferentes influências arquitetônicas.

se-lisboa-catedral

Passeio pelas ruas de Alfama

Entre o castelo de São Jorge e o bairro da Graça fica a Alfama, suas ruelas e becos cheios de charme, muitos azulejos portugueses e mirantes com vistas para os tradicionais telhados laranjas. Mais uma vez o bondinho número 28 é uma ótima opção para começar esse passeio no Largo da Graça, não deixe de ir até o Miradouro da Senhora do Monte, um dos mais altos de Lisboa.

azulejos-alfama-lisboa

Belém

Fomos até lá nas duas vezes que estivemos na cidade, afinal não dá para ir a Lisboa sem passar por Belém para comer os famosos pastéis de nata. Morro só de lembrar! Então minha dica é começar o passeio nesta região justamente na antiga confeitaria de Belém, comendo pastéis de nata saindo quentinhos do forno!

confeitaria-pasteis-nata-belem

pasteis-nata-belem

Belém tem muitas atrações legais e dá para passar praticamente um dia todo nessa região. Bem próximo da confeitaria dos famosos Pasteis fica a Torre de Belém e o mosteiro dos Jerônimos. Os dois são abertos para visitação e é possível comprar um bilhete combinado com desconto para visitar os dois. Na Torre de Belém é possível subir até o alto para ter vistas bonitas dessa área. E o Mosteiro é um dos pontos altos de Belém, construção de arquitetura incrível.

torre-belem-lisboa

mosteiro-jeronimos-belem

Outro ponto interessante é o monumento do Padrão do Descobrimento que reproduz a rota dos navegadores Portugueses, lá dentro os visitantes assistem um filme sobre a história de Lisboa e tem acesso a um mirante com vista 360 para o rio.

HOSPEDAGEM

Vou indicar aqui dois hotéis onde ficamos hospedados em Lisboa em momentos bem diferentes, amamos os dois!

My Story Rossio
Ficamos no My Story Rossio na última vez que estivemos em Lisboa já com o Gui. O hotel tem uma localização excelente em plena praça do Rossio, dá para fazer bastante coisa a pé, tem estação de metro e trem coladas. O My Story é um hotel boutique, os quartos são pequenos mas super bem decorados. Eles colocaram na época um berço para o Gui sem custo. O café da manhã era muito bom também. Começávamos o dia já com pastéis de nata fresquinhos!

hotel-rossio-lisboa

Lisboa Carmo Hotel
O Carmo hotel também é uma ótima opção de hotel boutique! Ficamos lá na nossa primeira passagem por Lisboa, ainda sem crianças. Ele fica no bairro alto, dá para fazer programas a pé se você tiver bastante disposição para subir e descer ladeiras! rs Fica bem próximo de muitos bons restaurantes e bares.

VIAGENS de UM DIA saindo de LISBOA

Para quem vai ficar mais tempo na cidade vale muito a pena ir visitar alguma dessas cidades que ficam bem próximas de Lisboa;

Sintra

Situada na serra de Sintra, essa cidade meio vilarejo é cheia de quintas e palácios deslumbrantes. O clima ameno da serra foi um dos atrativos para a realeza estabelecer bases na área que tem construções desde a época dos Mouros.

Sintra tem atrações para mais tempo do que tínhamos na cidade, em apenas um dia acabamos escolhendo visitar o imponente Castelo dos Mouros e o Palácio de Pena.

O Castelo dos Mouros é um complexo de ruinas e muralhas que ficam parcialmente cobertos pela neblina frequente da região. A vista de lá para o vale e os outros palácios de Sintra é linda! O acesso não é muito amigável para crianças, impossível circular lá dentro com carrinho. Se isso não é um problema para você ótimo, para a gente também não foi!

mouros-sintra-portugal

O Palácio de Pena é uma extravagancia só! Cúpulas e torres coloridas e um interior completamente kitsch com móveis, porcelanas e outros itens que remetem a vida da realeza no local.

pena-sintra-portugal

Os trens para Sintra saem da estação do Rossio bem no centro de Lisboa e a viagem dura cerca de meia hora.

Cascais

Cascais é uma cidade balneário que fica super próxima de Lisboa, aproximadamente 30 minutos de trem ou comboio 🙂 que saem da estação Cais do Sodré. Para chegar nesta estação use a linha verde do metrô.

cascais-portugal

Uma pena que quando visitamos a cidade ainda estava friozinho porque as praias são lindas e parecem ser uma delícia.

Além de passear pelo centro histórico, e pela orla até a ‘boca do inferno’, visitamos também a área da Marina de Cascais onde tem alguns restaurantes legais!

Não deixe de provar o sorvete Santini, tradicionais na cidade e uma delícia!

Óbidos

Visitamos Óbidos no caminho de volta de Porto para Lisboa, mas como a cidade fica a aproximadamente 80km da capital é uma ótima opção de passeio para quem estiver com carro. Caso opte por transporte público, ônibus saindo de Lisboa é a melhor opção porque não existe uma estação de trem colada na cidade.

obidos_portugal

Óbidos é uma vila medieval toda murada, a principal atração é o castelo de Óbidos que atualmente funciona como hotel, mas o que eu mais gostei foi andar e me perder pelas ruas e muralhas! Uma paisagem bem diferente de todas as outras cidades que visitamos em Portugal.

Gastronomia em Lisboa é literalmente um capítulo a parte, o que não faltam são excelentes opções de culinária local que vão ficar para o próximo post! 🙂

0 Comentários
Deixe seu comentário