Com Crianças, Destinos, Europa

Monopoli, hospedagem em uma Masseria Italiana e Matera

22 de outubro de 2017

centro-monopoli-puglia

Monopoli e Matera foram nossas últimas paradas durante a viagem por Puglia na Itália. E com direito a uma hospedagem super especial para a última noite. Nessa região é muito comum as hospedagens no que eles chamam de ‘masserias’ que são propriedades rurais, antigas fazendas, onde geralmente os aposentos da casa principal viraram quartos para hóspedes.

HOSPEDAGEM EM UMA MASSERIA ITALIANA

propriedade-rural-maseria-italia

Nós nos hospedamos em uma das propriedades do Agriculturismo Antonelli Piangevino, reservamos pelo Booking mesmo. É bem enlouquecedor pesquisar as opções de Masserias é cada uma mais linda que a outra.

maseria-puglia-italia

Foi uma experiência muito legal e uma pena que só tínhamos uma noite por lá! Me senti hospedada em uma casa tipo a do filme “Um bom ano” com o Russell Crowe (a única diferença é que a casa do filme é em tese na Provence kkkk)! Fomos super bem recebidos por um dos donos que nos levou a mais de uma das suas propriedades para a gente ver qual era a nossa preferida. As estradas nessa região não são tão bem sinalizadas até o nosso gps ficou um pouco confuso mas depois de rodar alguns minutos, entrar na casa dos outros pedindo informação, chegamos! Então quando fizer a reserva já peça algumas dicas e referencias para não ter dúvidas no caminho.

hospedagem-maseria-puglia

Nossa ‘fazenda por um dia’ era linda demais! Além de jardins com direito a pomar, piscina, uma área com brinquedos para crianças o café da manhã era servido com comidinhas típicas da região e produtos de origem local. Dava vontade de ficar uns bons dias relaxando por lá! Mas precisávamos seguir viagem e antes de começar a volta em direção a Bari fomos conhecer Monopoli que ficava a menos de 30 minutos da Masseria onde nos hospedamos.

MONOPOLI

monopoli-florida-puglia

E depois de conhecer tantas lugares lindos Monopoli ainda conseguiu nos surpreender, a cidade é uma graça! Com o centro cheio de vielas com casinhas brancas e varandas floridas. Uma praia linda, muitos restaurantes e ruas cheias de vida mesmo em pleno domingo que foi quando passamos por lá!

ruas-centro-monopoli

monopoli-souvenir

A cidade é bem pequena dessas que você conhece batendo perna em uma manhã ou tarde, mas também é daquelas que você poderia ficar dias! Curtindo com calma cafés, cantinas, a praia e aproveitando a localização, pertinho de Alberobello e Polignano al Mare, para explorar Puglia.

Em Monopoli nos despedimos de Puglia e seguimos viagem para pegar nosso vôo de volta para Londres de Bari, mas antes fizemos um desvio no caminho para conhecer Matera.

MATERA

sassi-matera-basilicata-italia

Matera fica na região da Basilicata, quase na frontera com a Puglia. É famosa pelas as suas construções em pedras e considerada uma das cidades mais antigas do mundo. A paisagem do centro histórico com os Sassi, como eles chamas as regiões da cidade com casas esculpidas nas pedras, é simplesmente linda! Uma vista única e diferente de tudo que já tínhamos visto.

vista-panoramica-matera

visita-matera-basilicata

sassi-matera-italia

Conseguimos parar o nosso carro próximo na Via Bruno Buozzi que fica bem no meio da região dos Sassi e de lá saímos caminhando por entre as casinhas de pedra onde hoje funcionam hotéis, lojinhas de souvenir e restaurantes. Paramos para almoçar no restaurante L’Abbondanza Lucana que fica quase no final desta via onde estacionamos e foi uma delícia! Ótima opção ali no centrinho da cidade.

visitando-matera-italia

almoco-matera-italia

A Piazza Vittorio Veneto e na Piazza Duomo você vai ter vistas lindas da cidade antiga.

vista-matera-basilicata-italia

Materia é patrimônio histórico da Unesco e já foi cenário de mais de 50 filmes incluindo ‘Paixão de Cristo’ com o Mel Gibson e tenho que concordar a cidade é realmente um cenário sensacional que fechou com chave de ouro essa nossa viagem pela Itália. 🙂