Com Crianças, Destinos, Europa

Final de semana em Lille com Mercado de Natal

19 de dezembro de 2017

mercado-de-natal-lille-franca

Só quando nos mudamos para Londres há mais ou menos 2 anos atrás descobrimos os mercados de natal que são super populares em muitas cidades na Europa. Nosso primeiro ano foi na Alemanha onde eu suspeito que ficam os mais bonitos e ai nos apaixonamos! Virou tradição fazer uma viagem no final do ano para conhecer um lugar novo e aproveitar para visitar um mercado de natal!

Esse ano viemos no final de novembro para o Brasil e é geralmente na segunda quinzena de novembro que os mercados começam a funcionar. Alguns começam no início do mês, como era o caso de Lille na França, e a facilidade de chegar lá em menos de 2 horas com o Eurostar também contou. Pronto! Esse ano a viagem de mercado de Natal foi para Lille, uma cidadezinha muito fofa no noroeste da França.

final-de-semana-lille

Eu adoro viajar de Eurostar e já escrevi aqui em outros posts que com uma certa antecedência dá para conseguir tarifas bem interessantes! A viagem entre Londres e Lille é bem rápida e a estação é bem próxima do centro da cidade, que vamos combinar é bem compacto! 🙂

Nos hospedamos no Best Western Plus Up Hotel & Bar que tem uma localização muito boa entre a estação e o centro de Lille. É uma ótima opção de hospedagem na cidade.

decoracao-natal-lille

Chegamos em Lille no sábado de manhã e a primeira coisa que fizemos foi ir até o Mercado de Natal, acho que foi o menor que visitamos mas com tudo que precisávamos encontrar. Compramos lembrancinhas, encontramos papai noel rsrs e comemos muitas comidinhas típicas!

mercado-natal-lille-2017

mercado-de-natal-lille

Os meninos tiraram a primeira foto juntos com o Papai Noel e eu nem preciso dizer que morri de amores! Eu sempre curti muito essa época do ano apesar da correria que sempre é mas depois que tive filhos ficou ainda mais especial!

foto-com-papai-noel

Sobre os comes e bebes, uma das comidas mais gostosas que provamos por lá foi a raclete com batatas e waffle com speculous – que é uma pasta de doce de leite, canela, biscoito e sei lá mais o que – que é de comer rezando. Não podia faltar também o Mulled Wine que é um vinho quente para esquentar o frio de 2 graus que pegamos em Lille. Fora que eu adoro colecionar as canequinhas.

mulled-wine-vinho-mercado-natal-lille

No sábado a tarde aproveitamos para passear também pelas ruas comerciais já que no domingo a maioria estaria fechada. Rue Esquermoise e Rue Basse estão entre a Grand Place e a região do centro histórico, Vieux Lille. Nessas ruas você vai encontrar muitas lojas legais e muitos cafés com as mesinhas espalhadas pela calçada. Estava simplesmente lo-ta-da!

comercio-lille-franca

Uma das principais atrações é uma casa de doces super antiga a Pâtisserie Méert, de comer com os olhos começando pela vitrine que é maravilhosa! Eles tem também um restaurante e casa de chá.

meert-patisserie-lille

No domingo além de é claro voltar ao mercado de Natal que já estava bem mais cheio do que no sábado fomos caminhando até o centro histórico da cidade que é uma graça. A Rue Royale é uma das principais com fachadas e construções lindas.

vieux-lille

centro-historico-lille

Amantes da arquitetura vão amar as fachadas como a da Ópera que fica ao redor da Grand Place. Nesta mesma praça, no final de semana que estivemos lá, estava rolando uma feirinha de antiguidades interessante no patio interno dentro da Vieille Bourse, um conjunto de casas antigas.

grand-place-lille

Lille se mostrou um excelente passeio bate e volta de Londres, acabamos não visitando o Palácio de Bellas Artes e o Museu La Piscine que fica em uma cidade vizinha e parece ser um passeio bem legal. Quem sabe fica para a próxima promoção do Eurostar. 🙂

Veja aqui os outros posts de mercados de Natal:

Aberta a temporada dos mercados de natal! Um passeio pela Bavaria.

Viena no Natal!

Bratislava e seus mercados de Natal!

0 Comentários
Deixe seu comentário